Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

plantas pequenas com visão d e solo e raiz representando o ciclo da soja

Ciclo da soja: homem do campo, você conhece ele em dias?

Respeitar o ciclo da soja é muito importante para evitar impactos na produtividade da cultura e também para o financeiro do produtor.

A soja é um grão de origem asiática, muito cultivado no mundo. É muito versátil, utilizado para a fabricação de alimento humano e animal, proporcionando uma ótima rentabilidade.

Toda safra precisa de um bom planejamento inicial, para identificar todas as necessidades do cultivo, desde a mecanização, insumos, até as sementes

Esse planejamento deve ser iniciado a partir da análise do ciclo da soja

Qual é o ciclo de plantio de soja?

A soja é dividida em fases: vegetativa e reprodutiva. Essas fases representam o período de emergência, passando pela fase vegetativa, e depois há a fase reprodutiva, na qual surgem as flores.

É importante entender cada fase do grão para detectar pragas ou doenças nesses períodos para executar o manejo correto de controle. 

A duração do ciclo é importante e leva em consideração temperaturas médias e o fotoperíodo, de acordo com a época e região, definindo um ciclo curto ou médio de plantio.

Seu ciclo pode demorar de 5 a 7 dias a mais, dependendo da localidade e altitude em que o cultivo será semeado. Por exemplo:

  • Em dias com altas altitudes: dia com temperatura alta e noite com temperatura baixa. Isso faz com que o ciclo se alongue por alguns dias.
  • Em dias curtos: noites com temperaturas mais altas que podem diminuir o ciclo da cultura. 

Antigamente, a soja era classificada em ciclo precoce, ciclo médio e ciclo tardio.

Hoje, a classificação é feita considerando o grupo de maturação. Continue lendo para saber mais.

Etapas do ciclo da soja: maturação

Fonte: Nutrição de Safras

Depois da semeadura da soja, inicia-se o processo de germinação das sementes por meio da absorção de água, equivalente a 50% do seu peso.

Assim, ela se enraíza no solo até o aparecimento do hipocótilo. Esse processo dá início aos estádios de maturação. São eles:

Estádio vegetativo de emergência (VE) 

O hipocótilo é uma pequena parte do caule entre o nó cotiledonar e a raiz primária. Ele se alonga e forma uma espécie de alavanca que ergue os cotilédones na superfície do solo. 

Estádio vegetativo cotilédone (VC)

Logo após o estádio de emergência, tem início o estádio de crescimento, em que o hipocótilo em forma de gancho se endireita.

Com isso, os cotilédones se dobram para baixo, mostrando o crescimento do epicótilo formado de folhas jovens na haste e a gema apical de crescimento, localizada acima do cotiledonar.

Estádio vegetativo primeiro nó (V1)

Ocorrem a expansão e o desdobramento das folhas unifolioladas, dando início aos estádios vegetativos numerados que variam.

Esse estádio se configura quando as folhas unifolioladas estão desenvolvidas. No primeiro nó, as folhas são simples e se posicionam em lados opostos.

Estádio vegetativo segundo nó (V2)

O crescimento da planta continua nos estádios vegetativos e são alcançados conforme novos trifólios vão crescendo; a gema apical de crescimento da planta possui dominância sobre as auxiliares.

Estádio vegetativo quarto nó (V4)

Caso a gema apical sofra algum dano como quebra da planta, a dominância deixa de existir e a planta desenvolve novos ramos laterais e folhas, até o estádio V6.

Estádio vegetativo sexto nó (V6)

As gemas axilares das folhas unifolioladas, trifolioladas e dos cotilédones permitem à planta de soja a capacidade de recuperar os danos causados por granizo.

No estádio vegetativo 6, se 50% das folhas estiverem comprometidas, o rendimento é reduzido em aproximadamente 3%. 

Estádio enésimo nó (VN)

Pode substituir qualquer número de forma ordenada do estádio vegetativo, desde que haja folha trifoliada completamente desenvolvida.

Estádio reprodutivo (R1)

Cerca de uma semana antes do florescimento, as gemas axilares da parte superior da haste aparecem fechadas e começam a desenvolver o agrupamento de flores, chamados de cachos.

As flores se inserem em vários níveis do eixo comum, dando origem às vagens que ficam presas a elas e ao primeiro estágio reprodutivo marcado pelo florescimento.

Estádio reprodutivo (R2)

Florescimento nos últimos nós da haste e folhas plenamente desenvolvidas.

Estádio reprodutivo (R3)

Marca um período rápido e de constante acúmulo de matérias secas e de nutrientes pela planta, dando surgimento às vagens até seu desenvolvimento por completo.

Estádio reprodutivo (R4) 

Processo em que as partes vegetativas como folhas, hastes e raízes vão sendo deslocadas de forma gradual para as vagens.

Estádio reprodutivo (R5)

Transição de florescimento para frutificação da soja. É um período crítico em relação ao rendimento dos grãos, devido a alguns fatores como estresse, umidade, geada, luz, deficiência nutricional, acamamento ou desfolha.

A planta se desenvolve principalmente no processo reprodutivo; sua habilidade de compensar as perdas decorrentes de uma condição de estresse diminui, aumentando o potencial de redução da produção causada por estresse.

Estádio reprodutivo (R6)

Novo período crítico em relação ao rendimento dos grãos, como vimos no estádio V4, podendo ocorrer a qualquer momento. Nesse período, os grãos estão verdes e preenchem as cavidades da vagem.

Estádio reprodutivo (R7)  

Pleno enchimento dos grãos; o acúmulo de matéria seca é cessado, deixando a vagem amarelada ou sem a cor verde por completo. Nessa situação, os grãos apresentam um teor de umidade entre 30% e 50%.

Estádio reprodutivo (R8)  

Simultaneamente à umidade fisiológica de uma lavoura, haverá a queda natural da folha, o amarelecimento das folhas e 95% das vagens maduras.

Isso indica a desidratação das plantas, vagens e sementes. São requeridos de 5 a 10 dias para os grãos atingirem a umidade abaixo de 16%, a fim de que seja dado início à colheita.

Qual é o tempo de ciclo da soja?

O tempo de ciclo de soja em dias pode auxiliar o produtor a identificar a quantidade de água necessária para cada ciclo e, assim, aumentar o rendimento da sua colheita.

O tempo entre o plantio e a colheita de soja varia conforme a localidade e altitude, mas sabemos que a soja fica apta ao consumo no prazo de 90 a 120 dias. Listamos abaixo o ciclo da soja no Brasil em dias e por região. 

  1. Região Norte: ciclos de 90 dias.
  2. Região Nordeste: ciclos de 120 dias.
  3. Região Centro-Oeste: ciclos de 90 a 120 dias.
  4. Região Sudeste: ciclos de 90 a 120 dias.
  5. Região Sul: ciclos de 90 a 120 dias.

Quanto tempo dura o ciclo da soja?

O tempo da safra pode variar conforme a frequência e o volume de chuva. Ela geralmente se inicia no mês de outubro, quando temperatura, umidade e luz são mais favoráveis. 

Assim, define-se a época para o plantio e a colheita. Nas regiões Sul, Sudeste e
Centro-Oeste, o plantio vai de outubro a dezembro e a colheita, de fevereiro a abril. A safra de soja é anual, com período médio de 90 a 120 dias, como vimos acima.

Quantas vezes se faz o ciclo da soja no ano?

Segundo a Embrapa, o MAPA instituiu um programa de controle da ferrugem-asiática da soja, através da portaria n° 306. Estabeleceu-se um período de vazio sanitário, para controle do fungo causador da ferrugem.

Após a safra, é preciso respeitar um período de 90 dias sem cultivo na mesma área. Essa ação tem como finalidade reduzir o fungo do ambiente e prolongar o surgimento da mesma na nova safra, sendo assim a plantação da soja convencional pode ser realizada uma vez ao ano em uma mesma área.

Qual é o ciclo da soja precoce?

O ciclo da soja precoce pode variar, as sementes são modificadas geneticamente, e a plantação se desenvolve em um curto período de tempo, permitindo a antecipação da colheita.

Na tabela de ciclo da soja, é considerado ciclo da soja precoce o cultivo com grupo de maturação entre 6.0 a 6.5. A maturidade dos cultivares precoces é atingida entre 61 e 70 dias depois da semeadura.

Para os sojicultores que adotam a safrinha, isso é muito bom, pois dá oportunidade de antecipar o plantio de cultivares da safrinha aproveitando as chuvas da época e diminuindo custos em caso de cultivo irrigado.

Quantas safras de soja por ano?

A safra da soja é realizada anualmente, geralmente após a colheita os sojicultores adotam a safrinha do milho

No sistema Antecipe, é realizado o plantio do milho em até 20 dias antes da colheita da soja. Nesse método, o cultivo do milho é intercalado nas entrelinhas da soja, e a técnica aumenta a produtividade do milho. 

Devido a essa antecipação, o ciclo do milho pode variar conforme as sementes utilizadas no plantio. Atualmente, os híbridos estão ganhando espaço no país; o ciclo dura em torno de 105 a 140 dias, variando conforme a genética de cada híbrido e o clima.

A Embrapa disponibiliza a versão em PDF de um livro sobre o ciclo da soja Embrapa Soja contando a história da soja e como as pesquisas auxiliam no desenvolvimento do grão no país. Para saber mais, é só acessar os link sobre a soja do plantio a colheita.

TerraMagna: cultive o ciclo da soja sem medo

Com todas essas informações, considere-se pronto para cultivar soja!

Se você quer auxílio no cultivo, conte com a ajuda de um dos insumos mais importantes: o crédito rural! 

A TerraMagna está revolucionando o mercado com tecnologia e crédito simples e mais rápido para os distribuidores de insumos.

Quer saber mais?

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides