Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Fazendeiro navegando drone usando tecnologia na agricultura

Tecnologia na agricultura: como implementar a inovação digital?

Daqui para a frente, só existem duas opções: usar ou não a tecnologia na agricultura no Brasil. Os trabalhadores do campo que escolherem a primeira opção vão se destacar em diversas práticas, como o geoprocessamento

Já os que optarem pela segunda podem passar por sérios desafios no manejo das culturas! 

Isso porque o uso da tecnologia na agricultura cresceu (e muito) nos últimos anos, tornando, assim, o trabalho em campo bem mais produtivo, automático e otimizado. 

Por isso, é essencial que você saiba como e por que usar a tecnologia no seu dia a dia de trabalho. Aqui, vamos te explicar tudo isso nos detalhes! Continue lendo.

A agricultura já não é mais a mesma!

Há alguns anos, as coisas vêm mudando no mundo agro; você embra como era a agricultura antes das tecnologias atualmente disponíveis? 

Sabe quais avanços técnicos e ou tecnológicos contribuíram para o avanço da agricultura?

Para te ajudar a entender como chegamos ao cenário de hoje e qual a importância da tecnologia na agricultura, vamos te apresentar as 4 revoluções por que a agricultura passou até os dias de hoje.

Agricultura 1.0: quando tudo ainda era “mato”

Na primeira revolução do agro, a agricultura 1.0, o grau de automação das máquinas era mínimo e quase nulo. 

Também havia poucos recursos tecnológicos e a produtividade era baixa, pois a maioria das atividades eram feitas à mão e com o objetivo apenas de subsistência.

Agricultura 2.0: as coisas começaram a melhorar

Com o passar do tempo, fomos para a agricultura 2.0, muito marcada por uso de máquinas e avanço da ciência. 

Ela começou por volta da década de 50; a partir disso, tiveram início a produção em escala, o comércio global, o fornecimento de insumos, etc.

Agricultura 3.0: passos mais largos rumo a grandes avanços

Essa revolução é mais recente; estima-se que foi entre 1990 e 2010. Nela se iniciaram com mais força a automação, a sustentabilidade, a biotecnologia, etc.; foi nesse momento que também começou a coleta de dados.

Ao longo dos anos, a ciência e a tecnologia na agricultura vêm trazendo várias revoluções nos sistemas produtivos, principalmente devido ao êxodo rural e às inovações tecnológicas e de gestão. 

E agora, a etapa na qual estamos é…

Agricultura 4.0: o boom que veio para ficar

A agricultura 4.0, iniciada a partir de 2010, foi o boom da nova era digital, que começou com os significativos avanços tecnológicos conhecidos como agricultura digital.

Tais avanços expandiram a escala e a velocidade da produção, o que aumentou a produtividade dos equipamentos agrícolas e tornou os cultivos mais eficientes.

Eles são a ponte para o futuro: o impacto das tecnologias na agricultura é tão forte que elas serão essenciais também para que a indústria agrícola alimente 9,7 bilhões de pessoas, como indicam as projeções para 2050, 34% a mais do que é hoje. 

Diante disso, é essencial que o agro brasileiro e mundial faça uso das novas tecnologias já, e isso certamente contribuirá para a máxima produtividade agrícola.

Como a tecnologia pode ajudar a agricultura?

A tecnologia na agricultura ajuda os produtores a terem um maior controle sobre o campo; assim, é possível monitorar produção, processamento, estoque e distribuição.

Além disso, outros benefícios que ela pode proporcionar são:

  • Aumentar a produtividade;
  • Reduzir custos;
  • Diminuir os impactos ambientais;
  • Aumentar a segurança;
  • Aumentar da eficiência;
  • Ter maior assertividade.

Assim, é evidente o papel da tecnologia no campo! De acordo com um estudo da McKinsey sobre a agricultura brasileira atual, os agricultores do mercado nacional assumem um papel de pioneirismo na inovação e adequação às tecnologias ligadas à agricultura 5.0

(Sim, mal entramos na agricultura 4.0 e a 5.0 já vem aí…)

Os dados revelam um forte comportamento digital no setor agrícola brasileiro. Os indicadores mostram que:

  • 34% dos agricultores brasileiros investem seus lucros em tecnologias de insumos;
  • 40% investem seus rendimentos em novas máquinas;
  • 71% usam canais digitais para lidar com questões relacionadas à fazenda;
  • 85% usam o WhatsApp para negociações ligadas à agricultura;

A tecnologia na agricultura era considerada uma tendência, mas na verdade já está acontecendo nas lavouras ao redor do Brasil. 

Para não ficar para trás e garantir que a tecnologia na agricultura impulsione a sua competitividade produtiva, vamos te apresentar quais são as principais usadas!

Quais são as 5 principais tecnologias usadas na agricultura atualmente?

Quais são as tecnologias utilizadas na agricultura? Se essa pergunta não sai da sua cabeça, calma! 

A seguir, vamos apresentar algumas das tecnologias que têm se destacado em meio a esse período de grandes evoluções na agricultura:

Sensores da tecnologia na agricultura

O uso de sensores inteligentes possibilita o monitoramento total das plantações. Essa tecnologia agrícola consegue captar a saúde da plantação, verificar se precisa de água e estimar o teor de nitrogênio no solo. 

Além disso, ajudam a monitorar a saúde da plantação, a detectar doenças e contaminações, possibilitando rápida ação dos responsáveis para solucionar possíveis problemas. 

Os dados oriundos dos sensores agrícolas ainda podem ser usados para formular KPIs, que são os dados de acompanhamento da performance da plantação em função do tempo.

Os sensores e a tecnologia de conexão 4G permitem o monitoramento constante e em tempo real das plantas.

Drones

Pode não parecer, mas essa pequena aeronave controlada a distância é um dos maiores saltos tecnológicos que a agricultura de precisão teve.

Os drones, também chamados de VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados –, podem ter câmeras de alta resolução e os mais diversos tipos de sensores.

Isso permite que essa tecnologia tenha diversas aplicações. As fotos tiradas pelos drones são de alta qualidade e resolução.

Além disso, podem ser tiradas na frequência que o produtor desejar, o que é um grande diferencial e mostra por que essa tecnologia tem sido escolhida em vez dos satélites.

Os satélites não estão à disposição dos produtores durante todo o tempo; as fotos são tiradas uma vez por semana ou mensalmente. 

Outro fator determinante é que o clima pode interferir muito na qualidade das fotos; isso não ocorre com os VANTs, que podem trabalhar até mesmo em condições climáticas ruins.

Essa tecnologia é inovadora na agricultura; por meio das imagens e algoritmos específicos; é possível coletar as seguintes informações:

  • Contar as plantas;
  • Medir a altura da plantação;
  • Detectar pragas;
  • Medir a eficácia de tratamentos e do uso de pesticidas;
  • Monitorar a necessidade de água e insumos.

Os drones ajudam os trabalhadores a otimizar a utilização de sementes, fertilizantes, pesticidas e água. E, claro, ajudam nas ações rápidas contra qualquer tipo de ameaça à plantação.

GPS agrícola como tecnologia na agricultura

Chamado de Sistema de Posicionamento Global, ou GPS, essa é uma tecnologia que já vem sendo aplicada em larga escala na agricultura.

O GPS agrícola ajuda em uma série de aplicações, por exemplo: mapeamento completo da plantação, amostragens virtuais do solo e do campo, monitoramento e inspeção dos processos agrícolas, entre outras.

Ele possui diversos benefícios: ter a localização exata de amostras de solo, coletar e analisar dados da plantação, controlar e navegar máquinas durante o serviço.

Essa tecnologia agrícola ajuda a aumentar a qualidade dos processos agrícolas e o aperfeiçoamento de tarefas. Vale ressaltar que o GPS mantém a produtividade da plantação, porém demanda um número menor de trabalhadores.

Big Data

O termo Big Data é usado para descrever um imenso volume de dados, muito variado, que compõem o negócio. 

Essa tecnologia tem sido implementada na agricultura de precisão e tem possibilitado o melhor fluxo de informações, ou seja, dados de qualidade.

Isso permite uma análise mais rápida e efetiva e tem levado a melhores tomadas de decisões e à criação de estratégias.

Esta tecnologia agrícola só foi viável por causa dos avanços das conexões sem fio e 4G. Assim, o Big Data atua na troca de informações, ajudando os trabalhadores a serem mais rápidos e assertivos.

Mobilidade da tecnologia na agricultura

Os trabalhadores do campo não precisam mais se preocupar com a falta de acesso a recursos e à internet. 

Nos últimos anos, com o surgimento da internet 4G, o trabalho e o acesso às informações se tornaram mais simples e acessíveis.

Essa conexão sem fios e de alta velocidade tem permitido a introdução de inúmeras novas tecnologias na agricultura, por exemplo:

  • monitorar a fazenda em tempo real;
  • acompanhar máquinas durante o trabalho;
  • gerenciar equipe e acessar pela tela os dados;
  • KPIs.

Os próximos anos do agro prometem!

Podemos dizer que a tecnologia na agricultura é uma tendência e realidade que pode ser usada para diversos fins.

E tudo isso são apenas algumas das opções atuais; a previsão é de que nos próximos anos aumentem as opções de insumos tecnológicos!

O uso desses equipamentos e práticas é considerado estratégico; afinal, trata-se de um recurso que aumenta a produtividade e diminui os custos.

É uma fonte produtiva e inovadora, que tem mudado e vai mudar muito mais a agricultura. 

Se você está em busca de ficar por dentro de novidades como essa, e também ter plantações produtivas, conte com a TerraMagna!

Nossa tecnologia permite conceder crédito rural para distribuidores e produtores de forma mais rápida e com taxas mais justas assim, você pode conseguir obter recursos para investir nos seus cultivos!

Quer saber mais?

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides