Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Lavoura de soja representando profundidade de semeadura de soja

Profundidade de semeadura da soja: saiba mais

A profundidade de semeadura da soja é uma dúvida recorrente para a grande maioria dos produtores rurais. De forma geral, a soja é semeada em profundidades que variam de
3 a 5 cm. Semeaduras mais rasas resultam em uma maior chance de desidratação das sementes.

Vale ressaltar também que, caso não chova após o processo de semeadura, covas rasas podem facilitar o processo de embebição das sementes, comprometendo, assim, todo o seu processo germinativo (tempo de germinação da soja).

O bom estabelecimento das sementes da soja é fundamental para se obter uma boa produtividade. É, na verdade, um dos momentos mais importantes após a preparação da lavoura para o plantio.

Elas precisam ser posicionadas da forma mais homogênea possível, proporcionando o maior equilíbrio no contato entre a semente/solo. 

A profundidade de semeadura da soja pode ser vista ainda como uma ferramenta de manejo, sendo ajustada conforme as condições de temperatura e umidade do solo.

Ao contrário do que muitos pensam, a semente não é apenas um grão que germina.

Ela possui diversos outros atributos e qualidades. É a base para o sucesso de uma lavoura bem instalada. O produtor, inclusive, a partir de escolhas erradas em relação à semeadura, pode comprometer diretamente o sucesso do seu empreendimento.

Relacionado: Produtor, você já ouviu falar sobre a mancha olho-de-rã, doença da soja?

Existem diversos fatores, que também influenciam no processo de semeadura. Um deles, por exemplo, é o tipo de máquina semeadora. Cada máquina possui um dosador de semente, um limitador de profundidade e um compactador de sulco. 

Todos eles devem ser ajustados para garantir a uniformidade na distribuição.

Mas e aí, você tem muitas dúvidas acerca do assunto? Desde já, fique tranquilo.

Nós, da TerraMagna, preparamos este artigo especialmente para você! Aqui, você confere dicas de como semear da melhor forma, além de compreender melhor essa etapa importante no cultivo.

Fique conosco!

Condições de crédito rural que cabem no seu bolso? Distribuidor de insumos, não deixe de conferir as opções que a TerraMagna oferece para você!

Antes de qualquer coisa, vamos entender a fundo a importância da profundidade da semeadura para as mais diversas culturas.

Profundidade da semeadura: entenda melhor sua importância

Em suma, cada cultura tem uma profundidade ideal para a germinação. Isso significa que a soja, o milho, o trigo, entre outras, têm características distintas entre elas quando o assunto é semeadura.

A mesma profundidade que você utiliza para plantar milho não é adequada para a cultura da soja, por exemplo. E há outras variantes em todo esse processo, como o tipo de solo, que comentaremos a seguir.

Para você ter uma ideia de como são diferentes, listamos algumas profundidades de culturas mais cultivadas no país.

  • A profundidade de plantio do sorgo é 3 a 5 cm (ou seja, algo mais superficial), por ser uma semente pequena. O solo deve ser sempre bem preparado, para facilitar a germinação da cultura.
  • A profundidade de plantio do feijão varia de acordo com o tipo de solo. Em solos argilosos, o ideal é ir de 3 a no máximo 4 cm; em solos arenosos, a profundidade máxima chega aos 6 cm.
  • A profundidade de plantio do trigo, assim como a do sorgo, é bem rasa, indo de 2 a
    5 cm. A densidade de distribuição das sementes precisar ser de 200 a 400 sementes
    por m².
  • A profundidade de semeadura do milho é de 3 a 7 cm, mas depende do tipo de solo. Em solos argilosos, a profundidade máxima chega a 5 cm. Em solos arenosos, a variação de profundidade é de 5 a 7 cm.

Percebeu a diferença de cultura para cultura?

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre o financiamento para o plantio da soja 

Uniformidade de plantio

Assim como a profundidade, é preciso que o produtor também preste atenção na uniformidade do plantio da soja. Se a distribuição da profundidade não for uniforme, as sementes não vão germinar no tempo ideal.

Em caso de semeadura muito profunda, haverá uma maior competição com ervas daninhas, com favorecimento das plantas que emergiram primeiro. O que acontece, na maioria das vezes, é o atraso de germinação.

Assim, quando a planta emerge, as pragas já tomaram conta, dificultando todo o seu crescimento. Há uma competição por espaço, luz e também por nutrientes.

Em semeaduras muito rasas, as sementes podem ser facilmente levadas pela água da chuva, ou mesmo não germinar, sendo levadas por insetos ou pássaros. 

Relacionado: Dicas primordiais para plantios na sua entressafra

Conheça os principais fatores que podem afetar a semeadura da soja

Existem diversos fatores que podem afetar na profundidade da semeadura da soja. Todos eles precisam ser considerados na hora da tomada de decisão por parte do produtor rural.

Assim, conhecer todos a fundo é fundamental para um excelente planejamento e execução no plantio. Vamos a eles.

Profundidade de semeadura da soja – Tipo do solo

Como vimos anteriormente, o tipo de solo tem influência direta na produtividade final. E cada cultura possui diferentes profundidades, para diferentes tipos de solo.

Atualmente, existem quatro tipos de solo: argilosos, arenosos, humosos e calcários. No Brasil, há um predomínio de solos argilosos e arenosos, que se dividem ainda em:

  • Solo salmourão: típico do sul do país, onde predominam fragmentos de rochas. Eles apresentam baixa fertilidade, sendo necessário adubação para atividades agrícolas.
  • Solo de terra roxa: comum nos estados do Paraná e de São Paulo, sua formação é por meio do intemperismo de rochas basálticas. Apresenta elevada fertilidade, sendo muito utilizado para culturas como o café.
  • Solo massapê: presente no litoral nordestino, apresenta alto teor de matéria orgânica e alto índice de fertilidade. Muito utilizado para a cultura da cana-de-açúcar.
  • Solo aluvial: formado por sedimentos provenientes de fontes de água, os solos aluviais estão presentes em várias regiões do país. São indicados principalmente para o cultivo do arroz, por conterem grande quantidade de água em sua composição.

Lembrando que não é vantajoso cultivar a soja em solos com menos de 15% de argila. O ideal são solos com textura média (no qual há aproximadamente de 30% a 35% de argila), e que possuam boa capacidade de retenção de água.

Saiba mais: Você sabe como fazer um bom manejo de ervas daninhas?

Regulagem do maquinário disponível para a semeadura

O maquinário usado para o plantio precisa sempre estar bem regulado, tanto para evitar perda de sementes quanto para a distribuição uniforme destas no solo.

Além disso, todos os controladores de profundidade precisam estar bem regulados, para fazer o que chamamos de bom fechamento de linha.

Outro fator importante é a velocidade de deslocamento da semeadora. Ela influi diretamente na distribuição e também nos danos provocados às sementes, especialmente em dosadores que são mecânicos (os pneumáticos costumam ser menos danosos). 

A velocidade de deslocamento indicada é de 4 a 6 km/h, dependendo da uniformidade do solo.

Profundidade de semeadura da soja – Tipo de plantio utilizado

Como sabemos, existem dois tipos de plantio: o sistema convencional e o sistema de plantio direto. 

De forma geral, o plantio convencional costuma apresentar uma temperatura do solo mais elevada, e a umidade, como consequência, tem níveis baixos.

Já no plantio direto, há presença de palhada. Isso pode, de certa maneira, atrapalhar no desenvolvimento da planta, caso o maquinário não execute de forma correta a semeadura.

Qualidade da semente

A semente da soja, para ser considerada de alta qualidade, precisa, entre outros atributos, apresentar:

  • Altas taxas de vigor;
  • Pureza física e pureza genética;
  • Não conter sementes de ervas daninhas;
  • Altas taxas de germinação.

Lembrando sempre que essa qualidade vem desde a sua colheita. Os danos por umidade, por exemplo, são decorrentes do mau armazenamento, provocando rugas e outros problemas futuros.

Relacionado: Tudo o que você precisa saber sobre o enchimento dos grãos de soja

O que podemos concluir?

Fato: a profundidade da semeadura da soja é uma variável importantíssima para o sucesso de uma lavoura.

Quando a semeadora está bem regulada, com plantios uniformes e espaçamento correto, a probabilidade de sucesso é bem maior. Além disso, é essencial que o produtor conheça seu tipo de solo, pois ocorrem diferenças de plantio em cada um.

Tenha sempre anotado ou em mente todos os fatores e dicas que citamos neste artigo.

Profundidade de semeadura da soja: venha conhecer a solução perfeita para seu negócio!

Produtor rural, você conhece o trabalho da TerraMagna ou já ouviu falar dele?

Todos sabemos que o crédito é uma das ferramentas que mais contribui para o fortalecimento do agronegócio. Com ele, é possível investir em tecnologia, melhorando a infraestrutura de sítios e fazendas.

A TerraMagna trabalha com tecnologias exclusivas para a concessão de crédito a distribuidores e também produtores.

Trazemos, em nosso blog, conteúdos que ajudam o homem do campo a entender melhor a complexidade do agronegócio.

Além disso, com uma plataforma própria, nossos especialistas avaliam a lavoura do produtor, do plantio até a colheita, permitindo, assim, conhecer todas as suas necessidades e gerando insights importantíssimos para o seu negócio.

E aí, quer saber mais sobre o assunto e consultar todas as condições oferecidas pela TerraMagna? 

Converse com um de nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides