Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

colheitadeira colhendo a lavoura representando o consorcio rural

Consórcio rural: quando pode ser positivo para o produtor

A produção brasileira de carne tem expectativa de aumento em 2023. Com isso, a demanda de milho também tende a subir, aumentando os valores da safra. Em outubro, a cotação do milho na Bolsa de Chicago subiu 2% em comparação com o mês anterior. 

Com isso, é um ótimo momento para investir na safra do milho, e uma das maneiras de fazer isso é a partir do consórcio rural. 

O consórcio é um formato utilizado em muitas áreas e acaba sendo vantajoso para o âmbito rural, pois geralmente tanto as propriedades quanto os insumos têm valores elevados. 

O consórcio rural funciona, de maneira geral, como os outros, mas há alguns detalhes que valem a pena serem observados. 

Entenda mais sobre o consórcio rural e veja como essa modalidade pode contribuir para o sucesso do seu negócio. 

O que é consórcio rural?

O consórcio rural é um dos tipos de consórcios existentes e está voltado principalmente a produtores rurais de pequeno e médio faturamento

É uma maneira diferente de conseguir melhorar o negócio, aumentar a propriedade ou comprar insumos de valor mais elevado, como maquinário de plantio e colheita. 

O consórcio consegue auxiliar principalmente aqueles produtores que ainda não têm tanta disponibilidade de crédito, mas que precisam investir em sua propriedade da mesma maneira. 

Assim, é muito utilizado por quem deseja fazer seu negócio crescer, mas não consegue empréstimos e financiamentos de acordo com sua necessidade. 

Um consórcio, independentemente da área, funciona a partir da compra de cotas por um grupo de pessoas, que pagam mensalmente um valor estipulado previamente. 

Todos os meses ocorrem os sorteios, e quem for sorteado recebe o valor da cota total do consórcio. 

Para não depender apenas do sorteio, os participantes também podem dar lances. Ou seja, colocam um dinheiro a mais para aumentar suas chances de ser contemplado. 

Essa é uma modalidade que foi muito utilizada na década de 1990, mas ainda é bem conhecida, e é a escolha de quem deseja comprar algo, mas não tem todo o dinheiro para investir de uma vez só. 

Com isso, muitas pessoas conseguem comprar imóveis, veículos e até viagens. No caso do consórcio rural, isso pode ser um divisor de águas no trabalho de um produtor rural, pois seu negócio pode ser muito beneficiado. 

Como funciona o consórcio rural?

O consórcio rural funciona da mesma forma que um consórcio tradicional: uma empresa administradora do consórcio reúne os interessados, definindo o valor de crédito pretendido. 

Com isso, define-se o valor que precisa ser pago mensalmente para a administradora. 

Esse valor é, geralmente, bem mais baixo do que seria uma parcela de financiamento e empréstimo, por isso o consórcio é tão atrativo. 

Assim, os participantes fazem seus pagamentos e, todo mês, é realizado um sorteio. 

O consorciado sorteado recebe a carta de crédito (ou valor, com tempo maior para cair na conta) e segue pagando suas parcelas. Isso garante que todos os participantes sejam beneficiados em algum momento.

Para aumentar as chances de ser contemplado, é possível pagar pelo lance. Ou seja, o participante aumenta seu pagamento em um mês específico ou todos os meses para que tenha mais chances de ganhar o sorteio. 

Com essas características, o consórcio acaba sendo uma ótima opção para os produtores rurais. 

Isso porque os produtores conseguem fazer um baixo investimento (nos lances) se comparado com dar entrada em algum financiamento, por exemplo. 

Dessa maneira, conseguem o crédito e também fazem o pagamento de parcelas bem mais baixas do que seriam em outros produtos bancários. 

Os maiores pontos positivos de um consórcio rural são:

  • obtenção do crédito pagando um valor mais baixo mensalmente;
  • os valores dos lances são mais baixos do que o de uma entrada para financiamento;
  • garantia de que vai receber o crédito; 
  • não paga juros, apenas taxa administrativa, que é bem mais baixa do que os juros;
  • análise de crédito mais flexível, colaborando com produtores com possibilidade de crédito mais baixa nos bancos. 

Contemplação de consórcio rural 

A contemplação de consórcio é quando alguém é contemplado e recebe o valor acordado na carta de crédito. 

Assim, a contemplação é o momento em que o consorciado realmente receberá o dinheiro ou a carta de crédito do contrato. 

Mesmo tendo sido contemplado, é preciso continuar pagando as parcelas, pois o valor total da cota só é preenchido com o pagamento de todos os participantes. 

Para aumentar as chances de ser contemplado, é possível dar o “lance”, que lance nada mais é do que um pagamento adicional que leva à contemplação ou a um sorteio com maiores chances de ganhar. 

Por exemplo, cada vez que um consorciado oferece um valor como lance, isso representa uma porcentagem de suas parcelas. Se ele é o que mais pagou pelo lance, é o contemplado daquele mês. 

Se houver outros consorciados que também têm a mesma porcentagem de parcelas já pagas, é como se existisse um “empate”, e é feito um sorteio apenas entre eles, o que aumenta as chances de ganhar. 

Existem dois tipos de lance que podem ser feitos:

Lance livre

É o tipo mais comum, quando o consorciado oferece um valor equivalente a uma quantidade de parcela e porcentagem da carta de crédito (valor total a ser recebido no consórcio). 

Quanto mais parcelas já pagou, na porcentagem, maiores as chances de ganhar; em alguns casos, a contemplação já acontece diretamente para quem deu o lance, quando a diferença entre ele e os outros é maior do que a determinada no contrato. 

É ideal para aquele produtor que já tem um valor poupado e quer utilizar a carta de crédito logo. 

Lance fixo

O lance fixo é determinado pela administradora, e todos os que fazem o pagamento participam de um sorteio diferente dos demais. Ou seja, limita-se a quantidade e aumentam-se as chances de ganhar.

O lance fixo é interessante porque geralmente não há como alguém ser contemplado pela diferença entre a porcentagem, já que todos deram o mesmo valor. 

Além disso, também por essa característica, o valor do lance não é tão alto, de modo que mesmo os produtores com menos renda consigam participar e aumentar suas chances. 

Um dos pontos positivos do lance é que ele é visto como um “investimento” para conseguir o dinheiro mais rápido, porém, com um valor mais baixo do que seria a entrada de um financiamento ou garantia de um empréstimo. 

E, diferentemente do que muitos pensam, é possível ser contemplado mesmo se o lance não for tão alto, pois, conforme as pessoas vão sendo contempladas, saem do sorteio. Assim, as chances aumentam com o tempo. 

Porém, é sempre interessante dar um lance quando for possível, para ser contemplado mais cedo. Mesmo se houver que não tenha como fazer isso, o consórcio garante que todos os participantes recebam, em algum momento, a carta de crédito. 

Por isso, para produtores que não precisam do dinheiro imediatamente pode ser uma boa opção. 

Vale lembrar que todos os sorteios de contemplação são auditados e verificados pelo Banco Central e outros órgãos fiscalizadores desse processo.

Como utilizar a carta de crédito

Ao ser contemplado, é possível solicitar o dinheiro (o que pode demorar até
6 meses para cair na conta) ou utilizar a carta de crédito, que é o procedimento mais comum. 

A carta de crédito nada mais é do que um comprovante do valor monetário. É aceita em praticamente toda transação, pois o consórcio é utilizado especialmente para bens de preço mais elevado. 

No caso do consórcio rural, o produtor, quando contemplado, pode utilizar a carta de crédito para comprar um imóvel rural, uma propriedade e até quitar dívidas. 

O produtor que quiser utilizar o dinheiro tem ainda mais liberdade, sendo uma opção para aqueles que não têm tanta pressa para receber o dinheiro. 

Como fazer um consórcio rural?

Para fazer um consórcio rural, é preciso entrar em contato com uma administradora de consórcios. No caso do consórcio rural, é importante procurar empresas que trabalham com essa modalidade. 

Isso porque os bens rurais, de maneira geral, têm valor bem mais elevado do que outros tipos de consórcio, o que exige uma administração muito bem-feita. 

Além disso, administradores focados nesse tipo de consórcio conseguem oferecer melhores opções e encontrar outros consorciados de forma muito mais fácil. 

Lembre-se sempre de buscar as credenciais da administradora e conferir sua validade com o Banco Central. Depois, leia com atenção o contrato. 

O consórcio é um formato muito seguro e pode ser o que falta para o seu negócio rural realmente crescer, seja comprando uma nova propriedade ou construindo. 

Investimento para crescer com a TerraMagna

O agronegócio é um dos mercados mais importantes do Brasil, mas, para conseguir manter a produção e participar ativamente desse setor, é preciso sempre investir em seu negócio. 

Isso porque tanto quem produz quanto quem distribui insumos precisa sempre estar de olho nas melhores inovações, tecnologias e práticas que cercam esse ramo. 

O consórcio rural é exatamente uma das maneiras de conquistar isso. Afinal, inovar e se manter atualizado para o mercado pode custar caro. Contudo, o retorno é sempre positivo, pois é com isso que se pode aumentar a produtividade e o faturamento. 

Quer saber mais sobre outras opções além do consórcio rural?

Fale com nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides