Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Sistema de irrigacao por gotejamento

Irrigação por gotejamento: maior eficiência no uso da água

Você já pensou em adotar a irrigação por gotejamento? Esse tipo de irrigação promove uma maior eficiência do uso da água, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Além disso, esse tipo de irrigação é capaz de proporcionar um aumento na produtividade da lavoura. 

Quer saber mais sobre esse sistema, conhecer seus componentes e entender suas características? Continue a leitura!

O que é irrigação por gotejamento?

O sistema de irrigação por gotejamento direciona água em uma pequena área localizada diretamente sobre a raiz da planta.

A água é distribuída de forma pontual por meio de gotas, sendo aplicada em pequenas vazões e alta frequência, por meio de gotejadores.

Estes são dispostos em tubulações instaladas ao longo das fileiras dos cultivos. Essas tubulações são chamadas de linhas laterais. 

A água concentra-se em uma área circular do solo, chamada de bulbo molhado. Quando os gotejadores estão próximos um do outro, ocorre a formação de uma faixa molhada.  

Como a área do solo a ser molhada é menor, há menos perda de água em razão de evaporação, tornando a aplicação mais eficiente e gerando economia de recursos hídricos. 

A irrigação por gotejamento é muito utilizada na produção de hortaliças, fruteiras e flores ornamentais. 

Em geral, a irrigação por gotejamento é utilizada em culturas de alto valor devido ao custo inicial elevado para sua implantação. 

Veja também: Irrigação: escolha a ideal para seu negócio

Vantagens do sistema de irrigação por gotejamento

A irrigação por gotejamento é um sistema que possui muitas vantagens para os produtores rurais. Podemos citar como seus benefícios: 

  • O sistema permite uma maior eficiência do uso da água, uma vez que sua aplicação é feita de forma controlada, evitando-se perdas por evaporação, por escoamento superficial e por percolação (movimentação para o interior do solo). 
  • Gera maior produtividade aos cultivos em que é adotada.
  • Promove uma adubação mais eficiente por meio da fertirrigação.
  • É uma boa opção para regiões onde o acesso à água é restrito.
  • Reduz o crescimento de plantas daninhas, uma vez que, nesse sistema, a irrigação concentra-se apenas nos cultivos. 
  • Previne a incidência de doenças, já que a parte aérea das plantas não entra em contato com a água. 
  • O sistema de irrigação por gotejamento pode ser utilizado em terrenos irregulares, não sendo necessário o nivelamento do solo
  • Pode ser utilizado em regiões de solo salino, pois os sais tendem a concentrar-se ao redor do bulbo molhado. 
  • Permite uma economia de mão de obra ao possibilitar a automatização da irrigação. 

Desvantagens do sistema de irrigação por gotejamento

Apesar das vantagens da irrigação por gotejamento, o sistema proporciona certos desafios que devem ser considerados pelo produtor rural. Vejamos quais são eles:

  • O produtor deve estar atento quanto à ocorrência de entupimento dos gotejadores. Para evitar que isso aconteça, recomendam-se o uso de água livre de impurezas e a instalação de filtros. 
  • A adoção do sistema de irrigação por gotejamento tem um alto custo inicial. 
  • As tubulações instaladas na superfície do solo estão sujeitas a sofrer danos mecânicos. 

Características do sistema de irrigação por gotejamento

O sistema de irrigação por gotejamento caracteriza-se por representar uma economia no emprego de fertilizantes e um uso racional da água. 

Trata-se de um sistema de irrigação eficiente que proporciona um menor custo com mão de obra e maquinário, além de promover uma produtividade maior. 

Na cultura do tomateiro, a irrigação por gotejamento gerou um aumento de produtividade entre 20% e 40%, segundo a Circular Técnica 30 da Embrapa

Além disso, utilizou-se entre 20% e 40% menos água na irrigação do tomateiro, e a eficiência do uso de água pelas plantas aumentou entre 25% e 40%. 

Em outro estudo promovido pela Embrapa, constatou-se que a cultura da cebola obteve um aumento de produtividade de 120% com a adoção da irrigação por gotejamento.

Nesse caso, a economia de água foi de 42% e a fertirrigação promoveu uma redução do uso de insumos de 141% para o nitrogênio, 233% para o fósforo e 70% para o potássio.

A decisão pela adoção da irrigação por gotejamento deve levar em consideração fatores como: solo, clima, topografia, água disponível, energia, mão de obra e tipo de cultura. 

Componentes do sistema de irrigação por gotejamento

Apresentamos a seguir alguns dos componentes principais de um sistema de irrigação por gotejamento e suas características.

Tubulações

No sistema de irrigação por gotejamento, as tubulações em geral são compostas de polietileno ou de PVC. São divididas em:

  • Linhas laterais: são as tubulações nas quais são instalados os gotejadores. Costumam ser compostas de polietileno flexível e ter diâmetros de 10 mm, 12,5 mm e 15 mm. 
  • Linhas de derivação: são as tubulações responsáveis por abastecer as linhas laterais. Devem ser dimensionadas de forma a permitir uma pressão adequada no início de cada linha lateral. 
  • Linhas secundárias: essas linhas, por sua vez, abastecem as de derivação. São necessárias em projetos de irrigação de maior complexidade. Podem ser compostas de polietileno ou PVC e normalmente têm diâmetros entre 20 mm e 80 mm.
  • Linha principal: é a tubulação que distribui água a partir de uma rede coletiva. Geralmente, conta com um sistema de bombeamento para permitir a irrigação da área, com válvulas reguladoras de pressão. 

Cabeçal de controle 

É integrado por sistema de filtragem, sistema de fertirrigação, painel de controle e pode contar também com um sistema de bombeamento.

Gotejadores

Os gotejadores têm como função direcionar a água que se encontra na tubulação para a raiz da planta por meio de gotas. 

São distribuídos ao longo da tubulação de acordo com o número e o distanciamento estipulados no projeto de instalação do sistema de irrigação por gotejamento. 

Alguns dos tipos de gotejadores são: gotejador com vazão regulável, tubo gotejador, gotejador com múltiplas saídas e gotejador autocompensante. 

Sistema de filtragem

É responsável pela remoção de impurezas da água, como partículas minerais e orgânicas em suspensão. Seus tipos principais são: filtro de areia, filtro de tela e filtro de discos. 

Automação

A automação torna a irrigação mais eficiente e é composta de chaves de acionamento de motobombas, válvulas solenoides, controladores e diferentes tipos de sensores.

Os sensores detectam alterações no ambiente, como ocorrência de chuvas ou mudanças no teor de umidade do solo, e ajustam a irrigação a essas condições. 

As válvulas solenoides permitem que a área de irrigação seja dividida em setores independentes, enquanto o painel de controle permite a programação da irrigação. 

Os painéis de acionamento controlam a partida dos motores presentes no sistema de irrigação e cumprem a função de protegê-los contra oscilações. 

Sistema de bombeamento

Contém uma bomba-d’água responsável por sugar os recursos hídricos presentes em reservatórios e fazer sua distribuição no sistema de irrigação por gotejamento.

O sistema de bombeamento pode ser acionado por um motor elétrico ou a combustão.

Sistema de quimigação

Na quimigação, tem-se a adição de água a uma quantidade determinada de fertilizantes ou defensivos agrícolas (herbicidas, fungicidas, nematicidas ou inseticidas). 

O produto químico será, então, distribuído pelo sistema de irrigação até as plantas. Esse sistema tem o benefício de proporcionar economia em termos de mão de obra e produtos.

Falaremos especificamente sobre esse processo quanto à aplicação de fertilizantes (denominado fertirrigação) no tópico a seguir. 

Fertirrigação

A fertirrigação é a aplicação de fertilizantes através de sua dissolução na água e distribuição pelo sistema de irrigação.

A técnica tem a vantagem de flexibilizar a época de aplicação, além de aumentar a eficiência do uso de fertilizantes e reduzir os custos com mão de obra e equipamentos. 

A irrigação por gotejamento é um dos sistemas mais adequados ao emprego da fertirrigação

Isso ocorre porque, nesse sistema, o sistema radicular das plantas concentra-se na região correspondente ao volume molhado gerado pelos gotejadores, o que gera um maior aproveitamento dos fertilizantes. 

Além disso, por permitir que os nutrientes sejam fornecidos de forma parcelada às plantas, a fertirrigação auxilia na manutenção da fertilidade do solo durante todo o ciclo da cultura.

Os principais nutrientes que podem ser aplicados com a fertirrigação são nitrogênio, potássio e fósforo

Irrigação por gotejamento artesanal

A cartilha Sistemas de Manejo de Irrigação de Baixo Custo para a Agricultura Familiar, formulada pela Embrapa, ensina como fazer um gotejador artesanal

Segundo a publicação, deve-se cortar 10 cm de uma mangueira de 4 mm de diâmetro. Em seguida, é preciso soldar uma das pontas desse segmento para fechá-lo. 

O próximo passo é fazer um furo de 0,7 mm de diâmetro abaixo da ponta soldada. Esse furo pode ser feito com uma agulha quente. 

Deve-se colocar uma conexão na ponta que não foi soldada e encaixá-la na mangueira, que servirá como linha lateral. Indica-se que essa mangueira seja de polietileno com 16 mm ou 18 mm. 

Recomenda-se o uso de um filtro de tela ou de disco no início do sistema de irrigação para prevenir entupimentos, caso a pressão da água seja adequada para comportar sua adoção. 

A fabricação do gotejador artesanal é uma alternativa acessível para os agricultores que queiram adotar a irrigação por gotejamento. 

Conclusão

Neste artigo, vimos o que é o sistema de irrigação por gotejamento e conhecemos os principais componentes do modelo, além de entender suas vantagens e desvantagens. 

A irrigação por gotejamento é vantajosa porque, nesse sistema, há um menor desperdício de água por evaporação, já que a água é aplicada diretamente na região radicular das plantas. 

Podemos concluir que esse sistema de irrigação une a preservação do meio ambiente com ganhos de produtividade. 

Aliar o aumento da produção com a manutenção da sustentabilidade é um objetivo para os produtores rurais e distribuidores de insumos, que buscam as melhores soluções para o agro e para a sociedade.  

A TerraMagna disponibiliza crédito rural para distribuidores de insumos

Com a ajuda de nossos profissionais, você pode conectar suas CPRs, duplicatas e outros títulos do agro com investidores do mercado de capitais.

Dessa forma, os investidores poderão “comprar” esses documentos e você poderá receber os valores à vista. 

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides