Não sabe quando colher soja? Explicaremos de forma simples tudo o que é preciso saber para ter uma colheita produtiva!
O momento ideal é quando a planta ultrapassa sua fase adulta e inicia seu processo de envelhecimento, em que apresenta um aspecto amarelado.
Nesse ponto, as vagens da soja secam e perdem a umidade muito rápido, alcançando o máximo desenvolvimento das sementes.
A colheita é realizada por máquinas colhedoras, que precisam estar com a regulagem correta para diminuir as perdas tanto de qualidade quanto de quantidade, assegurando a produtividade ao produtor.
Isso só é possível quando a umidade do grão está entre 13% e 15%, para que o arrancamento mecânico não cause danos à safra.
É bem comum o produtor utilizar a secagem como recurso preventivo, que contribui secando os grãos e antecipando a colheita.
Assim, quando for colher a soja, a ação também auxilia no igualamento da lavoura, que evita a colheita de plantas ainda verdes e ajuda na redução de impurezas, secando plantas daninhas e insetos.
Índice de conteúdo
ToggleQuando colher soja: o que é soja?
A soja é um grão redondo, de cor amarelada e extremamente abastecido de proteína. É a única capaz de substituir a proteína animal. Serve como alimento animal na composição de rações e humana em alimentos como:
- óleo de soja;
- molho de soja;
- leite de soja;
- proteína de soja;
- soja em grão.
Segundo a Embrapa, seu teor proteico médio fica em torno de 36% a 40%, mas pode alcançar até 45% em casos de cultivares de cruzamento genético.
Como vimos, a soja tem grande importância nutricional, presente no mundo todo. A seguir, falaremos sobre o impacto desse grão na economia brasileira.
Quando colher soja: a importância da soja na economia
A soja se destaca no Brasil como um dos produtos de destaque no cultivo e com grande índice de exportação. Segundo a Conab, em 2021, a soja atingiu seu maior volume de produção, com mais de 135,409 milhões de toneladas.
Esse grande avanço na produtividade levou o produtor brasileiro a liderar o ranking mundial na produção do insumo. E como se trata de um grão muito versátil e valioso, seu cultivo se reflete em nossa economia, alavancando o PIB do país.
Além de descobrir quando colher soja, se você quer conhecer mais detalhes sobre esse petróleo agrícola, temos um artigo com todos eles: Soja: o grão mais valioso do Brasil.
A seguir, abordaremos alguns desses detalhes sobre esse insumo da agricultura, sua especificidade, desde a história, o preparo do solo, a semeadura, a colheita, etc.
Quando colher soja: recomendações para uma colheita produtiva
Uma plantação bem planejada permite ao produtor alcançar uma safra mais eficiente e saber quando colher soja, pois a maior perda registrada da soja está diretamente relacionada à colheita.
Quer obter sucesso em sua colheita? Siga algumas das principais instruções que previnem perdas do grão, principalmente na colheita:
Planeje
Faça o planejamento da sua safra antes de iniciar o cultivo, respeitando o ciclo da soja até a colheita. Atente à qualidade das sementes e do solo, principalmente a temperatura e a umidade.
Deve ser considerada, também, a presença de plantas daninhas no fim do ciclo de produção. Elas atrapalham o crescimento do grão e causam embuchamento no período da colheita, preenchendo espaços da colheitadeira e atrapalhando o desempenho dele.
Prepare o solo
É muito importante aparar o solo, deixando-o uniforme e facilitando a colheita. Assim, os cortes ocorrerão na mesma altura, sem debulhar as vagens.
Observe o clima
A umidade pode causar danos imensuráveis à colheita, e os grãos não podem ser colhidos com a umidade menor que 13% nem maior que 16%, pois isso pode causar a quebra dos grãos.
O monitoramento da umidade deve ser realizado duas semanas antes da colheita, que deve ser feita pela manhã, período em que a umidade está alta e há pouco calor.
Realize a dessecação
É uma técnica que utiliza a aplicação de um defensivo agrícola na lavoura, deixando a planta uniforme, desenvolvendo a maturação da planta e permitindo antecipar a colheita.
Isso permite ao produtor utilizar esse espaço da safra e realizar o sequenciamento de cultivo com outras culturas como milho, em regiões quentes, e aveia-preta, em regiões mais frias.
Defensivos só devem ser aplicados quando for identificada a maturação natural da soja, pois o produto disseca a planta e causa secagem das folhas.
Após a dessecação, deve-se seguir corretamente o período de quando colher soja para evitar problemas futuros, como fungos.
Regule corretamente a colheitadeira
A falta de regulagem das máquinas pode causar muita perda. Na hora da coleta, a colhedora não deve ultrapassar 5 km/hora. A regulagem da máquina se divide em:
- Barra de corte: atente à altura das plantas, para que a barra não fique mais alta e acabe atrapalhando a debulha das vagens.
- Molinete: é onde se concentram os maiores riscos. Ele precisa ajustar a velocidade de rotação e a altura da inserção da primeira vagem. O ajuste deve ser feito marcando os pontos de acoplagem dos travessões na lateral do molinete e ajustando a rotação deste para 9,5 voltas em 20 segundos para molinetes de 1,2 metro de diâmetro e 10,5 voltas em 20 segundos para molinetes com 90 cm de diâmetro.
- Cilindros: observe o orifício do côncavo e organize o ritmo do cilindro; assim será evitada a quebra da soja.
- Peneiras: faça uma análise do diâmetro da abertura das peneiras; a peneira elevada é responsável pela separação entre haste e vagens de maiores tamanhos. Já a inferior faz a limpeza final.
Acerte a velocidade
A velocidade correta da colheitadeira é um dos pontos que podem evitar perdas. O ideal é que ela não exceda 5 km/hora para que se trabalhe com eficiência.
Elimine plantas daninhas
As daninhas podem atrapalhar as máquinas no processo da colheita da soja, ocasionando lentidão e até o atraso por danos em peças, conhecidos no campo como embuchamento; é por isso que a dessecação auxilia nesse processo de forma preventiva.
Armazenagem
Os grãos devem ser armazenados em locais arejados e com umidade abaixo de 70%.
E também não devem ser colocados diretamente no chão; o ideal é que fiquem elevados em estrados de madeira, longe das paredes e a 1,5 m de distância do teto.
O ambiente deve ser apropriado e não pode ter fungos, pois eles podem colonizar entre as sementes.
Os 4 processos de produção de soja mais comum no Brasil
Conheça os modelos de produção de soja que são bastante comuns no Brasil. A soja é uma planta oleaginosa que representa 56% da área plantada com grãos no Brasil.
É uma das fontes de proteína mais utilizadas na alimentação animal, principalmente de aves, suínos e bovinos, e com um consumo crescente na alimentação humana.
O Brasil é considerado uma das últimas fronteiras agrícolas acessíveis para a extensão da área cultivada e capaz de suprir a demanda mundial, de acordo com o aumento da população.
O cultivo da soja é substancial para o sistema benéfico. Ela permite a rotação de culturas e a semeadura direta na palha, bem como ajuda na fixação biológica de nitrogênio e na reciclagem de nutrientes no solo.
Planejamento agrícola
A cultura da soja é predominante na área do Cerrado, não só por causa de sua produtividade, mas também porque permite a implementação de segundas culturas, como algodão, milho, girassol e sorgo.
A idealização de fertilizantes e pesticidas leva em conta o melhor custo/benefício para a produção de soja.
A escolha dos cultivares é feita de acordo com o potencial benéfico, o período, as propriedades agronômicas, quando colher soja e as biotecnologias corretas para obter os melhores resultados em cada cultura.
Preparo, semeadura e manejo para quando colher soja
O cultivo da soja promove um ambiente de produção sustentável, principalmente ao permitir a semeadura direta na palha, sem mover o solo, contribuindo para as práticas de conservação do solo.
O plantio é feito com o uso de maquinário de alta tecnologia, no momento mais correto para cada área de cultivo.
O uso de cultivares adaptados a cada zona reduz o uso de medidas defensivas e maximiza a produtividade.
O monitoramento embutido de pragas e patologias torna possível orientar os esforços e gerenciar de forma racional.
Colheita
Afinal, quando colher soja? A soja é colhida principalmente de janeiro a abril no meio-oeste e no noroeste. Em cada fazenda, a colheita deve ser escalonada de acordo com o período de cada cultivar, o que torna possível a colheita no ponto ideal de maturidade.
Nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão, a colheita precoce da soja é feita durante os meses de janeiro e fevereiro e possibilita o plantio de cultivares de segunda safra.
A colheita é feita com operadores treinados e máquinas de alta tecnologia e eficiência operacional.
Com a geração de mapas de colheita, é possível avaliar as variações de uma cultura semelhante ao setor e aumentar a produtividade média.
Beneficiamento e armazenagem para quando colher soja
O processamento e a armazenagem da soja começam com a recepção no armazém, com posterior pré-limpeza do grão, seguida pela secagem e armazenagem.
O destino final é o envio do grão armazenado ao comprador final.
Como a soja chega até você
Para obter produtos de soja, como farelo de soja e óleo de cozinha, várias etapas devem ser observadas.
Na fazenda, ela deve ser planejada, plantada, cultivada e colhida. Além disso, o feijão deve ser recebido, processado e armazenado.
Fora dos portões, os grãos são transportados para os portos ou para os agronegócios de esmagamento.
Desde o planejamento agrícola até a entrega do produto para as agroindústrias, temos a possibilidade de ter um período de 18 meses.
Está preparado para sabe quando colher soja?
Com todas essas informações, considere-se pronto para colher soja!
Agora, você conhece os aspectos fundamentais desse grão, importantíssimo para a agricultura mundial.
Se você quer ser apoiado com a cultura, pode contar com um dos insumos mais relevantes: o crédito rural!
A TerraMagna está revolucionando o mercado com tecnologia, crédito simples e mais rápido.
Quer saber mais?