Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

homem com mao e caneta em frente ao notebook realizando contabilidade rural

Contabilidade rural: tudo o que você precisa saber

Cuidar do patrimônio é essencial quando o assunto é o agronegócio, e ignorar esses aspectos pode até levar uma fazenda à falência se o negócio não tiver um profissional especialista em contabilidade rural para ajudar.

Entretanto, o proprietário, às vezes, deixa passar despercebida essa gestão importantíssima.

Com a modernização do agronegócio, os distribuidores de insumos e produtores rurais estão cada vez mais conscientes da importância da otimização de uma gestão financeira.

Todas as informações que a contabilidade rural fornece contribuem para a tomada de decisões estratégicas no negócio.

Essas informações instruem as propriedades rurais a otimizarem os resultados e até a se tornarem mais competitivas.

A realização das exigências fiscais também necessita da contabilidade. Ela evita gastos desnecessários, pendências e até mesmo o recebimento de algumas possíveis multas.

Preparamos este artigo pra você que quer saber mais o que é a contabilidade rural e o quanto ela é uma aliada da fazenda. Leia até o final e confira!

O que faz a contabilidade rural?

Basicamente, podemos definir a contabilidade rural como a ciência contábil aplicada à realidade dos negócios agropecuários.  

Mas não é simplesmente qualquer negócio agropecuário que necessita dessa ferramenta; são os grandes negócios que normalmente precisam de um controle minucioso, registrar e analisar os dados financeiros e econômicos do negócio.

Nesse caso, um contador especialista em contabilidade rural faz grande diferença, já que o objetivo é lidar com ativos como rebanhos de animais, máquinas, fertilizantes, insumos, terras e fluxo de caixa desse meio.

Além disso, os passivos podem ser os pagamentos de fornecedores, opção de crédito, financiamentos e até a folha de salário dos funcionários.

As escriturações contábeis do agronegócio possuem algumas particularidades, apesar de o objetivo ser o mesmo de uma empresa urbana.

O objetivo é registrar as atividades e gerar informações confiáveis que contribuam para uma melhor tomada de decisão, tendo como norte o crescimento e a sustentabilidade.

Qual é a importância da contabilidade no setor rural?

A contabilidade dá acesso ao proprietário e à gestão da fazenda sobre a realidade financeira do negócio, por meio de informações organizadas dos bens e suas dívidas exatas.

Ajuda a ter uma visão ampla sobre quais são os pontos positivos e negativos do negócio, não só para grandes fazendas, mas favorece também a contabilidade rural pessoa física.

Além disso, é possível planejar e escolher as melhoresestratégias com o objetivo de otimizar os resultados.

No entanto, a contabilidade rural, além de auxiliar o agricultor a deixar as contas em dia, é um instrumento importante para apoiar os processos e as atividades de forma geral.

Isso contribui para uma melhor tomada de decisões, conquista de novos resultados, desenvolvimento produtos melhores, redução de custos e obtenção de mais lucro.

Veja: contabilidade rural livros — indicado para contadores da área de gestão de fazendas.

Contabilidade rural: sua finalidade e seus aspectos

Hoje em dia existem algumas classificações na contabilidade rural e diferentes tipos de negócios, cada um com suas particularidades. Para entender as particularidades da contabilidade rural, vamos começar pelas categorias e subcategorias da agropecuária:

Atividade agrícola

A definição de atividade agrícola nada mais é do que a exploração do solo para plantações e produção de culturas vegetais.

  • Cultura hortícola (hortaliças, cereais e caule).
  • Arboricultura (estabelecimento de árvores e pomares).

Atividade zootécnica

A definição da atividade zootécnica poderia ser qualquer atividade relacionada à criação de animais para fins comerciais e industriais, produção animal.

  • Pecuária (manejo de gado).
  • Avicultura (manejo de aves).
  • Apicultura (manejo de abelhas).
  • Ranicultura (manejo de rãs).
  • Cunicultura (manejo de coelhos).
  • Piscicultura (manejo de peixes).
  • Outros.

Atividade agroindustrial

Finalmente, as atividades agroindustriais são aquelas que exploram e transformam o produto agrícola, além da modificação da matéria-prima original que vem das ocupações zootécnicas, das indústrias rurais.

  • Produtos primários (arroz, milho, café, etc.).
  • Produtos agrícolas (transformar soja em óleo, moagem de milho, suco de uva, etc.).
  • Produtos zootécnicos (transformação de mel de abelha, laticínios e carnes).

Contudo, para entender melhor como realizar um bom processo na contabilidade rural, separamos abaixo algumas dicas; continue lendo até o final.

5 dicas de como fazer uma contabilidade rural

Agora que você entendeu a importância desse processo, vem a dúvida – contabilidade rural: como fazer? Acompanhe abaixo algumas dicas importantes que vão te auxiliar. No final, separamos também algumas especializações em contabilidade rural; confira.

Comece pelo levantamento patrimonial

Ao realizar um estudo do patrimônio, você poderá analisar quais são os ativos (bens e direitos) e os passivos (obrigações).

Sugestão de processo para seguir nesse levantamento:

  • Quanto de capital há em conta.
  • Máquinas agrícolas e implementos.
  • Construções e instalações, como galpões e silos.
  • O total de contas a pagar e contas a receber.
  • Valor das terras (considerando a capacidade produtiva da área e do solo).
  • Todos os produtos que estão armazenados.

Obs.: tome cuidado para não misturar as despesas pessoais no levantamento do patrimônio; esse erro é muito comum. Tenha atenção quanto ao controle sobre as despesas do negócio, que devem ser separadas das despesas familiares.

Especifique sua atividade e faça a contabilidade

Quanto mais específico é a sua atividade, melhor é a realização da contabilidade de acordo com ela. 

Esse passo é importante porque a atividade agropecuária é dividida em culturas permanentes, temporárias e pecuária. Por isso, são classificadas e contabilizadas de diferentes maneiras.

Elabore seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é fundamental porque esse levantamento identifica as entradas e saídas financeiras que a atividade agrícola está gerando

É também por meio dessa análise que você obterá o saldo disponível, qual é o seu capital de giro e, dessa forma, terá a possibilidade de utilizar o dinheiro de forma coerente no caso de qualquer despesa ocasional.

Quanto aos custos, você deve considerar: fornecedores, custos e encargos financeiros, salários, impostos, investimentos, empréstimos e dívidas.

Compartilhe as responsabilidades financeiras com o seu contador

Uma boa maneira bastante de gerenciar um negócio agrícola é a gestão da fazenda realizar o controle de cada uma das ocupações da fazenda, incluindo a parte financeira.

Somente dessa forma é possível entender quais opções permanecem em operação e quais aumentarão a produtividade de sua produção.

Escolha um software de gestão agrícola

O uso de um sistema de gerenciamento agrícola pode beneficiar muito o produtor rural que busca maior confiabilidade e controle dos dados. Atualmente, com o crescimento de tecnologia SaaS (software como serviço), existem diversas soluções especializadas nisso.

Inclusive, algumas até possibilitam a vinculação com o sistema do próprio contador, oferecendo fácil acesso e troca de informações tanto do lado da gestão da fazenda quanto do profissional de contabilidade, facilitando e dando velocidade nesse processo.

A contabilidade rural é um passo fundamental para que o agricultor garanta um fluxo ideal no negócio, sendo possível analisar as finanças com precisão, permitindo decisões mais precisas e conscientes durante toda a administração e operação.

Cenário do agronegócio no Brasil e perspectivas para 2023

Vamos dar uma analisada nas perspectivas do mercado agropecuário no Brasil.

De acordo com dados do Ipea, publicados em junho de 2022 na Agência Brasil, o crescimento do PIB do setor agropecuário deve fechar o ano acima da economia: previsão de crescimento de 1,8%. A projeção do crescimento no consumo das famílias ficou em 1,6% para este ano.

Como sempre, o PIB do agronegócio é quem vai puxar o crescimento da economia do país, principalmente pelos segmentos da produção de milho, algodão e ovos para o mercado interno, além da exportação de grãos e venda de carne bovina, suína e frango.

Quanto ganha um contador rural?

A média salarial nacional do contador rural CBO 2522-10 fica entre R$ 4.507,00 (média do piso salarial 2022 de acordo com site Glassdoor) e R$ 6.350,00 por mês, levando em consideração profissionais com carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil.

Tem uma carga horária de 43 horas semanais. É necessário ter a capacidade de interpretar normas legais, considerando questões contábeis, fiscais e tributárias.

Para o desenvolvimento de plano de contas rural, é importante entender sobre passivo, ativo, receita e as despesas tradicionais desse tipo de negócio e ter especialização em contabilidade rural.

Contabilidade rural: curso de especialização

Os cursos oferecem vantagens importantes na formação. Confira a seguir algumas opções:

  1. Centro de capacitação Profissional (CENOFISCO)
  2. Faculdade de Gestão e Inovação (FGI)
  3. Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)

Para contadores e profissionais contábeis que atuam ou que tenham o desejo de se inserir no setor do agronegócio e ampliar os conhecimentos se tornando um especialista, essa área é uma ótima oportunidade a se considerar, como vimos a decorrer do artigo.

TerraMagna: mais segurança e clareza ao proprietário

Diante de todos esses desafios de gestão e obrigatoriedade, concluímos que a burocracia acaba trazendo maior segurança jurídica e financeira aos proprietários rurais, se houver boa administração.

Como analisamos, não há muitos segredos quanto à gestão e à administração de recursos; a contabilidade rural contribui para mais clareza de como tomar crédito para novos investimentos no momento certo.

Falando em crédito rural, sabemos da importância disso para alavancar os negócios e colaborar no desenvolvimento das propriedades rurais, potencializando o crescimento da economia brasileira, o que se traduz em mais insumos agrícolas, tecnologia e máquinas.

Para isso, conte com a TerraMagna! Oferecemos soluções de crédito rural para você investir em insumos agrícolas para a sua propriedade.

Quer saber como conseguir crédito agrícola fácil e rápido?

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides