Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

agricultor em uma lavoura jovem ao por do sol para agricultura 5.0

Agricultura 5.0: como pode ser benéfica para o agronegócio

Não é de hoje que temos notado diversos avanços tecnológicos nos campos. Hoje, a agricultura 5.0, sem dúvidas, chegou para transformar ainda mais a maneira como o produtor interage com suas atividades. 

Esse modelo de agricultura é baseado principalmente nos recursos proporcionados pela tecnologia. Apesar dos inúmeros desafios, a transformação digital veio para ficar e revolucionar as técnicas agrícolas.

O Brasil é considerado um dos países com grande potencial de ampliar o uso de tecnologias digitais no planejamento da produção, manutenção da lavoura, compra de insumos e, claro, facilitar o acesso ao mercado, à logística e ao transporte. 

Ao menos é o que revela pesquisa realizada em 2020 por Embrapa, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Nela, consta que 84% dos agricultores brasileiros utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio à produção agrícola. Agora, o que mais chama atenção é o uso da internet. 

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 70% dos entrevistados contaram que usam esse recurso para atividades relacionadas à produção e 57,5% utilizam as redes sociais para obter ou divulgar informações da propriedade e da produção.

Então, já que os dados estão aí para confirmar a relevância da agricultura 5.0, é sobre isso que conversaremos neste artigo. Boa leitura!

O que é a agricultura 5.0? 

agricultor olhando a acao de drone em meio a lavoura
Fonte: Pixabay

A agricultura 5.0 é a produção agrícola baseada no uso de big data (um conjunto de dados gerados pelo rastreio de informações do usuário no ambiente digital) e inteligência artificial (capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos: aprender, perceber e decidir). 

O principal objetivo é atingir alta precisão e performance nos campos, trazendo melhores resultados para o agricultor. Mas para que isso seja possível, é importante contar com recursos como: 

  • Análise de solo georreferenciada;
  • Mapeamento via satélites;
  • Uso de drones;
  • Agricultura de precisão;
  • Maquinário autônomo.

Vale lembrar que a agricultura 5.0 não necessariamente está relacionada apenas ao uso de ferramentas digitais de última geração. 

Hoje, é uma aliada importante para auxiliar durante o processo de tomada de decisão, que pode estar a cargo de sistemas autônomos e máquinas inteligentes. 

Por isso, é indispensável uma boa análise estatística e probabilística. Logo, a coleta, o armazenamento e o processamento de dados são etapas que não podem ser deixadas de lado.  

A partir delas, será possível alcançar os 4 principais pilares estabelecidos pela Agricultura 5.0. 

Quais são os 4 principais pilares?

Confira a seguir os 4 principais pilares inerentes à agricultura 5.0.

1. Melhora da produtividade

Esse é um dos principais objetivos, por sinal. Está presente desde o começo da agricultura. A ideia do aumento da produtividade é justamente permitir que mais pessoas continuem sendo alimentadas. 

Apenas a título de curiosidade, a produção de alimentos terá de aumentar até 70%, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Além disso, como mencionamos, já existem tecnologias que podem ser amplamente utilizadas na agricultura para impulsionar a produção e fornecer detalhes sobre a plantação. 

2. Segurança alimentar

A agricultura 5.0 é, basicamente, pensada para atender às principais necessidades do futuro também. Por isso, estão incluídos aspectos sociais e políticos a fim de assegurar alimentação para todos. 

Segundo a Unesco, 10% da população mundial passa fome, ou seja, não tem acesso ao básico para viver de forma digna. Um dos objetivos, portanto, é reduzir ao máximo essa situação. 

3. Reduzir o desperdício

De acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos 2021, 931 milhões de toneladas de alimentos em 2019 foram para o lixo de residências, varejo, restaurantes e outros serviços alimentares.

Por isso, a agricultura 5.0 visa encontrar melhores maneiras de conservação, armazenamento e transporte de alimentos, a fim de reduzir significativamente o desperdício. 

Essa redução se tornará viável com o uso de inteligência artificial, robôs, técnicas e métodos de cultivo e colheita avançados. 

4. Alimentação saudável e menor impacto ambiental

Por último, a promoção de uma alimentação mais saudável e consumo consciente, a fim de reduzir os danos ambientais. 

Atualmente, 25% da população mundial carece de micronutrientes, podendo estar sub ou superalimentadas. 

Quais são suas principais características?

A agricultura 4.0 passou por transformações e, hoje, é conhecida como agricultura 5.0. 

Qual é a diferença entre uma e outra? A 5.0 aproveitou os principais recursos desenvolvidos no último período, agindo de maneira mais assertiva em pontos específicos do negócio. 

Na prática, podemos notar melhoras na forma como os defensivos e fertilizantes são aplicados na lavoura e, também, resolução de problemas específicos e biológicos das culturas. 

Portanto, seu principal objetivo é aperfeiçoar as inúmeras soluções já existentes com o auxílio da robótica, da inteligência artificial e da automação.

Desse modo, o produtor poderá usar seus conhecimentos e direcionar sua energia para modernizar suas técnicas e avançar suas produções. 

Como e quando surgiu a agricultura 5.0?

O conceito de agricultura 5.0 surgiu no Japão, com base nos conceitos de sociedade 5.0. A ideia principal era planejar o desenvolvimento tecnológico voltado para promoção de saúde, bem-estar humano e preservação do meio ambiente. 

A sociedade 5.0 tem como principais premissas: qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade. Apesar de contemplarem diversos aspectos da humanidade e questões econômicas, também estão relacionadas à produção de alimentos. 

A ideia é trazer uma “pegada ecológica” para a agropecuária, reduzindo a degradação dos ecossistemas, emissão de carbono e riscos à saúde (humana e animal). 

Por isso, foi tão importante trazer o tema à tona e debatê-lo constantemente, tornando-se prioridade a forma como os alimentos serão produzidos no futuro. 

De acordo com previsões da ONU, o mundo deverá comportar mais de 10 bilhões de pessoas espalhadas por todos os continentes até 2100. 

Isso quer dizer que a produção de alimentos precisa ser eficiente, para garantir alimentação para todos e colaborar com a preservação ambiental para as próximas gerações. 

Portanto, o agronegócio deverá continuar empregando evoluções tecnológicas e biotecnológicas que aumentem a produção em áreas menores, sem precisar aumentar o uso de insumos. 

Quais os principais desafios da agricultura 5.0?

Logo no início deste artigo, mencionamos que existem desafios a serem superados. Hoje, produtores rurais e prestadores de serviço listam:

  • acesso à internet, falta de boa conexão;
  • recursos para investimento em equipamentos 
  • recursos para investimento em mão de obra qualificada e especializada. 

Essas são dificuldades que precisam ser transpassadas para que o uso da tecnologia digital esteja de fato presente no campo. 

Quais são as 5 principais tecnologias usadas da agricultura na atualidade?

Desde a criação do GPS, por exemplo, há diversas tecnologias que podem ser usadas na agricultura 5.0. A seguir, listamos alguns serviços e produtos que já estão trazendo otimizações.

Sensores de linha

Os sensores de linha são acoplados às semeadoras, para gerar mapas de plantio em tempo real e ainda informar a porcentagem de uniformidade, linhas duplas e falhas.

Sistemas distribuidores de sementes

Quando são feitas mudanças nos sistemas distribuidores, o agricultor poderá notar melhor uniformidade de distribuição de sementes, além da possibilidade de trabalhar com mais de um híbrido ao mesmo tempo.

Sistemas de linhas independentes

Os sistemas de linhas independentes são ótimos para ajudar na correção do remonte nas cabeceiras e arremates da lavoura

Existe certa expectativa em aplicá-los durante a distribuição de adubo também para reduzir gastos desnecessários com sementes e insumos. 

Regulador de pressão das linhas

Já o regulador de pressão das linhas é mais fácil de ser encontrado fora do Brasil. O objetivo é trocar as molas de pressão das semeadoras por um sistema pneumático. 

Esse sistema garantirá a regulagem automática da pressão das linhas exercida sob o solo, variando de acordo com as condições do solo e cultura.

O que é agricultura 5.0 e 4.0?

É absolutamente normal tentar entender quais são as mudanças que diferem a agricultura 4.0 da 5.0. Adiantamos, porém, que não se trata de movimentos opostos. 

Na prática, a agricultura 5.0 é a evolução da 4.0. Enquanto a 4.0 tem o objetivo de aumentar a gama de recursos tecnológicos para alavancar a agricultura, a 5.0 busca agir de maneira mais focada. 

Além disso, ela ainda utiliza toda a base inicial tecnológica e os dados que compõem a atuação agrícola atual, para que os processos sejam mais eficientes e assertivos.  

O foco, portanto, é por meio de uma perspectiva mais “micro”. Quando falamos sobre agricultura de precisão, por exemplo, esse é um dos termos que melhor diferencia uma revolução da outra.

Com a agricultura 5.0, o objetivo é customizar o cultivo das plantações, a fim de que todas as necessidades sejam atendidas e os problemas consigam ser resolvidos em tempo real. 

Para que isso seja possível, é indispensável o auxílio de soluções robóticas, inteligentes e automatizadas.

Desse modo, o agricultor poderá acompanhar o que está acontecendo em sua lavoura apenas controlando um dashboard. Vale apenas ressaltar que deve ser considerado todas as particularidades dos terrenos antes de tomar uma decisão. 

Além disso, a agricultura 5.0 vem justamente para trazer mais otimização e resultados agrícolas. Isso é feito a partir de levantamento de dados georreferenciados. 

Esses dados podem fazer uma análise minuciosa de todas as características de um terreno, auxiliando em todas as etapas de planejamento de plantação. 

Não menos importante, temos a sustentabilidade. O mundo está mais atento e trazendo pautas relevantes sobre o tema, e a agricultura não ficaria de fora. 

Como produzir reduzindo riscos? As respostas surgem diariamente, à medida que avançamos em técnicas mais elaboradas e seguras. 

Como pode ser notado, a agricultura 5.0 pode trazer inúmeros benefícios não só para o agricultor, o agronegócio como também ao meio ambiente, como produzir, manter lucros, utilizar menos insumos e aumentar a produtividade.

TerraMagna: se você precisa de crédito agrícola, temos a solução com a Agricultura 5.0

A TerraMagna está sempre ao lado do agricultor. Até neste artigo foi possível entender a importância de investir em tecnologia de ponta, mão de obra capacitada e insumos agrícolas.

Por isso, oferecemos crédito rápido, fácil e sem burocracia.

Falar com nossos especialistas!

Além disso, caso tenha gostado desse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog e compartilhe com quem mais possa se interessar. Até a próxima! 

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides