Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

imagem com graos em grade elevada representando terreiro suspenso

Terreiro suspenso: conheça a importância para cafeicultura

O café é uma das bebidas mais famosas e consumidas no mundo, para chegar até o consumidor final o fruto passa por uma série de etapas, como a secagem em terreiro suspenso. 

O manejo desse fruto foi sendo aperfeiçoado ao longo do tempo, visando principalmente a melhoria no método de secagem dos grãos. 

Lembrando que o pós-colheita é uma das fases mais importantes na manutenção da qualidade da bebida, uma vez que, erros no processo podem prejudicar diretamente a qualidade do produto final.

Neste artigo, vamos te explicar como fazer um terreiro de café, além de trazer dicas de como construir uma boa estrutura, os prós e contras de usar essa metodologia e muito mais. Confira no artigo! Boa leitura! 

O que é um terreiro suspenso?

O terreiro suspenso é uma estrutura preparada para secagem de grãos de café. 

Este local, como o próprio nome infere, é elevado. A ideia é evitar que os grãos tenham contato com o solo e não sequem de maneira homogênea. 

A estrutura é toda feita de tela de malhas finas do tipo sombrite 50%. Além disso, tem a sustentação feita por arames lisos esticados sobre pilares de cimento, madeira e outros materiais.

Comumente, essa opção é usada para secar pequenos lotes de café, com alto valor agregado, o que é bastante comum em propriedades rurais que produzem produtos especiais.

De preferência, a secagem em terreiro suspenso deve ser usada como opção para aqueles cafés descascados e despolpados, justamente por permitir um uso mais intensivo, redução de volume e secagem mais rápida.

Importância da secagem do café

A entrega de um bom café para o consumidor final não é uma tarefa simples, por essa razão, é necessário cuidar de todas as etapas desde o plantio. 

A secagem representa uma fase importante para preservar a qualidade da lavoura de café

Durante a secagem do fruto é preciso considerar variáveis como temperatura, revolvimento e ventilação.

Quanto mais alta for a temperatura, por exemplo, mais chances de acontecer a pressão e rompimento do grão, o que faz com que ele coloque para fora todas as substâncias que compõem a qualidade.

Por sua vez, o revolvimento ajuda a baixar a temperatura, a fim de que as células não se rompam, isso porque, alguns grãos se sobrepõem a outros impedindo que eles esquentem demais. 

Ao fazer esse revolvimento, a perda de umidade ocorre de maneira correta. 

Por fim, temos a ventilação, que não só é garantida pelo vento, mas também pelo revolvimento como citado. 

É uma etapa fundamental, pois é esse vento que faz com que aconteça a troca de temperatura e umidade do grão de café, sem contar que isso evita a proliferação de fungos.

Como funciona o terreiro suspenso?

O terreiro suspenso é indicado para secar pequenas quantidades de café, afinal, uma grande produção demandaria um trabalho muito maior.

O processo é feito de maneira gradual, entre os grãos acontece a ventilação devido a tela de sombrite. 

A ideia é garantir que a qualidade da bebida seja mantida, assim, a fermentação dos grãos é evitada. 

Cabe destacar que a secagem do café também vai acontecer de forma mais lenta, justamente porque os grãos não têm contato com o solo. 

Diferentes tipos de terreiro suspenso

Antes da construção de terreiro suspenso é interessante conhecer quais são os tipos existentes e as suas especificidades. 

De modo geral, existem aqueles modelos com e sem cobertura de lona plástica, mas também as opções que são feitas mediante a pavimentação ou não do solo. Ainda existe a alternativa de realizar o trabalho dentro de estufas.

Cabe destacar que a pavimentação auxilia no processo, evitando a umidade do solo. Por sua vez, a cobertura, traz uma proteção que evita chuvas e orvalho que podem acontecer à noite.

Como fazer um terreiro suspenso?

O terreiro é uma estrutura de madeira retangular suspensa que tem o apoio em pilares de tijolos, concreto ou mesmo madeira. Além disso, é sustentado por arame liso esticado e tela de malhas finas tipo sombrite 50%.

Para fazer o seu terreiro suspenso secador de café, o primeiro passo é levantar os pilares, eles devem ficar fincados no solo e ter uma altura de 80 cm a 90 cm e cerca de três metros de distância um dos outros. 

Essa altura, por exemplo, é indicada para que o café possa ser envolvido de maneira mais adequada, o que é uma etapa importante do processo de secagem. 

É necessário também o uso de arames ou telas daquele mesmo modelo usado em viveiros de pássaros. 

Por sua vez, é preciso ter pregos e esticadores que são usados na manutenção da base do terreiro, a ideia é que ela fique o mais plana possível, caso seja usada a tela. 

O sombrite, como já explicamos, também é necessário, ele fica acima dos arames ou tela, a ideia é facilitar a passagem de ar e ao mesmo tempo reter os grãos de café

Caso seja coberto, os plásticos de cor branca e azul são as opções mais indicadas. 

Vale a pena destacar que a secagem completa do café em terreiro suspenso pode representar diferentes custos na produção, exigindo uma grande área e mão de obra. 

Logo, é interessante fazer um planejamento prévio de estrutura de secagem conforme a produção da propriedade e também a disponibilidade de recursos. 

Como realizar o manejo do café em um terreiro suspenso?

Falamos sobre a importância da secagem do café, para garantir a qualidade do produto. 

Por isso, o manejo deve ser feito corretamente para que o processo aconteça de maneira uniforme. O café pode ser tanto natural quanto descascado e despolpado. 

O ideal é que a camada de grãos colocada no terreiro tenha entre 4 cm e 5 cm, sendo que a temperatura deve ser controlada e permanecer entre 35ºC e 40ºC, acima disso pode comprometer a qualidade do grão.

A partir da criação dessa camada é possível começar o revolvimento imediato.

Caso o terreiro tenha cobertura, o revolvimento deve acontecer de 3 a 4 vezes por dia. Vale reforçar que isso depende também das condições climáticas da região, portanto, fique atento especialmente naqueles dias mais quentes.

Na medida que for secando, a camada de grãos pode ser aumentada, a partir do momento que os grãos atingirem 18% de umidade, a espessura da camada pode ser aumentada para 10 cm.

Fique atento, pois quando chegar a 12% é hora de armazenar o grão. O tempo de secagem do café no terreiro suspenso demora de 30 a 35 dias em média. 

Se você ainda tem dúvida em como se faz a secagem de café no terreiro? Vale a pena ter em mente sobre a importância de não misturar lotes diferentes de café, revolver os grãos com constância e fazer pequenas leiras para acelerar a secagem e impedir que o sereno umedeça o fruto.

Terreiro suspenso: vantagens e desvantagens

A secagem de café em terreiro suspenso tem as suas vantagens e desvantagens. Vamos conhecer quais são elas a seguir!

Vantagens

O terreiro suspenso tem uma série de vantagens e uma das principais é o processo de secagem mais lenta e homogênea dos grãos, o que reduz a fermentação dos grãos devido a distância do solo e melhor aeração. 

Mas não é só isso. O terreiro suspenso suporta pouca quantidade de café, com isso é possível separar com mais facilidade o grão verde do maduro, contribuindo assim para a qualidade do café final. 

A secagem homogênea dos grãos, livra o café da fermentação, mantendo as características sensoriais que são intrínsecas ao fruto. 

O fato de não ter contato direto com o solo, faz com que os grãos não troquem umidade com o solo ou mesmo com o orvalho. 

Desvantagens

Mas claro, não existem somente vantagens, um dos principais pontos contras do terreiro suspenso é justamente os custos para mantê-lo.

Apesar do valor não ser muito elevado, quando a gente compara com a secagem em terreiros feitos de cimento e a céu aberto, o montante necessário para a manutenção do terreiro suspenso é maior. 

Além disso, a secagem acontece de forma mais lenta, mesmo sendo o ideal, quando se trata de grandes quantidades de grãos, isso não é vantajoso para a produtividade. 

Por esse motivo, vale mais a pena adotar a metodologia em caso de cafés do tipo especial, que já possuem maior valor agregado. 

Investimento em terreiro suspenso: conte com a TerraMagna

O terreiro suspenso é uma excelente opção para os produtores rurais que têm produção focada em cafés especiais, obtendo assim maior qualidade da bebida.

A opção pela estrutura vai depender de fatores como a disponibilidade de orçamento, mas também da área para montar o terreiro suspenso.. 

É uma opção que associada a um manejo adequado,  pode elevar bastante a qualidade do produto final. 

Agora que você já sabe qual a importância do terreiro suspenso para a cafeicultura, que tal desenvolver um trabalho que ajude os produtores em seus projetos rurais?

Para isso, conte com o apoio da TerraMagna! Nós temos soluções de crédito rural para você investir em seu negócio. 

Quer saber como funciona a liberação de crédito?

Fale com nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides