Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

maos masculinas pegando solo rico em boro

Boro: o que é como utilizá-lo em sua lavoura

Você já se perguntou para que serve o boro na agricultura? Muitas pessoas já devem ter visto este elemento descrito em rótulos de produtos agropecuários, por exemplo. Mas, você sabe qual a real função do boro? Como ele é aplicado? Ele é um fertilizante.

São diversos questionamentos.

O boro é um elemento químico pertencente ao grupo 13 da tabela periódica. De forma geral, ele apresenta coloração preta, e é fundamentalmente extraído do bórax e da kernita (ambos minerais).

Apesar de apresentar características firmes, o boro é quebradiço. Tem propriedades isolantes em baixas temperaturas e alta condutividade elétrica em altas temperaturas (semimetal).

Na indústria, atualmente, trata-se de um elemento muito importante, usado na fabricação de vidros, cerâmicas, tecidos à prova de fogo e também em circuitos eletrônicos, auxiliando no controle da condutividade elétrica no geral.

Assim como na indústria, esse semimetal tem aplicação também na agricultura, sendo essencial para funções biológicas tanto de plantas quanto de animais.

É considerado um micronutriente essencial para auxiliar as plantas, por exemplo, no seu ciclo de vida.

Suas maiores reservas encontram-se na Turquia, país responsável por fornecer mais da metade de toda a demanda mundial de boro.

Saiba mais: Turquia e a produção de boro 

Neste artigo, que nós da TerraMagna preparamos para você, daremos dicas de como aproveitar com máxima eficiência esse elemento, além de mostrar como aplicá-lo de forma a aumentar sua produtividade.

E aí, tem interesse? Fique com a gente e amplie seus conhecimentos!

Condições de crédito rural que cabem no seu bolso? Distribuidor de insumos, não deixe de conferir as opções que a TerraMagna oferece para você!

O boro e a agricultura: adubação

Você certamente já passou horas do seu tempo pensando em como aumentar a produtividade do seu negócio, não é mesmo? Consultas, cursos e outras diversas formas disponíveis tentam ajudar o produtor com esse desafio.

Assim, você com certeza, em algum momento, se deparou com adubação. Como dissemos anteriormente, o boro é um micronutriente essencial, que funciona como um “motorzinho” para o aumento da produtividade. É muito usado na adubação.

Relacionado: Você sabia que a geotecnologia pode te ajudar no aumento da produtividade?

Ele ajuda na formação de grãos do milho, por exemplo, e na constituição de todas as membranas vegetais de uma cultura (o boro foliar). E as suas vantagens não acabam por aí.

Ele participa também da divisão celular, do transporte de açúcares e do metabolismo das plantas, influenciando, assim, a germinação do pólen e o crescimento do tubo polínico.

Portanto, como você pode perceber, o boro é essencial no início da fase reprodutiva das plantas.

Estudos recentes, inclusive, vêm demonstrando que a adubação com boro traz diversos benefícios, principalmente em relação ao desenvolvimento da planta. Entre outros exemplos além do que citamos anteriormente, estão:

  • Favorecimento da absorção de água pelas plantas;
  • Desenvolvimento mais efetivo nos nódulos radiculares em leguminosas;
  • Manutenção da integridade da membrana celular;
  • Favorecimento do metabolismo de carboidratos e hormônios vegetais.

Relacionado: O que são extração e exportação de nutrientes?

Como aplicar boro nas plantas? Qual a melhor forma de adubação?

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que a aplicação do boro pode ser feita de duas maneiras: via solo e via foliar. Dependendo da cultura, ela responde melhor ou pior a esses dois tipos de adubação.

A cultura do café, por exemplo, responde mais efetivamente à aplicação foliar, já que se trata de uma cultura perene. A seguir, separamos algumas culturas que respondem mais ou menos à adubação com boro.

  • Resposta mais efetiva: maçã, couve, eucalipto, beterraba, amendoim, alho, Algodão, alfafa, girassol, entre outras.
  • Resposta média: milho, trigo, uva, tomate, repolho, cenoura, cacau, brócolis, rabanete, mamão, entre outras.
  • Pouca resposta: feijão, cevada, centeio, grande parte das gramíneas forrageiras, soja, pepino, cebola, entre outras.

Em relação ao modo de aplicar (como usar boro nas plantas), é interessante que o produtor aplique mediante fertirrigação (aplicação de boro no solo) ou pulverização foliar. Outra dica é sempre combinar o boro com outros fertilizantes. Ele funciona bem com fertilizantes fluidos.

  • Fertilização foliar: certifique-se sempre de usar produtos de alta qualidade, para evitar qualquer queima das folhas. A fertilização foliar com boro não é a melhor opção para plantas jovens. Esse tipo de prática costuma atingir toda a área da planta, com ação praticamente imediata e taxas de aplicação menores, o que é vantajoso para seu bolso.
  • Fertirrigação: certifique-se de que seu sistema de irrigação esteja bem calibrado, de forma a assegurar taxas desejadas de aplicação. Lembrando que ela pode ser feita pelas máquinas no campo (pivô central) ou por gotejamento.

Saiba mais: Entenda melhor sobre como funciona a irrigação por gotejamento

Sintomas de excesso e falta de boro nas plantas

Sim! Cada cultura reage de forma diferente ao excesso ou à falta de boro. 

Assim, em casos nos quais há excesso de boro nas plantas, os principais sintomas incluem:

  • Queima dos bordos foliares;
  • As folhas ficam manchadas de verde e amarelo.

Em casos contrários, nos quais há deficiência de boro nas plantas, os seguintes sintomas são comuns:

  • Comprometimento do florescimento da planta;
  • Má-formação de frutos;
  • Folhas com tamanho menor e com formas irregulares ou deformadas;
  • Aspecto quebradiço das folhas, devido ao acúmulo de carboidratos;
  • Nervuras das folhas apresentam regiões com tons vermelhos e roxos;
  • Em casos graves, ocorre a morte dos meristemas apical e radicular.

Sintomas específicos da falta de boro em algumas culturas

Apesar de os sintomas anteriormente serem comuns a grande parte das culturas, algumas delas (que citaremos agora) apresentam sintomas característicos (como dissemos anteriormente). São elas:

  • Amendoim: apresenta conteúdo oco em suas cascas, conhecido como “coração oco”.
  • Algodão: botões florais se rompem; ocorre a morte progressiva do meristema apical, e as folhas ficam verdes e grossas até o inverno.
  • Milho: a falta de boro no milho leva à produção de múltiplas espigas deformadas, pendões pequenos, anteras pequenas desprovidas de pólen. Nas folhas, linhas longitudinais na cor branca ou transparente ficam visíveis.
  • Tomates: os frutos apresentam cor castanho, com amadurecimento irregular. Enquanto se desenvolvem, apresentam lóculo aberto.
  • Soja: as pontas das folhas jovens se apresentam curvadas para baixo, com inibição do florescimento e paralisação do crescimento radicular.

Relacionado: Você conhece as vantagens e desvantagens da produção de soja no Brasil

Quais são as principais fontes de boro para serem utilizadas na agricultura?

Entre as principais fontes de boro mais utilizadas para adubação, destacam-se bórax, ácido Bórico, e colemanita.

Vamos entender melhor cada um deles, como surgiram, limitações e como utilizá-los da melhor forma possível.

Bórax

Cientificamente conhecido como borato de sódio, o bórax é uma fonte de boro que pode ser encontrada no mercado com os mais variados graus de hidratação. Ele é altamente solúvel em água.

Por mais que seja prático, o bórax apresenta algumas limitações e contraindicações. Um dos seus principais problemas é sua facilidade em ser lixiviado, induzindo nas plantas sintomas tóxicos, após a sua aplicação.

Ácido bórico

Trata-se da fonte convencional mais usada na agricultura naturalmente. Ele é encontrado na forma de cristais incolores ou na forma de pó branco (com altíssima solubilidade em água). Destaca-se como a primeira solução usada para corrigir os teores de boro nas plantas.

Assim como o bórax, é facilmente lixiviado, principalmente em solos arenosos e em locais onde a precipitação é elevada. Pode também provocar sintomas tóxicos na cultura após a sua aplicação.

Lembrando que fertilizantes ou fontes que são altamente solúveis em água geralmente não conseguem manter um equilíbrio entre a sua absorção e a taxa de liberação de nutrientes.

Relacionado: Conheça os fertilizantes mais utilizados no Brasil

Colemanita

Conhecida também pelo nome de borato de cálcio penta-hidratado, a colemanita, assim como o ácido bórico, é uma das soluções encontradas pelos agricultores para correção do teor do elemento nas plantas.

Ele pode ser utilizado de várias formas: tanto de forma isolada quanto em conjunto com outros fertilizantes. Contudo, é preciso ter cuidado ao realizar certas misturas, pois, sem o uso de tecnologias adequadas, o efeito desejado pode não ser o esperado.

Diferentemente dos que citamos anteriormente, a colemanita não possui alta solubilidade em água. Ela é, na verdade, moderada, o que garante uma eficiência maior no fornecimento geral de boro para as plantas.

Relacionado: Como a nanotecnologia impacta de forma positiva a agricultura?

TerraMagna: solução perfeita para seu negócio!

Você já conhece o trabalho da TerraMagna?

Todos sabemos que o crédito é uma das ferramentas que mais contribui para o fortalecimento do agronegócio. Com ele, é possível investir em tecnologia, melhorando a infraestrutura de sítios e fazendas.

A TerraMagna trabalha com tecnologias exclusivas para a concessão de crédito a distribuidores e também produtores.

Trazemos, em nosso blog, conteúdos que ajudam o homem do campo a entender melhor a complexidade do agronegócio.

Com uma plataforma própria, nossos especialistas avaliam a lavoura do produtor, desde o plantio até a colheita, permitindo, assim, conhecer todas as suas necessidades.

E aí, quer saber mais sobre o assunto e consultar todas as condições oferecidas pela TerraMagna? 

Converse com um de nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides