Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Do alto a biodiversidade mostrando a floresta e a riqueza verde

Biodiversidade: qual é a ligação dela com a agricultura?

A proteção da biodiversidade é um assunto cada vez mais importante e tem estampado capas de jornais e revistas com frequência.

Isso não acontece à toa; afinal, a preocupação com o meio ambiente aumentou, motivada pela exploração excessiva dos recursos naturais pelo ser humano.

Caso a mentalidade não mude, setores essenciais para a vida, como a agricultura, tendem a sofrer grandes baques no futuro.

Neste artigo, você entenderá a importância da proteção da biodiversidade, como ela se relaciona com a agricultura e muito mais!

O que é a biodiversidade?

Biodiversidade, também conhecida como diversidade biológica, é um termo usado para descrever a riqueza e a variedade do mundo natural; ou seja, trata-se de uma nomenclatura que abrange todas as espécies que compõem um ecossistema.

O conceito também está ligado à variação de organismos de uma mesma espécie e sua abundância, sendo essencial na ecologia e amplamente utilizado desde os anos 1980.

Quando falamos em biodiversidade, precisamos ter em mente que ela está presente em todo o planeta, dos desertos às tundras congelantes. Claro, em algumas regiões, ela será mais ou menos variada, mas ainda assim existente.

De acordo com a World Wide Fund for Nature (WWF), no Brasil estão cerca de 20% das espécies conhecidas em todo o mundo, o que confere ao país a classificação de megadiversidade.

Qual é a importância de preservar a biodiversidade?

A biodiversidade é a grande responsável pela sobrevivência de todos os seres vivos do planeta.

É ela que nos proporciona ar, alimento, energia e insumos necessários para a vida. Diante disso, fica fácil entender a importância de protegê-la.

Nos últimos anos, temos visto que a intensa atividade econômica tem levado a perdas aceleradas de diferentes espécies de animais, plantas e microrganismos.

Proteger a biodiversidade é de interesse de todos, pois a sua perda tende a provocar extinção de espécies, interferência na diversidade genética e mudanças no funcionamento dos ciclos dos ecossistemas.

Consequentemente, isso prejudica toda a vida; afinal, os seres humanos, bem como os animais, ficam mais expostos a mudanças climáticas drásticas, à perda de insumos importantes para a subsistência, ao desequilíbrio da natureza, etc.

A biodiversidade é a base da sustentabilidade, mas também de ecossistemas naturais, serviços ambientais, recursos florestais, agricultura e da própria indústria.

Quais são as principais ameaças à biodiversidade?

Muitos ecossistemas espalhados pelo mundo estão ameaçados graças à ação do homem. A seguir, vamos mostrar algumas das principais ameaças.

Poluição

Existem diversos tipos de poluição que causam danos à biodiversidade, não apenas vindo da fumaça que sai do escapamento de carros ou das chaminés das indústrias.

Outros problemas associados à poluição incluem o despejo de lixo tóxico em rios e lençóis freáticos, bem como a poluição sonora e luminosa, que também afeta o ecossistema.

Vale lembrar que a poluição pode não acontecer de modo direto no ambiente, já que é possível este sofrer por efeitos indiretos.

Por exemplo, o excesso de queimadas na região amazônica tem interferido no clima em diversas partes do país, levando a problemas como chuva ácida, escassez de precipitação pluviométrica em outras regiões, fortes ondas de calor, entre outros.

Espécies invasoras

Espécies de animais e plantas, quando não estão em seu hábitat, podem causar desequilíbrio em um ecossistema.

Isso acontece porque elas podem ser predadoras das espécies naturais do local em questão; mas não é só isso.

Dependendo dos animais e plantas, eles podem competir pelos alimentos, se hibridizar com espécies nativas, trazer parasitas e doenças, entre outros problemas.


Foi o caso dos sapos-cururus levados à Austrália para o controle de pestes nas plantações de cana-de-açúcar; o problema foi que eles começaram a devorar répteis e anfíbios de maneira voraz, trazendo mais uma dificuldade para os produtores.

Exploração excessiva dos meios naturais

A exploração excessiva dos recursos naturais também é uma ameaça para a biodiversidade, prejudicando os ecossistemas como um todo.

O consumo a uma velocidade maior do que a regeneração natural leva a consequências na flora e na fauna.

A exploração excessiva de determinados tipos de solos pode ser fator determinante para que haja processos como erosão, lixiviação e outros, inutilizando a área para qualquer atividade e, assim, prejudicando a sua recuperação.

Mudanças climáticas

As mudanças climáticas são outra ameaça à biodiversidade, desencadeadora de uma série de outros problemas.

Alterações nos regimes de chuva, intensificação de determinados eventos climáticos como a desertificação, tempestades e secas intensas são algumas das adversidades associadas ao clima.

De maneira geral, elas afetam negativa e diretamente todos os seres vivos do planeta e podem levar a prejuízos inimagináveis a um ecossistema, inclusive a sua extinção.

Qual é a relação entre biodiversidade e agricultura?

A biodiversidade e a produção de alimentos sempre estiveram lado a lado; afinal, desde o início da agricultura, a diversidade de plantas foi fundamental para a adaptação das culturas em regiões distintas.

Não por acaso, surgiu um termo chamado “agrobiodiversidade”, que inclui a variabilidade de animais, plantas e microrganismos.

As espécies da biodiversidade são usadas por comunidades locais, povos indígenas e agricultores familiares; essas comunidades, por sua vez, são responsáveis por conservar, manejar e utilizar os diferentes componentes da agrobiodiversidade.

A grande questão é que a agricultura precisa, cada vez mais, estar atenta à diversidade biológica, até mesmo para poder descobrir novas características de plantas, por exemplo.

Por meio delas, é possível o desenvolvimento de novos cultivares, seja pelo melhoramento clássico, seja pelo emprego de técnicas modernas de biotecnologia.

Observe os microrganismos; eles são essenciais para o setor agrícola. Existem bactérias que contribuem para a fixação de nutrientes no solo e também para a metabolização de defensivos agrícolas.

Inclusive, muitos desses organismos são importantes para a produção de vinhos, queijos e outros produtos industriais. Logo, preservar a biodiversidade é garantir que a agricultura continuará evoluindo.

Biodiversidade agrícola no Brasil

O Brasil é um país bastante diverso e também tem grande relevância no segmento agrícola, sendo um dos maiores produtores mundiais.

No entanto, quando se trata de recursos genéticos atrelados à biodiversidade, é fato que eles ainda não foram totalmente explorados para a produção alimentícia.

Diante das várias possibilidades da biodiversidade, nativa ou exótica, ambas precisam ser preservadas no país.

A agricultura nativa se refere àquelas plantas que são originárias de determinado local; no Brasil, temos como exemplo o maracujá, a mandioca, o caju e o abacaxi.

A exótica, por outro lado, é aquela que está ligada a cultivares que foram trazidos de outras localidades, como é o caso do arroz, do milho e da soja.

Como aliar a proteção da biodiversidade com a agricultura?

Todos nós sabemos que a atividade agrícola interfere no meio ambiente e em sua biodiversidade.

Como forma de não esgotar os recursos naturais e reduzir a pressão sobre eles, existem algumas práticas que podem ser adotadas!

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma estratégia de produção com foco no uso de diferentes sistemas de produção, o que inclui agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.

A ideia é ter um sistema integrado para otimizar o uso da terra, aumentando a produtividade em um local, ao mesmo tempo que os insumos são mais bem trabalhados, diversificando, assim, a produção.

Tudo isso se baseia em práticas ambientalmente corretas, com baixa emissão de gases que causam o efeito estufa ou mesmo eliminação completa deles.

Sistemas agroflorestais

Os sistemas agroflorestais são focados em produtividade baseada na sucessão ecológica, otimizando o uso da terra e conciliando a preservação ambiental e a produção de alimentos.

Para isso, é usado um sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação vegetal e do solo.

Reaproveitamento de água

A água é um recurso natural essencial para a vida na terra e para a manutenção da biodiversidade, além de ser bastante utilizada na agricultura.

O bem é finito e, em muitos locais, já se encontra escasso; por isso, é preciso adotar soluções que ajudem na captação e reserva de água pluviais.

A água também poderá ser usada na irrigação, na lavagem de máquinas agrícolas e até de instalações.

Manejo ecológico de pragas

No manejo ecológico de pragas, são usadas medidas preventivas, ações e técnicas para manter o local de plantio protegido.

Logo, a estratégia foca a eliminação dos fatores favoráveis à reprodução de pragas e ao controle tópico de ninhos e colônias de insetos.

A ideia é reduzir o uso de agroquímicos, fazer a seletividade sobre inimigos naturais das pragas e garantir o controle de acordo com as normas ambientais.

Conclusão

A agricultura pode ser uma grande aliada da biodiversidade; para isso, é importante que elas sejam vistas sob uma ótica integrada.

Isso quer dizer que a produção precisa ser sustentável para continuar existindo, e o que não faltam são técnicas que permitem isso acontecer.

Um importante aliado nesse processo é a tecnologia; com ela, é possível ter avanços consideráveis na associação entre biodiversidade e agricultura.

Que tal começar hoje mesmo essa evolução na sua lavoura? Se você precisa de crédito para investir na sua propriedade, pode contar conosco, da TerraMagna.

Nós facilitamos a burocracia e trazemos uma experiência simples e segura para o dia a dia no campo por meio do crédito rural.

Quer saber mais sobre como funciona?

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides