Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

vants na agricultura demonstrando grande sucesso

VANTs na agricultura: o que são e como podem ser usados

O avanço tecnológico já é uma realidade na agricultura. Atualmente, há diversas ferramentas para facilitar a vida dos produtores rurais, como o uso de VANTs na agricultura.

Essa é uma tecnologia que faz um mapeamento preciso das propriedades rurais, utilizadas para fins comerciais e de pesquisas científicas.

Para saber mais sobre os VANTs e seus usos e vantagens na agricultura, continue a leitura!

Leia também: Tecnologia: uma das maiores aliadas do produtor agrícola

O que são VANTs?

É a sigla para Veículos Aéreos Não Tripulados e são instrumentos utilizados para fins comerciais ou de pesquisa científica

Eles funcionam como os drones, pois sobrevoam áreas com o propósito de trazer informações por meio de imagens captadas de diversos ângulos. 

A ausência de um piloto é o que caracteriza essas ferramentas, já que foram feitas para ser controladas por comandos automatizados. 

Porém, há uma diferença entre os dois equipamentos: enquanto os drones são utilizados para fins pessoais ou profissionais, os VANTs devem ter como utilidade apenas o uso comercial ou para pesquisa, como afirmamos na introdução deste tópico. 

O surgimento dessa tecnologia data dos anos 80 e o propósito era apenas militar. A ideia era realizar missões militares sem colocar em risco a vida do piloto. 

Após algum tempo, o equipamento passou por inovações, sendo possível diminuir o seu tamanho, melhorando o hardware e o processamento de dados. 

Com essas mudanças, foi possível transformar os VANTs em uma tecnologia capaz de realizar diversas funções: desde a captação de imagens, condições variáveis do clima, solo, temperatura, entre outros

Sabemos que os drones estão presentes na agricultura e auxiliam diversos produtores rurais nas suas fazendas. Mas os VANTs também estão presentes no agronegócio.

O que são VANTs na agricultura?

Os VANTs na agricultura têm como principal função auxiliar o produtor rural a monitorar a lavoura com máxima precisão

A presença dessa tecnologia traz uma grande facilidade para a lavoura, pois, no passado, para saber o que estava acontecendo na propriedade rural, eram necessárias horas e horas de caminhada. 

E nem sempre esse deslocamento era útil. Com a tecnologia dos VANTs, é possível otimizar o tempo, o uso dos recursos e ainda economizar

Alguns exemplos de como os VANTs facilitam a rotina dos agricultores e da agricultura:

  • Trazem uma noção exata da produção da lavoura ao identificar áreas mais produtivas e menos produtivas;
  • Verificam a presença de pragas e outras ervas daninhas;
  • Identificam problemas no solo.

Essas ações auxiliam na redução de custos de operação e ainda proporcionam uma análise aprofundada sobre a produção da lavoura em determinado período.

Quais os tipos de VANTs?

VANTs na agricultura enquanto realiza a pulverização de um plantio. Na parte direita da imagem, um trator veiculando em uma pista de terra entre as plantações.
Fonte: Pixabay

Os Veículos Aéreos Não Tripulados não são apenas drones; existem também os RPAs e os VANTs. A seguir, saiba o que são cada um deles. 

Drones

Como falamos no tópico acima, os drones são equipamentos usados para fins pessoais ou profissionais. Conforme a legislação brasileira, eles são definidos como aeromodelos.

Podem ser usados como hobby, em viagens a turismo ou em um simples dia de lazer. A compra pode ser feita tanto online quanto em lojas físicas. 

VANTs 

Embora sejam parecidos com os drones e muitas vezes sejam chamados pelo mesmo nome, os VANTs são exclusivamente para uso comercial e profissional. 

Além disso, para que esses equipamentos possam ser considerados VANTs, é necessário ter uma carga embarcada, por exemplo: uma câmera, um produto, entre outros.

No caso dos VANTs na agricultura, a carga embarcada pode ser, além da câmera, produtos como inseticidas, pesticidas e outros defensivos, por exemplo.

 VANTs RPA

Os VANTs RPA são aqueles dispositivos controlados de forma remota; inclusive, essa é a única modalidade permitida em nosso país. 

Há alguns VANTs que são autônomos e não necessitam de um controle remoto. Esses não são permitidos pela legislação brasileira. 

Ou seja, para que os VANTs possam ser usados na agricultura, por exemplo, é necessário ter um controlador capaz de realizar o voo de forma remota. 

Além disso, para os VANTs brasileiros poderem voar, é necessário ter uma licença de voo. Há dois tipos: a AIC e a CAVE. 

A AIC é a sigla para Circular de Informações Aeronáuticas, uma licença exclusiva para VANTs de uso comercial. 

Já a CAVE é sigla para Certificado de Autorização de Voo Experimental. É uma licença específica para fins de pesquisa científica. Ou seja, o uso do equipamento deve ser puramente científico.

Você pode se interessar: Agricultura 4.0: tecnologia que leva a sua lavoura além

Como os drones podem ser utilizados na agricultura?

Os drones na agricultura podem ser usados de diversas formas, desde o processo de monitoramento das plantações até o controle de pragas. A seguir, saiba mais detalhes sobre cada um desses usos. 

Monitoramento de plantações

Dois drones sobrevoando um plantio de algodão, exemplo de Vants na agricultura
Fonte: Pixabay

É a utilização mais eficaz na agricultura, pois os drones conseguem identificar o que está funcionando e o que precisa melhorar na lavoura. 

Além de trazer facilidade, com o monitoramento de plantações é possível verificar como as plantas estão crescendo em todas as etapas do processo agrícola.

Outro fator interessante é que os VANTs também ajudam na demarcação de áreas de plantio, pois, por meio dessa tecnologia, é possível identificar os melhores locais. 

Identificando plantas e ervas daninhas

Por serem equipamentos de alta precisão, os VANTs auxiliam na identificação de plantas e ervas daninhas no plantio. 

A partir da análise de cada planta, a saúde da lavoura é verificada, facilitando a detecção de problemas como a presença de plantas e ervas daninhas. 

Assim, é possível se preparar e propor soluções mais precisas contra essas situações que são comuns, porém nocivas, na lavoura.

Na aplicação de pesticidas e outros defensivos

Um drone sobrevoando uma plantação, realizando a aplicação aérea de defensivos agrícolas. Um claro exemplo de Vants na agricultura.
Fonte: Pixabay

Com os VANTs, a aplicação de pesticidas e fertilizantes se torna mais eficiente. 

O motivo está na grande facilidade que essa tecnologia proporciona: a pulverização aérea dos produtos por meio de VANTs é feita com maior exatidão. 

Isso acontece porque os voos podem ser programados para serem feitos bem próximo do solo, evitando desperdício e distribuindo os pesticidas nas áreas atingidas com mais precisão. 

Além disso, o uso de VANTs para aplicar pesticidas também ajuda o meio ambiente, reduzindo impactos que esses produtos causam. 

Prevenindo incêndios

Quando esses equipamentos sobrevoam uma área, conseguem identificar possíveis focos de incêndio. 

Essa ação é importante, pois evita que o fogo se espalhe pela área, causando danos irreversíveis para a plantação.

Qual é a relação entre a agricultura de precisão e os VANTs?

A agricultura de precisão tem como foco principal o uso de tecnologias que facilitam a gestão da lavoura e promovem um desenvolvimento mais rápido e eficaz dos plantios. 

Desse modo, a AP utiliza inúmeras ferramentas tecnológicas para coletar e analisar dados, propondo soluções para diversos problemas. 

Nesse sentido, o uso de veículos aéreos não tripulados na agricultura de precisão é fundamental. 

Algumas aplicações dessa ferramenta são a coleta de dados por meio do sensoriamento remoto, a realização de fotogrametria, entre outras. 

O uso dos VANTs acaba sendo, também, uma alternativa mais barata, além do fato de poder ser usado apenas quando necessário, captando imagens e dados com alta qualidade. 

Qual é a principal limitação dos VANTs na agricultura?

Alguns estudiosos verificaram que, apesar de serem equipamentos de alta precisão, a sua principal limitação é com relação ao tempo de voo. 

Dependendo do peso dos VANTs, a máquina só consegue voar entre 10 a 20 minutos, para fins comerciais na agricultura. 

Já para uso científico, os VANTs costumam ter um desempenho melhor.

Mas qual é o problema dessa limitação? Para grandes propriedades rurais, com muitos hectares a serem analisados, o tempo de 10 a 20 minutos não é o suficiente para verificar toda a área. 

Para não trazer problemas ao agricultor, o ideal é investir em dois ou mais equipamentos, dependendo do tamanho da propriedade rural.

Assim, é possível verificar todo o território sem prejuízos. 

É importante ter atenção aos softwares responsáveis pela análise de dados e da execução correta do plano de voo e os hardwares, que auxiliam no funcionamento dos sensores.

Dessa maneira, é possível fazer escolhas mais consistentes, trazendo sucesso para a operação na lavoura. 

Saiba mais: Tecnologia na agricultura: como implementar a inovação digital?

Quais são as vantagens de utilizar VANTs na agricultura?

Além de reduzir custos e promover maior eficácia da lavoura, o uso de VANTs na agricultura traz modernidade para a propriedade rural

Afinal, com esses equipamentos, é possível verificar os principais pontos da propriedade rural, apenas controlando remotamente a ferramenta. 

Outra vantagem é que os VANTs, por serem equipamentos que sobrevoam as áreas territoriais, trazem dados mais precisos sobre a lavoura, desde a saúde do plantio, identificando possíveis problemas com pragas e ervas daninhas.

Esse diferencial fornece ao produtor rural dados importantes para um maior controle da sua produção agrícola, do início ao fim do ciclo produtivo do plantio. 

Aplique a tecnologia na sua lavoura com a TerraMagna

Agora que você já sabe o que são os VANTs na agricultura e as suas vantagens, conte com a TerraMagna e invista em tecnologia para a sua lavoura!

Nós oferecemos crédito rural para produtores rurais e distribuidores de insumos que querem aumentar os seus lucros.

Fale com nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides