agricultor em meio a lavoura com elementos de inovacao representando o agrohub

AgroHub: a nova era do agronegócio

O AgroHub Brasil foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que reúne informações de tecnologia, inovações e empresas do mercado.

O programa mostra a importância da tecnologia no agronegócio.

O objetivo é facilitar o dia a dia no campo, conhecendo, pesquisando e trocando experiências sobre lançamentos de tecnologia e inovação no setor.

Isso faz com que o homem do campo se atualize e, com o auxílio de novas ferramentas destinadas ao setor produtivo, impulsione o desenvolvimento da agricultura.

O portal AgroHub já está no ar, no site do Ministério da Agricultura, e reúne todas as startups nacionais ligadas ao agro e à agroindústria.

Também é possível encontrar nele opções de crédito e acesso a mercados nacionais e internacionais. Para entender mais sobre o assunto, continue lendo o artigo.

O que é AgroHub?

Antes de falarmos sobre as funcionalidades da plataforma do MAPA, é importante entender o que é AgroHub.

É um meio de o agricultor ter um espaço virtual com informações de inovação e iniciativas do ecossistema no mercado em um único lugar.

Muitas pessoas serão beneficiadas pelo programa, como produtores rurais, instituições de pesquisa, universidades, empresas privadas, investidores públicos ou privados; o intuito é incluir o produtor em ambientes de inovação.

Funções do AgroHub Brasil

O portal reúne ferramentas que ajudam o agricultor na modernização da sua lavoura; algumas delas são listadas a seguir:

Ambientes de inovação

Ambientes de inovação são espaços que estimulam novidades. Na plataforma, é possível obter informações sobre cada ambiente de inovação e uma lista com o nome das empresas que possuem tal objetivo. Os ambientes apresentados pelo portal são: 

  • Hubs (Central);
  • Incubadoras; 
  • Aceleradoras;
  • Smart farm lab (Laboratório de fazenda inteligente);  
  • Parques tecnológicos.

Agrohub – Startups

As startups atuam na temática agropecuária, conhecidas como agtechs ou agritechs. São empresas nascentes de base tecnológica com objetivo central de desenvolver soluções.

Elas também aprimoram um modelo de negócio no setor agropecuário com escala e com soluções baseadas em tecnologias digitais. O portal fornece alguns estudos e o mapeamento das startups que atuam no Brasil.

Ecossistemas de inovação

São ambientes de determinado local e contribuem entre si para a sobrevivência de empresas, empreendedores, órgãos públicos, universidades, fundações e a sociedade, em que todos trabalham juntos para favorecer o crescimento.

Para isso, investem em equipes com capacidade de cooperar com a própria empresa ou com as demais. Esses ambientes colaborativos buscam sempre os melhores resultados.

Foram implementados procedimentos de apoio aos ecossistemas regionais de inovação, e o Ministério disponibiliza vários instrumentos de apoio a esses processos.

Na plataforma, é possível encontrar ecossistemas que trabalham para a construção de inovação agropecuária.

Iniciativas de inovação

As iniciativas de inovação movimentam o ecossistema de inovação, proporcionando cooperação de todos os envolvidos. 

Isso pode ocorrer por meio de iniciativas como o Hackathon, desafios de startups, editais e as famosas chamadas, em que a inovação se movimenta e acontece.

O objetivo é dar visibilidade às iniciativas de inovação do agronegócio no país, principalmente nas que são realizadas pelo MAPA, pela Embrapa e outras focadas no setor. Como exemplo, temos:

  • O desafio Agronordeste Digital;
  • A chamada para a Cacau Conecta AgTechs 2022;
  • A Smart Farm Agro BIT Mapa Conecta;
  • Seleção Pública Food Techs (MAPA/FNDCT/MCT/FINEP);
  • Desafio de Perda de Alimentos;
  • O Agrifutura 2022.

Agrohub – Universidades e ICTs

São ambientes totalmente voltados para pesquisas e desenvolvimento do agronegócio. Neles, é possível ter acesso a todas as Instituições de Ensino Superior ou Institutos de Ciências e Tecnologia que atuam na área do agronegócio no país.

Produtores rurais

O setor é especialmente elaborado para o produtor rural, com temas relacionados ao agronegócio, e também para quem deseja ter um pouco mais de conhecimento sobre as tecnologias de inovação no agro. Nessa sessão, é possível encontrar assuntos sobre:

  • Suporte à irrigação;
  • Tipos de tecnologia para cultivo protegido;
  • Tratores autônomos;
  • Utilização de drones nas lavouras;
  • Sensores digitais nas lavouras;
  • Apps para smartphones e tablets;
  • Tecnologias para agricultura de precisão;
  • Avanço da conectividade no campo;
  • Suporte meteorológico para agricultores e pecuaristas;
  • ID AGRO;
  • App SNCR.

Financiamento e fomento

Esta seção possui listas com linhas de apoio a startups, tanto públicas – como BNDES e FINEP – quanto privadas.

Nas linhas não reembolsáveis, encontramos dados sobre parcerias via ICTI, incentivos fiscais, FINEP, Sebrae, MCTIC/FINEP, BNDES, CNPq e FAPs.

Já nas listas de linhas de empréstimos reembolsáveis, temos informações de crédito sobre BNDES, FINEP, agências estaduais de fomento, bancos estaduais e bancos federais.

Calendário

Nesta página, são compartilhadas datas de eventos agtechs como:

Hackathon E-AGRO: abordou o tema sustentabilidade e digitalização no campo; ele teve início em 3 de outubro e foi até 2 de novembro em Salvador/BA.

Smart Farm MAPA CONECTA: o evento ocorreu no Parque de Exposições Governador Ney Braga, Londrina/PR, nos dias 8 e 9 de novembro de 2022.

AgTech Day o retorno: vai ocorrer no dia 17 de novembro de 2022 em Piracicaba/SP

Desafio agronordeste digital: acontecerá no dia 22 de dezembro de 2022, no SENAI/FIEP (PB).

Cacau conecta agtechs 2022: tem início dia 16 de dezembro e vai até dia 18, no Festival Chocolat, em São Paulo/SP.

Na seção calendário, é possível obter mais detalhes e informações sobre esses e outros eventos, como INOVA AVI 2022, INOVA PORK 2022, PROGRAMA INOVA 2022, SOJA OPEN INNOVATION.

Notícias, publicações e vídeos

Por fim, há a aba de notícias, vídeos e publicações, local em que são compartilhados os assuntos e as novidades sobre o mundo do agronegócio.

AgroHub CNPJ: exemplos

O AgroHub é um de software de gestão de fazendas com funções gratuitas que visam melhorar e agilizar as rotinas no campo, na pecuária e na agricultura. 

É possível realizar o apontamento das operações por safras, registrar as operações realizadas no campo e registrar compras, vendas, colheitas entre outras atividades em tempo real, através do smartphone.

Se você quer ter acesso a mais informações, basta acessar o agrohub login e se cadastrar.

Agrohub – Exagro

É uma hub de consultoria e estratégia agropecuária, que tem como objetivo auxiliar no planejamento estratégico financeiro dos recursos disponíveis e na produção da propriedade rural, desde compra e venda, cronograma, evolução e plano sobre tecnologias e metodologias.

A Exagro possui uma metodologia chamada de benchmarking exagro, que possibilita tomadas de decisões mais assertivas, com análise de concorrentes e de empresas que são referência no mercado.

Com ela, os produtores têm acesso a alguns parâmetros e indicadores de empresas que atuam no ramo da pecuária de corte, possibilitando a análise do mercado atual com o resultado da sua fazenda.

Através do benchmark, o produtor pode analisar pontos a serem melhorados na sua propriedade e compartilhar com as outras fazendas os resultados como cases e, assim, acelerar as melhorias nas propriedades.

Agrohub – Hub do agro Goiânia

A Conexa foi inaugurada em Goiânia (GO), com 600 m², e tem o objetivo de incubar startups com foco em tecnologia, informação e gestão do agronegócio. Hoje, há uma tendência de que cada vez mais as empresas invistam em hubs e agtechs.

Neste caso, a Siagri investiu e lançou a Conexa. Ela fica localizada no Cerrado, onde estão os maiores produtores do país e os principais centros de pesquisas

Essa hub de inovação possui cerca de 20 profissionais encarregados de auxiliar as startups em serviços como:

  • Marketing digital;
  • Design;
  • Gestão;
  • Desenvolvimento de software;
  • Apoio no lançamento do negócio.

Seu objetivo é conectar pessoas, empresas, ideias e transformar o que já existe.

A Siagri também tem clientes que podem aderir às soluções criadas e desenvolvidas dentro do hub Conexa.

O mercado está cada vez mais aquecido e disposto a investir em inovação e tecnologias que avancem o setor do agronegócio para outro nível de produtividade e qualidade.

TerraMagna: a startup que potencializa o agronegócio de precisão no Brasil

Criada por engenheiros formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 2017, a TerraMagna  fica localizada em São José dos Campos/SP.

A empresa atua de forma precisa em todas as etapas de avaliação, aumentando a eficiência da concessão de crédito, pois quanto maior o volume de informações, maior a precisão na definição dos riscos.

Estamos revolucionando o crédito do agronegócio brasileiro, transformando burocracia em experiência simples e segura e oferecendo o melhor produto do mercado para segurança dos financiadores do setor. 

Se você é distribuidor de insumos como sementes, fertilizantes, adubos, adjuvantes ou outros insumos agrícolas e está em busca de crédito, nós aprovamos, concedemos e cobramos crédito junto com você. 

Troque seus títulos por crédito a qualquer momento.

Quer saber mais?

Fale com nossos especialistas!