Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

nota de cem reais representando FIDC antecipacao de recebiveis

FIDC antecipação de recebíveis pode impulsionar o agronegócio

Hoje, o agronegócio é um dos setores que mais movimenta a economia do Brasil, além de contribuir com o PIB e promover novos postos de trabalho. Portanto, a antecipação de recebíveis FIDC potencializa ainda mais nossos resultados. 

Segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), estima-se que a participação do setor no total fique em torno de 25,5% em 2022.

Além disso, a título de curiosidade, estudos mais recentes da ONU indicam que a população mundial deverá atingir a marca de 9,8 bilhões de pessoas em 2050

Dessa forma, o volume total de alimentos a ser produzido no mundo deverá crescer em 70%

Portanto, fica ainda mais evidente o quão importante é que os produtores rurais tenham auxílios financeiros para continuar investindo em seus negócios e, claro, consigam produzir o suficiente para atender às principais demandas da população. 

Uma das melhores formas de assegurar esse direito é por meio da antecipação de recebíveis. Neste artigo, explicaremos melhor sobre como operar de maneira correta. Boa leitura!

Como funciona uma antecipação de recebíveis por meio do FIDC?

O produtor rural pode garantir dinheiro em caixa para investir em ampliações, insumos e tecnologias de precisão, por exemplo, por meio da antecipação de recebíveis usando o FIDC. 

Dessa forma, a empresa ou o produtor terá a oportunidade de transformar o dinheiro que só receberia no futuro em parcelas com valores possíveis de serem recebidos à vista.

Na prática, portanto, além de proporcionar mais prosperidade ao produtor, esse ciclo também beneficia a população com geração de emprego/renda e garante produtos de maior qualidade.

Só a agropecuária, por exemplo, foi responsável pela geração de mais de 40 mil empregos só nos primeiros dois meses de 2022, de acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério da Economia

Em suma, a antecipação de recebíveis é uma das melhores e mais eficientes escolhas, afinal, usa o dinheiro que já pertence à empresa, sem a necessidade de recorrer a empréstimos e financiamentos que, normalmente, cobram juros abusivos. 

Afinal, para o que serve o FIDC?

Estamos explicando sobre como utilizar o FIDC para antecipação de recebíveis, mas não é o suficiente sem que se entenda exatamente do que se trata. 

Então, o  Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), no caso do Fiagro, representa os recebíveis que dão lastro ao fundo referente a atividades agroindustriais

Para financiar a produção e manter a atividade operacional a pleno vapor, pode ser que, em algum momento, as empresas voltadas para o agronegócio necessitem antecipar seus recebíveis. 

Isso pode acontecer por dois grandes motivos. O primeiro, não é incomum o descasamento entre os prazos de recebimento da safra; o segundo, o de liquidação dos compromissos. 

Portanto, é justamente dessa forma que surgem os recebíveis do Fiagro-FIDC. 

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é interessante por se tratar de uma maneira mais simples que as empresas agro/produtores encontram para impulsionar o fluxo de caixa, ampliar a capacidade produtiva das lavouras e garantir o pagamento de seus investimentos. 

Tudo por assegurar um valor que ambos têm para receber no futuro. Por isso, caso a ideia seja ter poder aquisitivo para honrar com os novos investimentos, uma empresa/produtor vende a terceiros o seu direito a receber o valor devido por um cliente. 

Isso pode ser feito por meio de alguns direitos creditórios, como duplicatas, cheques, contratos, entre outros. 

Qual a relação entre FIDC e antecipação de recebíveis?

É importante mencionar que os FIDCs são aplicações financeiras reguladas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Já os direitos creditórios são títulos a receber, como explicamos acima. 

A empresa, portanto, toma posse dos direitos creditórios e, a partir desse momento, pode receber de seus devedores ao pagar à vista pelo crédito futuro (pode haver descontos). 

Uma das maneiras de angariar esses recursos para repassar ao seu negócio é por meio da securitização.

No processo de securitização, as contas a receber, também chamadas de recebíveis ou duplicatas, são convertidas em títulos líquidos.

Nada impede, por exemplo, de serem negociados no mercado de capitais. Dessa forma, os recursos poderão facilmente ser retirados de um fundo de investimentos

Esse mecanismo permite que os investidores apliquem seus recursos em fundos e recebam de volta conforme os devedores fazem seus pagamentos.

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis usando FIDC?

Tanto o investidor quanto as empresas podem encontrar diversos benefícios ao optar pelo FIDC para realizar a antecipação de recebíveis. Confira a seguir! 

FIDC para o investidor

Para os investidores que estão de olho no setor de agronegócio, um dos principais atrativos para ele, sem dúvidas, é o baixo risco

O FIDC é considerado um dos investimentos mais seguros e conservadores do mercado. Não por acaso! 

Ele garante rentabilidade fixa dos investimentos e às estruturas de cotas subordinadas/sênior; quem tem condições de pagar mais acaba por absorver a maior parte dos riscos.

Enquanto os cotistas seniores têm a preferência no recebimento de amortização e juros, os cotistas subordinados assumem mais riscos, por isso funcionam como uma espécie de garantia ou colateral para os demais investidores do fundo.

Além disso, caso haja inadimplência nas faturas geradoras dos direitos creditórios ou outras oscilações no mercado, os cotistas subordinados absorvem os impactos negativos. 

Por outro lado, uma vantagem é que também recebem um valor maior caso o fundo se valorize acima do previsto.

Outra vantagem interessante: investidores costumam valorizar a diversificação que o FIDC pode trazer às suas carteiras.

FIDC para as empresas

O FIDC também é vantajoso para as empresas originadoras. Portanto, acaba até sendo uma alternativa de financiamento para elas.

Devido ao fato de os direitos creditórios serem gerados a partir de vendas já realizadas pela originadora, a composição de um FIDC não vai acarretar novas dívidas. 

Além disso, a empresa agro pode optar por utilizar apenas parte dos seus recebíveis na operação.

No Brasil, são realizadas quatro modalidades de securitização, gerando direitos creditórios a partir de recebíveis como:

  • créditos financeiros
  • ativos empresariais
  • créditos imobiliários
  • créditos do agronegócio.

Mas as vantagens não param por aí! O FIDC ainda proporciona às empresas originadoras:

  • acesso a mercados de capitais mais amplos (nacionais ou internacionais);
  • liquidez, gerando caixa imediato para lidar com as despesas mais urgentes;
  • processo realizado por uma instituição financeira especializada e reconhecida pela CVM;
  • não envolve a contração de dívidas pela empresa originadora, ao contrário dos empréstimos bancários;
  • permite a oferta de crédito sem prejudicar a empresa originadora, que tem a possibilidade de receber os valores no mesmo mês em que uma venda é realizada, ajustando seu balanço.

Concluímos, portanto, que a antecipação de recebíveis pelo FIDC é uma das estratégias mais eficientes e seguras para agricultores e empresas agro. 

É uma forma de garantir o investimento em ativos para potencializar a produção agrícola. 

Além disso, ainda pode ser um incentivo para aumentar a competitividade no mercado, estimulado principalmente pelo avanço da tecnologia no campo

Mas é extremamente importante enfatizar a importância de realizar um controle financeiro e de fluxo de caixa à risca, para identificar quando essa alternativa vai trazer benefícios reais para o movimentar o negócio. 

TerraMagna: crédito justo e rápido

Por falar em garantia de novos investimentos, a TerraMagna oferece crédito rápido, fácil e sem burocracia para os agricultores rurais. 

Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar você a continuar impulsionando suas produções, trazendo resultados mais seguros e satisfatórios.

Além disso, caso tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o nosso blog e, claro, compartilhe com quem mais possa se interessar. Até a próxima! 

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides