Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

aparelho que captura imagens de satelite visto la do espaco com visao ao fundo da terra

Imagens de satélite: tecnologia aumenta a produtividade agrícola

O uso de imagens de satélite na agricultura é cada vez mais comum. Porém, por exigir um investimento em serviços e profissionais qualificados, muitos produtores deixam de investir nisso. 

As imagens de satélite contribuem para a manutenção da safra e tornam a detecção de problemas muito mais ágil. Mas esses são apenas alguns dos benefícios. 

Entenda, a seguir, como as imagens de satélite podem ser um divisor de águas para a sua produtividade agrícola e veja como implementar o sistema em sua plantação. 

Imagem de satélite contribui para o monitoramento

Imagens de satélite são todos os tipos de arquivos imagéticos captados por satélites que circulam ao redor da Terra. 

Essas imagens são captadas para diferentes fins, e um dos serviços mais utilizados é o acompanhamento da plantação e da agricultura

No Brasil, que é um país em que o agronegócio é bastante desenvolvido, as imagens de satélite já são muito utilizadas, principalmente para quem tem grandes plantações de soja e milho. 

A partir das imagens de satélite, o produtor consegue observar mudanças na plantação, assim como detectar problemas de pragas e até na saúde do ecossistema da região, observando matas, por exemplo. 

As imagens de satélites também podem ser utilizadas pela agricultura familiar e de produtos de consumo direto, pois conseguem ajudar no monitoramento da plantação e seu desenvolvimento. 

Como funciona a tecnologia de imagens de satélites

O uso de imagens de satélites é cada vez mais comum em todo o mundo e é relativamente simples de entender. 

Basicamente, os satélites que orbitam o planeta Terra contam com sensores que registram frequências da Terra e as armazenam. 

Porém, essa imagem não tem a definição que conhecemos no cotidiano, sendo necessárias ainda outras frequências do espectro não visível para que seja transformada em uma “foto”.

Depois de todas as informações de frequências reunidas, os computadores dos satélites transformam essas frequências em imagens. 

Assim, são utilizados dois tipos de sensores para obtenção dessas imagens: 

  • Ativos: transmitem frequências e medem a energia refletida pela Terra. 
  • Passivos: medem as radiações refletidas ou emitidas pelos objetos, no caso, a superfície do planeta. 

A partir disso, é feito o chamado geoprocessamento, quando o computador dos satélites transforma os dados de ondas em imagens de fato. 

Os satélites utilizados

Na órbita da Terra, existem dois satélites com o objetivo de formar as imagens da superfície do planeta, armazenando, compilando e transformando esses dados. 

Os satélites Sentinel-2A e Sentinel-2B fazem parte disso e, para conseguirem informações e imagens cada vez melhores, contam com uma quantidade de bandas bem grande, captando diferentes comprimentos de onda. 

Por captar diferentes ondas do espectro, conseguem formar imagens e obter dados diversos, desde as imagens em si até índices de radiação, por exemplo. 

A partir disso, é possível criar imagens de:

  • vegetações;
  • diferentes tipos de solo;
  • umidade do local;
  • rios, bacias e áreas costeiras. 

Na prática 

Para dar um exemplo mais prático, um dos índices que podem ser observados com imagens de satélite é o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NVDI). 

A partir dos dados das ondas captadas pelos satélites e das imagens formadas, é possível analisar as condições da vegetação no campo. 

Isso é feito pelas análises das colorações. Uma vez que cada cor possui uma onda diferente, o satélite consegue trazer uma maior precisão nessa análise, além de proporcionar imagens comparativas para um entendimento mais amplo. 

Com isso, é possível definir, por exemplo, a densidade vegetativa de uma plantação; quanto mais densa, maior a produtividade. 

Quando a densidade não atinge os números ideais, pode haver problemas com o solo ou presença de pragas

Além disso, esse índice também mostra a variabilidade de biomassa e indica melhores momentos para plantio, pulverização e até manejo. 

Ou seja, o NDVI é um índice bastante completo que só pode ser feito a partir das imagens de satélite, sendo essencial para que muitos agricultores tenham um maior controle sobre suas safras. 

5 benefícios de usar imagens de satélite

Usar imagens de satélite para monitoramento da lavoura traz inúmeros benefícios para a produção. Consequentemente, é possível melhorar a produtividade, combater problemas com mais rapidez e cuidar melhor da safra. 

Acompanhe alguns dos benefícios do uso de imagens de satélite para a agricultura!

Identificar falhas e deficiências nutricionais logo após o plantio

Um dos usos mais comuns das imagens de satélites é para o momento pós-plantio, quando é possível perceber falhas no desenvolvimento caso haja algum problema. 

A partir dessas imagens, é possível perceber pragas ou doenças na plantação, que podem ser combatidas desde o início para que não haja perda de produtividade. 

Acompanhamento do desenvolvimento da plantação

Um dos maiores benefícios da utilização de imagens de satélite na agricultura é o acompanhamento do desenvolvimento da plantação durante a safra.

O agricultor que tem um vasto espaço para plantação ou conta com mais de uma cultura em suas terras consegue ter uma visão muito melhor do andamento da safra a partir das imagens de satélite. 

Isso porque, mesmo com o acompanhamento pessoal, nem sempre é possível notar as diferenças nas densidades de plantação, por exemplo, o que faz toda a diferença para a produtividade final. 

Análise de histórico de imagens 

Da mesma maneira, as imagens de satélite da plantação conseguem formar um histórico do desenvolvimento da safra, sendo possível compará-las com imagens anteriores. 

Com isso, é possível identificar problemas como solo infértil, surgimento de pragas, problemas de umidade ou seca excessiva, entre outros.

Também é possível utilizar esses dados para ver se as práticas adotadas na safra atual trouxeram mais resultados pela densidade de plantação ou se os investimentos em melhorias estão trazendo retorno. 

Checagem e estimativa de produtividade 

Como vimos, o NDVI é um dos índices mais utilizados a partir das imagens de satélite, pois mostra a densidade da plantação, indicando diretamente a produtividade daquela região. 

Com isso, durante o desenvolvimento da safra, já é possível estimar qual vai ser sua produtividade e, assim, ter dados mais concretos do que esperar para o momento da colheita e da venda. 

Só a possibilidade de conseguir se preparar melhor já contribui para uma negociação mais justa e evita desperdícios e perda financeira. 

Monitoramento da vegetação natural por imagens de satélite

Outro ponto bastante interessante é o acompanhamento da vegetação natural das terras. 

Muitas vezes, o agricultor foca o monitoramento da plantação, mas acaba deixando de lado a atenção com sua área de vegetação natural. 

Com as imagens de satélite, é possível acompanhar também a vegetação natural, avaliar possíveis problemas com a região e entender como esse ecossistema está agindo na plantação. 

Como utilizar imagens de satélite na agricultura

As imagens de satélite, de maneira geral, podem ser acompanhadas a partir de softwares específicos para isso; existem opções gratuitas e pagas. 

No caso da agricultura, apenas as imagens ajudam, mas podem não dar todas as informações necessárias para o produtor. 

Atualmente existem diversas empresas que oferecem o serviço de imagens de satélite pensando em melhorias da produtividade agrícola. 

O grande diferencial dessas empresas é oferecer mais do que apenas a imagem, mostrando índices de desenvolvimento da safra, indicando locais que exigem atenção do agricultor e quais regiões podem ser melhoradas. 

Algumas empresas também contam com profissionais qualificados que conseguem fazer um relatório completo das mudanças locais, dando ao agricultor uma visão muito mais abrangente de como está indo sua plantação. 

Outro ponto importante é o armazenamento desses dados, que também tem um custo ao agricultor; porém, manter as informações com a empresa que presta o serviço tem maior custo-benefício. 

Por isso, pagar pelo serviço de empresas de imagens de satélites vai além de ter boas fotos da plantação e pode ajudar, na verdade, a desenvolvê-la muito melhor. 

Para escolher a melhor empresa é interessante considerar o satélite utilizado, quais tipos de informações processam, a presença ou não de um especialista e a possibilidade de armazenamento e acompanhamento de histórico a longo prazo. 

Investimento em tecnologia e imagens de satélite

Com o avanço das tecnologias, surgem cada vez mais ferramentas a serem utilizadas em todos os mercados, incluindo o agronegócio. 

Essas tecnologias são utilizadas principalmente para automatizar processos no campo e contribuir para uma praticidade e produtividade muito maiores para o produtor. 

Por isso, o agricultor que deixa de investir em novidades tecnológicas pode acabar perdendo dinheiro a longo prazo, pois mantém sua produtividade enquanto seus concorrentes aceleram cada vez mais a produção. 

Investir em serviços de imagens de satélite traz diferentes benefícios, como vimos, mas é preciso ter organização financeira para conseguir manter esse serviço. 

Se quer investir nesse tipo de facilidade, mas não quer comprometer o financeiro da produção, uma opção cada vez mais comum é o uso do crédito agro, que tem condições específicas para o agronegócio. 

Fale com nossos especialistas e entenda como o crédito pode ajudar você a transformar a produção da sua safra!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides