Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

vista aerea de vegetação

Vegetação: o que é, principais tipos e relação com a agricultura

A vegetação é uma cobertura vegetal de um espaço geográfico, e sua formação  é determinada diretamente pelo clima. Além dos aspectos climáticos, outros fatores participam do desenvolvimento da vegetação.

Devido à grande diversidade de clima, paisagem, solo e fauna, o Brasil conta com diversos tipos de vegetação.

A vegetação é essencial para o planeta, desempenhando um papel de protagonismo no reúso de elementos químicos, como o oxigênio, o hidrogênio, o nitrogênio e a água.

Quando determinado bioma é afetado, isso pode ter consequências em várias regiões; logo, é necessário manter a sua preservação. 

Neste artigo, você vai aprender mais sobre o assunto, como é formada a vegetação, vegetação do Brasil e do mundo, entre outros pontos importantes.

Qual é a definição de vegetação?

A vegetação é utilizada para descrever um conjunto de plantas presentes em uma região. Devido à diversidade de climas do planeta Terra, que ocorre pela variação de temperatura e umidade, existem diferentes coberturas vegetais.

Anteriormente, o termo era utilizado como sinônimo de flora, mas, hoje em dia, sabe-se que a vegetação abrange um conceito mais amplo. 

O conjunto de plantas nativas de um local em qualquer espaço terrestre desde que haja condições para o desenvolvimento é considerado vegetação, enquanto a flora se refere exclusivamente à composição das espécies. 

Qual é a função da vegetação?

Da mesma maneira que o clima influencia na vegetação, ela também tem influência sobre ele.

Um bom exemplo são as florestas tropicais da Amazônia, responsáveis por emitir grandes percentuais de umidade para a atmosfera. 

Além disso, ela tem um papel crucial no controle do clima e da poluição, contribui para a conservação da água, bem como reduz a erosão, sem contar o seu impacto direto sobre a biodiversidade

A vegetação também tem contribuição direta no solo, sendo responsável por fertilizá-lo com matéria orgânica que vem de folhas, galhos e frutos que caem e, com isso, passam pelo processo de decomposição, o que os leva a serem nutrientes. 

Isso sem contar as raízes que se auxiliam no combate da erosão no local. 

Quais são os tipos de vegetação?

Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, taiga, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de altitude e vegetação mediterrânea.

Conheça as especificidades de cada uma delas a seguir!

Deserto

O deserto é a vegetação típica de regiões de clima semiárido, árido e hiperárido. 

Devido à baixa quantidade de chuvas, tanto a vida animal quanto a vegetação não são tão desenvolvidas.

Geralmente, a vegetação é formada por gramíneas e arbustos bem distribuídos pela área. Além disso, ela é adaptada ao ambiente seco para evitar a perda de água, tendo os cactos como principais exemplos de plantas. 

Estepe

O estepe é uma formação vegetal desenvolvida em planícies, sendo composta de herbáceas, arbustos de pequeno porte e pequenos bosques, bem parecido com as pradarias. 

Tal vegetação é comum no clima temperado continental, presente na região central da América do Norte, bem como na Ásia Central, sul da África, entre outros. 

Tundra

A tundra é uma vegetação presente no extremo norte do Hemisfério Setentrional. 

Basicamente, a vegetação tem composição formada por capim e junco, muito em razão das baixas temperaturas do local.

Taiga

A taiga (também conhecida por floresta de coníferas ou floresta boreal) é um tipo de vegetação presente em regiões de elevadas latitudes, com clima típico continental frio e polar. 

Ela é encontrada principalmente em países como Canadá, Groenlândia, Noruega, Finlândia, Sibéria e Japão. 

Uma das principais características desse tipo de vegetação é a sua densidade, formada principalmente por pinheiros, cedros e abetos. 

Floresta temperada

A floresta temperada apresenta clima temperado com as quatro estações do ano bem definidas. 

As principais espécies vegetais presentes são carvalhos, faias e bordos.

O bioma é encontrado nas regiões entre os polos e trópicos da Terra de clima temperado, especialmente no leste da América do Norte, Europa e Chile.

Floresta tropical

A floresta tropical é o bioma com maior variedade de espécies do planeta.

A temperatura média e a quantidade de chuvas têm um índice elevado; isso faz com que a vegetação típica seja bastante diversificada, como a Floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.

A flora da floresta tropical é rica e abundante, com folhas perenes e sempre verdes. 

Savana

As savanas estão localizadas em regiões planas cuja vegetação predominante são as plantas gramíneas. Tem árvores esparsas e arbustos isolados ou em grupos pequenos.

Esse tipo de vegetação é comum na região central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano.

Vegetação de altitude

A vegetação de altitude ou montanha, como o próprio nome infere, costuma acontecer em pontos elevados, como nos Andes, Himalaia e outros locais montanhosos. 

Basicamente, ela é caracterizada pela pouca diversidade, com predominância de gramíneas e arbustos, tendo em vista que as condições climáticas não são propícias para o desenvolvimento das plantas.

Vegetação mediterrânea

A vegetação mediterrânea ou floresta mediterrânea ocorre em regiões nas quais o clima predominante é o mediterrâneo. 

A constituição básica é feita por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. 

Sua predominância é típica do sul da Europa, onde existe uma maior concentração, mas são encontradas também em partes da Califórnia (Estados Unidos), Chile, África do Sul e Austrália.

Quais são os tipos de vegetação no Brasil?

Os tipos de vegetação no Brasil também são variados; dentro do país é possível encontrar diferentes biomas, e os mais comuns você confere a seguir! 

Floresta Amazônica 

A Floresta Amazônica tem como características o clima equatorial, quente e úmido, o que leva a uma vegetação bem variada dividida em mata de várzea, mata de igapó e mata de terra firme.

É a vegetação brasileira mais atingida pelo desmatamento. 

Ela abrange toda a região Norte do país, mas também partes do Mato Grosso, Maranhão e outros países que fazem fronteira com o Brasil.

Mata Atlântica 

A Mata Atlântica é composta de florestas ombrófilas e estacionais. A paisagem é formada por uma floresta densa e fechada com a forte presença de árvores de grande e médio porte.

A sua presença predominante é na costa do Brasil, o clima da Mata Atlântica é tropical quente e úmido. O clima e o regime de chuvas proporcionam uma grande biodiversidade, sendo considerada a maior do mundo.

Cerrado

A vegetação presente no Cerrado é caracterizada pelo clima tropical sazonal, no qual o inverno é seco e o verão é bastante úmido. 

A vegetação é bem diversa devido à sua extensão, com destaque para a presença de arbustos, árvores retorcidas e gramíneas.

O Cerrado é predominante na região central do Brasil e apresenta um aspecto seco, assim como o das savanas. 

Caatinga

A Caatinga é característica do sertão nordestino, com predominância do clima semiárido e pouca chuva. Por isso, as plantas mais comuns são aquelas que se mantêm com pouca água, as quais são chamadas de xerófitas.

Outras características das plantas: são cascas grossas, espinhos, folhas pequenas e raízes tuberosas. No geral, é uma vegetação de pequeno porte, como arbustos e cactos.

Pantanal

O clima no Pantanal é predominantemente marcado por altas temperaturas e grande índice pluviométrico, com verão quente e chuvoso e inverno frio e seco. 

Isso torna a vegetação pantaneira, dependendo da altitude, repleta de gramíneas, árvores de médio porte, plantas rasteiras e arbustos.

Ela compreende Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, chegando ao Paraguai. 

Pampa

O Pampa é uma vegetação presente exclusivamente no Rio Grande do Sul, devido ao clima subtropical. 

Ele é formado principalmente por arbustos, árvores pequenas, gramíneas e plantas rasteiras. 

A sua formação vegetal é bem parecida com as savanas, estepes e florestas estacionais.

Essa vegetação surge no Brasil, exclusivamente no Rio Grande do Sul, em virtude do clima subtropical.

Mata dos Cocais

A Mata dos Cocais é uma vegetação predominante no Nordeste do país (meio-norte do Brasil). 

Ela é considerada uma mata de transição justamente por estar localizada entre a Amazônia e a Caatinga.

Como o próprio nome diz, há muitos cocais, o que representa uma importante renda para famílias que dependem do extrativismo. 

Futuro da agricultura: mantendo a saúde da vegetação

A saúde da vegetação é um dos aspectos a serem considerados quando falamos em produção agrícola.

Com o avanço da agricultura, os produtores rurais buscam cada vez mais alternativas que auxiliem no cultivo e desenvolvimento das culturas.

Ao mesmo tempo, tem se discutido bastante sobre a necessidade de manter a vegetação nativa ou mesmo recuperar os locais. 

A tecnologia é uma importante aliada nesse sentido; a saúde da vegetação pode ser analisada a partir de dados levantados por meio do sensoriamento remoto.

Essa prática permite a geração de mapas de índices de vegetação com captação feita por câmeras multiespectrais.

Outra forma de monitorar os índices de vegetação é o NDVI, que faz o diagnóstico do índice de área foliar, biomassa, além de outros índices e aspectos atmosféricos.

Cabe destacar que a manutenção da vegetação promove a melhor absorção de nutrientes pelas plantas, arbustos e culturas, além de evitar que haja a erosão do solo. 

Portanto, a manutenção da vegetação tem um impacto positivo na agricultura e dela depende o futuro da produtividade.

TerraMagna: sua aliada na manutenção da vegetação

Depois de aprender mais sobre vegetação e seus principais tipos no Brasil e no mundo, fica mais fácil compreender a importância que a manutenção dela tem não só para o meio ambiente, mas também para a agricultura. 

Como mostramos no último tópico, os cuidados são fundamentais para o desenvolvimento da produção agrícola. 

Para isso, é necessário investir em ferramentas tecnológicas que vão auxiliar nos cuidados com a vegetação. Quer obter crédito de maneira prática? 

Conte com a TerraMagna! Nós temos soluções de crédito rural exclusivas para a sua fazenda ou distribuidora de insumos. 

Quer saber mais?

Converse com um de nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides