Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Lavoura de algodao prontos para colheita

Lavoura de algodão: conheça práticas que elevam a produtividade

Ter uma lavoura de algodão é o desejo de muitos agricultores, e as razões são claras: trata-se de uma cultura com muita demanda, rentável e fácil de manejar. 

Se você está pensando em investir nessa lavoura, saiba que agora é o melhor momento para isso. 

Estima-se que a plantação de algodão no Brasil gire em torno de 2,7 milhões de toneladas. O país ocupa o quinto lugar no ranking mundial de produção do algodão graças ao aumento constante das áreas dessa cultura.

O destaque vai para o estado do Mato Grosso, responsável por 66% de todo o algodão produzido no país. 

Em outros estados, a produção também se destaca; a plantação de algodão no Rio Grande do Sul espera produzir 500 hectares de algodão este ano.

E claro, para manter o alto nível de produtividade que coloca o país entre os maiores produtores mundiais, o plantio requer diversos cuidados especiais

Aqui, vamos te ensinar quais são esses cuidados e como otimizar a produção do algodão na sua lavoura! Vamos lá!

Primeiro de tudo, como se chama a plantação de algodão? 

A título de curiosidade, o nome da lavoura de algodão é algodoeiro, e seu gênero botânico é o Gossypium L., pertencente à família Malvaceae. Estamos destacando o nome para, caso você o leia ao longo do texto, não tenha dúvidas do que é.

Qual é o passo a passo para ter uma lavoura de algodão?

Podemos dividir o cultivo do algodão nos seguintes passos:

  • cuidados com a área a rotação;
  • plantio;
  • correção do solo;
  • adubação;
  • escolha da semente;
  • espaçamento adequado;
  • época de plantio.

Vamos explicar melhor cada um desses pontos a seguir; com eles, você estará preparado para começar safras e evoluir para várias outras, até plantação de algodão colorido!

Área e rotação

Um dos principais fatores para o sucesso de uma lavoura de algodão é investir no plantio em áreas planas, pois elas facilitam os processos de drenagem e a mecanização.

Além disso, é essencial fazer a rotação de culturas na fase de pré-plantio, pois isso ajuda a melhorar a estruturação do solo, aumentando a capacidade de drenagem

Com o solo mais forte, consequentemente, os custos com pragas e doenças são reduzidos. 

É preciso estar atento às espécies; nessa rotação, é indicado que as espécies usadas sejam de fácil condução e que produzam um alto volume de matéria seca.

Esse cuidado é necessário porque as espécies erradas podem causar grandes prejuízos; um exemplo de espécie hospedeira que deve ser evitada são os nematoides.

Plantio da lavoura de algodão

Por serem muito sensíveis à competição, as plântulas da pluma devem ser plantadas em terrenos limpos, ou seja, sem a presença de espécies daninhas.

É preciso estar atento principalmente durante os primeiros 80 dias após a semeadura, pois os impactos no crescimento e na produtividade são grandes.

Por menor que seja a presença das daninhas, elas causam um grande prejuízo; assim, para garantir a qualidade do algodão, é indicado manter a área do plantio limpa durante todo o ciclo.

Caso seja necessário aplicar herbicidas, os melhores momentos para fazer isso sem ocasionar danos à lavoura são: pré-plantio, pré-emergência da cultura, pós-emergência da cultura e fase de dessecação.

Solo

Os solos médios e argilosos são os que contribuem para o melhor desempenho da cultura, devido à maior retenção de umidade. 

Além disso, aplicar boas práticas, por exemplo análises de solo, ajuda na otimização produtiva da lavoura.

Os solos escolhidos para plantar a cultura devem apresentar características físicas, químicas e biológicas favoráveis à lavoura de algodão. 

Caso haja alguma limitação física, a correção deverá ser realizada antes do plantio do algodão.

Semear em solos compactados e mal-drenados é um erro que deve ser evitado. E também deve-se evitar solos com limitações químicas ou biológicas.

O manejo deve ser realizado com base na necessidade de cada tipo de solo; o indicado é que a correção comece com pelo menos três meses de antecedência em relação à data do plantio.

Adubação

A adubação da safra pode ser feita em diferentes momentos para suprir as necessidades do algodão. 

A escolha de macro e micronutrientes acontece de acordo com as análises de solo que devem ser feitas previamente. 

No caso do nitrogênio, a indicação é baseada na produtividade esperada e no histórico da área.

Se for necessário, a adubação de cobertura pode ser realizada de forma única ou parcelada entre 30 e 35 dias após a emergência e entre 20 e 30 dias após a primeira adubação.

Escolha da semente

A escolha da semente pode influenciar diretamente a produtividade da cultura, e o melhor cenário é a opção por variedades que sejam resistentes a pragas e doenças.

A escolha deve ser feita por aquelas que tenham uma boa adaptabilidade na região do plantio, sempre priorizando a diversificação de variedades.

Recomenda-se que, antes da semeadura, seja feito um teste de emergência em um canteiro da propriedade para definir as melhores escolhas!

Espaçamento adequado

Sabemos que, quanto maior for o número de espécies em uma área, maior será a competição entre elas por água, luz e nutrientes. 

Desse modo, é fundamental determinar o espaçamento adequado para a produtividade da safra, seguindo estas recomendações:

  • para o algodoeiro, o indicado é que haja um espaçamento de 0,76 m a 0,90 m entre as fileiras;
  • para cultivos mais densos (10 plantas por m²), pode ser de 0,45 a 0,50 m;
  • para plantas com porte mais elevado, a densidade não deve ultrapassar 8 plantas por m².

Época de plantio da lavoura de algodão

O que define a melhor época de plantio de algodão no brasil é o zoneamento e o regime de chuvas regionais. 

Quando não há planejamento levando em consideração esses pontos, ocorrem perdas na produtividade.

É indicado o plantio do algodão em “época normal” ou “safrinha”, o que pode variar com o tipo de sistema adotado na propriedade.

  • A semeadura em época normal tem apenas uma safra por ano, mas o ponto positivo é que, nessa época, a produção costuma ter máxima produtividade.
  • A semeadura em safrinha, que ocorre após a colheita da soja, tem início normalmente em fevereiro.

Quanto rende uma plantação de algodão?

fruto do algodao flor selvagem
Fonte: Pixabay

É preciso estar atento aos rendimentos da lavoura de algodão; alguns dos fatores que atualmente afetam os custos dessa safra são a alta do dólar e as despesas com macronutrientes e fungicidas.

Para garantir uma boa rentabilidade nesse cenário, é fundamental o planejamento. Sabendo quais são os principais custos, é possível tomar decisões mais assertivas para otimizar os ganhos.

O algodão necessita de muitos cuidados e investimentos; assim, todo o processo produtivo deve ser analisado para fazer a diferença nos números finais de rendimento.

Por fim, uma dúvida comum que as pessoas têm para mensurar os rendimentos e previsões é: quanto tempo leva para o algodão produzir?

Em média, as plantas de algodão precisam 5,5 a 6,5 meses (de plantio) para produzir totalmente fibra; esse é o ciclo do algodão. É importante saber disso durante o planejamento!

Quais os principais desafios no plantio de algodão?

Existem alguns desafios na produção de algodão; entre eles, estão:

Pragas da lavoura de algodão

O algodão é alvo de algumas pragas, fungos e bactérias que devem ser combatidos para que a cultura se desenvolva bem. 

Para combater as principais pragas, são usadas algumas práticas comuns, como manejo integrado, inseticidas, cultivares geneticamente modificados, etc. Algumas das principais pragas são:

Lagartas desfolhadoras:

  • curuquerê-do-algodoeiro (Alabama argillacea);
  • lagarta cosmioides (Spodoptera cosmioides);
  • lagarta eridania (Spodoptera eridania);
  • lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens).

Elas se alimentam das folhas do algodão e atrapalham o processo de fotossíntese. Para combatê-las, é indicado o uso de inseticidas.

Ervas daninhas

As ervas daninhas também são inimigas que prejudicam a produção da lavoura de algodão.

Isso ocorre porque as plântulas do algodão ficam muito fracas caso tenham que dividir espaço com outras espécies.

Como mencionamos, o plantio em uma área limpa ajuda a evitar esse tipo de problema, especialmente durante a fase de crescimento.

A dica é se atentar aos primeiros 80 dias, assim você evita que plantas e ervas daninhas não atrapalhem o desenvolvimento das plumas. 

Colheita do algodão

A colheita de algodão costuma ser um desafio para algumas pessoas; ela deve ocorrer cerca de 6 meses após o plantio se o plantio tiver sido feito da forma correta. 

Nesse período, as cápsulas do algodão já estarão abertas e as fibras, expostas. Caso a colheita seja manual, ela deve ser feita em dias ensolarados. 

Desse modo, a luz solar e os raios UV vão nutrir as fibras e elas serão mais resistentes e maleáveis.

Perdas na colheita mecânica da lavoura de algodão

Caso a colheita seja mecânica, podem ocorrer algumas perdas, em razão dos mais variados fatores.

Alguns são: o ponto de maturação, as condições de colheita, máquinas, velocidade de colheita, tipo de máquina, solo, variedade e fatores climáticos.

Assim, podem ocorrer alguns erros no momento da colheita, e para que eles possam ser observados e corrigidos, é importante monitorar as perdas.

O monitoramento analisa a presença do algodão que se encontra no chão e algodão que permanece na planta após passagem da colhedora.

Uma dica importante é evitar a colheita em dias chuvosos, pois a água diminui a fibra de algodão, tanto no tamanho quanto na qualidade.

Comece sua lavoura de algodão

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a dar os primeiros passos para começar sua lavoura de algodão.

Não podemos deixar de mencionar um insumo muito importante para qualquer produção: o crédito. Ele vai te auxiliar a ter lavouras mais produtivas a longo prazo.

A TerraMagna pode te ajudar com isso! Atuamos com uma tecnologia de ponta que permite conceder crédito para distribuidores e produtores de forma mais rápida e com taxas mais justas!

Avaliamos o histórico do produtor, sua capacidade de produção e acompanhamos a lavoura através do monitoramento via satélite e outras tecnologias, do plantio até a colheita.
Quer saber mais?

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides