A Moderfrota, sigla para Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras, é um programa de financiamento de máquinas e implementos agrícolas, administrado atualmente pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O programa, um dos mais concorridos do plano safra, apresenta juros, prazos e carências acessíveis ao produtor agrícola brasileiro, facilitando, assim, a sua aquisição de máquinas, equipamentos e outros implementos fundamentais para a lida do campo.
Relacionado: Receba um e-book completo sobre financiamento rural aqui!
A TerraMagna, através deste artigo, apresenta os requisitos, principais condições e como você pode conseguir seu financiamento por meio do programa.
Ficou interessado? Continue a leitura!
Condições de crédito rural que cabem no seu bolso? Distribuidor de insumos, não deixe de conferir as opções que a TerraMagna oferece para você!
Índice de conteúdo
ToggleConhecendo o Moderfrota
Nas últimas décadas, o cenário agrícola no país mudou de forma radical. Além de apresentar crescimento, o setor passou por diversas transformações, principalmente em relação à modernização e à mecanização agrícola.
Contudo, para acompanhar toda a modernização do campo, são necessários altos investimentos. E para altos investimentos, é preciso planejamento e apoio de instituições financeiras. Portanto, muitas vezes, essa modernização é um grande desafio para o produtor.
Surge aí o Moderfrota.
Como salientamos no começo do nosso artigo, o Moderfrota é um programa de crédito rural que tem como objetivo financiar a aquisição de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas, podendo ser acessado por produtores rurais e cooperativas agrícolas.
Entre as principais aquisições, estão:
- Semeadoras;
- Colheitadeiras;
- Plantadeiras;
- Pulverizadores;
- Implementos de todo tipo;
- Algodoeiras;
- Arados;
- Tratores.
Entre outros.
Saiba mais: Produtor, você sabe o que é custeio rural?
Assim, com o Moderfrota, o produtor rural tem acesso a diversos tipos de financiamentos, podendo adquirir, de forma isolada, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.
Criado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) através da Resolução 2.699 de 24/02/2000, o Moderfrota é financiado pelo BNDES e pela Finame Rural (Agência de Financiamento Industrial).
Plano Safra: o que é e como se relaciona com o Moderfrota
O Moderfrota é uma das linhas de concessão de crédito do Plano Safra. Mas, afinal, o que é o Plano Safra?
O Plano Safra foi criado em 2003, com o objetivo principal de fomentar o agronegócio brasileiro. Dessa forma, todos os anos, o governo federal destina parte das verbas arrecadas para investimento ou custeio de atividades agrícolas.
São diversas linhas de crédito, que visam, principalmente, beneficiar pequenos e médios produtores, além da atenção especial a cooperativas e à agricultura familiar. As taxas de juros variam de acordo com a atividade exercida.
Como dissemos, o Moderfrota é uma dessas linhas. Nele, não há limites de valores de financiamento. Os beneficiários podem adquirir tudo o que precisarem em relação a maquinário para sua atividade no campo.
Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre o plano safra 22/23
Afinal, como funciona o Moderfrota?
Antes de entendermos como funciona o Moderfrota, vamos primeiramente entender quais são os principais tipos de crédito rural e em qual deles esse programa se encaixa.
Atualmente, existem 4 modalidades de crédito para o agronegócio. São elas:
- Crédito de comercialização: é o crédito que viabiliza as cooperativas e os produtores rurais na comercialização de seus produtos no mercado, principalmente relacionado ao armazenamento e à estocagem desses produtos.
- Crédito de investimento: aplicado na aquisição de bens e serviços que têm benefício duradouro. O maior exemplo são máquinas e implementos agrícolas.
- Créditos de custeio: acompanha o produtor rural em todo o seu processo produtivo, desde o plantio até a colheita. Entre as principais atividades beneficiadas neste período, estão a compra de insumos e animais, por exemplo.
- Créditos de industrialização: como o próprio nome já diz, auxilia na industrialização de produtos agropecuários, englobando custos com equipamento e infraestrutura destinada a esse fim.
Assim, analisando as modalidades, percebemos que o Moderfrota se encaixa na linha de crédito de investimento.
A linha de crédito do Moderfrota pode ser acessada por produtores e cooperativas que possuem receita de até 45 milhões de reais. No Moderfrota 2022, o montante destinado ao programa foi de 94,6 bilhões de reais.
Para o Moderfrota 22/23 foram disponibilizados mais de 341 bilhões de reais em recursos (Plano Safra).
Para o produtor obter a linha de crédito do programa, é preciso seguir alguns passos. E eles estão na lista abaixo:
- 1º PASSO: buscar uma instituição financeira que ajude na aptidão do crédito e que envie a proposta e documentação necessária para aquisição do crédito.
- 2° PASSO: elaboração do projeto de crédito com um especialista, sempre apresentando ao banco todos os tópicos a serem considerados no financiamento.
- 3º PASSO: apresentação final das propostas, com posterior assinatura de um profissional habilitado.
- 4° PASSO: liberação do crédito e execução do projeto previamente estabelecido.
Vale lembrar que o prazo para recebimento do crédito pode ser de 10 a 30 dias. Após a liberação, é preciso que tudo seja executado de acordo com o projeto técnico.
Relacionado: Quais os reais objetivos do crédito rural?
O financiamento pode ser realizado por qualquer instituição financeira, tanto oficiais quanto privadas, incluindo, por exemplo, Moderfrota Sicredi, Moderfrota Sicoob, Moderfrota BB (Banco do Brasil) e Moderfrota (Caixa Econômica Federal).
Em cada uma dessas instituições, você pode simular seu crédito (Moderfrota simulador).
Lembrando que as garantias de financiamento são de livre negociação entre a instituição financeira e a unidade beneficiária do financiamento, observando sempre todas as normas pertinentes ao Conselho Monetário Nacional.
Não há limite de valor no financiamento, e o programa ainda abre a possibilidade de mais de um crédito para o mesmo cliente por Ano-Safra, desde que seja comprovada sua capacidade de pagamento.
Moderfrota 2022/2023
Para o período de 2022/2023, foram destinados mais de 10,16 bilhões de reais para o Moderfrota. A taxa de juros chega a 12,5% ao ano (Moderfrota taxa), e o prazo de pagamento é de 7 anos. Tudo isso de acordo com o fluxo de receitas do produtor beneficiado com o crédito.
A primeira parcela deve ocorrer em até 14 meses após a contratação, com uma tarifa de 0,5% do valor total financiado. Vale lembrar que o seguro rural é obrigatório para os bens que forem objetos de financiamento.
Relacionado: Saiba tudo sobre o desempenho operacional do crédito rural
Por fim, quando estamos falando de Moderfrota, não podemos deixar de citar a Moderagro, outro programa que envolve linhas de crédito e modernização do agronegócio.
Moderagro: programa de modernização da agricultura
O Moderagro (Programa de Modernização da Agricultura e Conservação de Recursos Naturais) é um programa que visa conceder apoio a produtores para construção e ampliação de instalações para guardar máquinas e implementos agrícolas.
O bom armazenamento de máquinas agrícolas garante a sua vida útil, protegendo-as de estresses climáticos, por exemplo, quando não estiverem sendo utilizadas. Vale salientar que ele se estende também a outras finalidades, como a animal.
Entre os principais objetos financiáveis, estão:
- Construção, instalação e modernização de benfeitorias;
- Implantação de frigoríficos;
- Aquisição de máquinas, motores e implementos agrícolas;
- Acondicionamento de fertilizantes, corretivos, defensivos agrícolas, sementes, etc.;
- Investimentos para alimentação, suprimentos de água e tratamento de dejetos de origem animal;
- Aquisição de matrizes bovinas ou bubalinas.
Importância do Moderfrota para a agricultura brasileira
Não podemos negar: toda a dinâmica e eficiência do agronegócio brasileiro gira em torno da viabilização do crédito para o setor. Diante disso, é preciso que se exaltem programas como o Moderfrota.
Por meio dele, a agricultura brasileira atingiu níveis e eficiência nunca vistos anteriormente. A evolução das máquinas agrícolas ao longo do tempo também deu um gás a todo o crescimento, além de força para enfrentar os próximos anos.
A expansão agrícola gera empregos e estimula a economia. E seu impacto não é apenas no campo; ela atinge também outros setores como o comércio, a indústria e serviços no geral.
Apesar de a mecanização do campo ser muito associada à substituição do trabalho humano, seu serviço jamais substituirá a pessoa do trabalhador.
Saiba mais: Produtor agrícola, você já ouviu falar sobre a AgroHub?
O mercado, inclusive, está cada vez mais exigente com a qualidade de vida, priorizando produtos e processos produtivos que estejam de acordo com a saúde e o bem-estar do trabalhador.
Conclusão
Ao longo deste artigo, nós explicamos o que é o Moderfrota, como ele funciona, como conseguir o crédito e muitas outras informações. De forma geral, trata-se de um resumo completo do que você precisa saber sobre o programa.
Apresentamos também como a tecnologia e a mecanização rural têm impacto positivo no agronegócio brasileiro, e como linhas de crédito contribuem para deixar o setor em crescimento.
Além disso, vimos o seu impacto nos principais setores ligados à agricultura e à pecuária e como ele tem ajudado a escalar e aumentar a produtividade.
Para continuar a avançar, o agronegócio precisa de investimentos e os produtores rurais precisam de mais crédito para melhorar o plantio e a criação de animais. Para isso, eles podem contar conosco, a TerraMagna.
Nós facilitamos a burocracia e trazemos uma experiência simples e segura para o dia a dia no campo por meio do crédito rural.
Quer saber como funciona?