Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Um agricultor e um representante da seguradora fechando negocio sobre seguro rural

Seguro rural: saiba qual é a melhor opção para cada propriedade

Sabe tudo sobre seguro rural? Olha, garantir a proteção do patrimônio rural é mais do que necessário, pois, além de evitar prejuízos, traz maior tranquilidade para o produtor. 

O seguro rural é um importante aliado da gestão, protegendo contra perdas decorrentes de adversidades que podem afetar a lavoura. 

Além de garantir a renda, ajuda a manter a estabilidade do produtor na atividade rural. 

Em 2021, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou recorde de apólices contratadas; foram mais de 217 mil, com cerca de 14 milhões de hectares segurados.

Ou seja, cada vez mais produtores têm visto a importância de contar com essa proteção. 

Por isso, neste artigo, vamos mostrar melhor como funciona e outros detalhes do seguro rural!

O que é seguro rural? 

O seguro rural tem o objetivo de ser um instrumento disponibilizado ao alcance do produtor rural para que ele assegure sua indenização em caso de ocorrência de um ou mais sinistros relacionados à atividade do campo.

Dessa forma, o seguro rural se torna um aliado do produtor em diferentes fases do campo, desde a mão de obra até a proteção contra condições naturais, por exemplo. 

A ideia é minimizar os efeitos em caso de acidentes que atinjam bem fixos ou pessoais que interfiram na lavoura e possam trazer prejuízos financeiros ao produtor. 

Existem diversas opções disponíveis para garantir a segurança do produtor em caso de imprevisto. Além das opções privadas, o próprio Governo Federal desenvolveu incentivos de proteção ao agricultor. 

Qual é a diferença entre seguro rural e seguro agrícola?

Um ponto importante é diferenciar o seguro rural do seguro agrícola. 

O seguro rural é abrangente, protegendo, além das atividades agrícolas, as atividades de pecuária, patrimônio dos produtores, produtos comercializados, insumos, trazendo maior segurança a quem empreende nessas atividades.

O seguro agrícola, por sua vez, é uma das principais vertentes do seguro rural, sendo focado na proteção das plantações contra uma série de eventos climáticos. 

Como funciona o seguro rural?

Assim como em outras coberturas, no seguro rural, o produtor faz a contratação de uma apólice, e cada tipo terá as próprias condições. 

Por exemplo, um seguro rural pode ser contratado para proteger o patrimônio da propriedade como um todo.

Assim, em caso de qualquer acontecimento dessa esfera, o segurado poderá fazer o contato com a empresa seguradora, a fim de solicitar a cobertura pelo acontecimento.

Existem diferentes tipos de indenizações, que vão variar de acordo com o sinistro em questão e nas consequências do ocorrido. 

Por isso, é muito importante que, no processo de contratação, o produtor cheque atentamente se a cobertura atende às suas necessidades.

Vale lembrar que, entre as condições, elas precisam estar diretamente ligadas com atividades rurais até mesmo para que o seguro tenha validade. 

Quais são os tipos de seguro rural?

As modalidades do seguro rural são variadas, e você vai conhecer melhor as suas especificidades a seguir! 

Seguro agrícola

O seguro agrícola tem foco na cobertura de perdas na atividade agrícola, causados principalmente por fenômenos climáticos. 

Basicamente, a sua cobertura envolve toda a vida da plantação, desde a emergência até a colheita

Seguro pecuário

No seguro pecuário, é oferecida a garantia em caso de morte ou danos ao animal criado para consumo, produção, criação, engorda ou usado no trabalho por tração. 

Nesse tipo de seguro, é crucial que o produtor tenha um controle rigoroso do seu rebanho, identificando os animais por meio de brincos, o que permitirá reconhecê-los em caso de morte.

Seguro aquícola

O seguro aquícola serve para proteger a produção de peixes, mariscos e frutos do mar.

Em caso de morte ou danos a esses animais aquáticos, que são destinados para consumo ou produção, por acidentes ou doenças, o seguro faz a proteção. 

Seguro de benfeitorias e produtos agropecuários

Esse tipo de seguro é voltado para o patrimônio rural, como máquinas e implementos agrícolas, construções rurais e produtos armazenados que não estejam vinculados como garantia para crédito rural. 

Seguro de penhor rural

Nessa modalidade de seguro, é compreendido o patrimônio rural como máquinas e implementos, construções rurais e produtos armazenados que foram usados como

garantia de operação de crédito rural.

Cabe destacar que nos seguros patrimoniais não há uma referência de preço (como a tabela FIPE, que serve para os seguros de automóveis); portanto, o produtor precisa observar se o valor a ser segurado corresponde ao valor de reposição do bem.

Seguro florestal

No seguro florestal, são cobertos prejuízos causados a florestas, desde que tenha decorrido diretamente de um ou mais riscos que são cobertos pela apólice.

Atualmente, muitos produtores dedicam parte da área produtiva a florestas comerciais, culturas perenes com retorno financeiro a médio e longo prazo, o que leva a uma exposição prolongada dos investimentos aos riscos, especialmente ligados ao clima.

Seguro de vida do produtor rural

No seguro de vida do produtor rural, é garantida a indenização ao produtor e sua família em caso de dívida de crédito rural, sendo uma opção limitada ao período de financiamento.

Tal seguro garante a liquidação da dívida em caso de morte ou invalidez, além de oferecer, dependendo do tipo, apoio financeiro para aquelas despesas de documentação. 

Seguro de cédula do produto rural

O seguro de cédula do produto rural tem por objetivo assegurar a indenização em caso do não cumprimento do tomador das obrigações que foram estabelecidas na cédula. 

Cabe destacar que a CPR é um título de crédito, documento em que é firmado o direito de recebimento de um pagamento, seja por dinheiro ou outro objeto de valor certo.

Quem pode adquirir o seguro rural?

A indicação do seguro rural pode ser feita para vários grupos de atuação, especialmente, devido às diversas modalidades disponíveis para a adoção. 

De maneira geral, as opções atendem produtores agrícolas, pecuaristas e outros tipos de trabalhadores que atuam no campo.

A ideia é ter mais segurança na produção agropecuária em casos de incidências naturais ou mesmo acidentes que possam acontecer.

Vale a pena destacar também que o seguro não funciona só nessas ocasiões, ele também deve ser considerado quando há a contração de crédito rural, funcionando, assim, como uma garantia de que serão pagos duplicatas, notas promissórias, entre outros. 

Lembrando que a contratação poderá ser realizada por meio de um corretor ou de uma das seguradoras habilitadas que operam no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Independentemente de se for pessoa física ou jurídica, qualquer uma delas que cultive espécies contempladas pelo programa pode solicitar a contratação.

Quais as seguradoras habilitadas?

O seguro rural no Brasil é regulamentado, como já dissemos. Segundo dados, a aquisição de alguma das modalidades de seguro pode ser realizada por meio de uma das 16 seguradoras habilitadas pelo Ministério da Agricultura.

É muito importante estar atento a essa regulamentação, pois ela garante ao produtor a segurança de adquirir um produto confiável. 

Por isso, quando for buscar em seguradoras, é preciso estar atento a esse detalhe; o indicado é sempre acessar o site oficial do governo para checar as informações.

Qual é o valor do seguro rural?

Antes de falar de preços, é preciso ir em busca da seguradora rural que melhor atende às suas necessidades. 

No geral, o valor desembolsado pelo produtor varia entre 3% e 15% do custo de produção, claro, levando em consideração a região e a cultura da cobertura.

O produtor encontra em uma rápida pesquisa nomes como: Sicoob, Atlas , Sicredi, Susep, enfim, várias opções, com preços diferentes para atender às necessidades dele. 

Quais as vantagens de ter o seguro?

Sem dúvidas, o principal benefício de contar com o seguro rural é a proteção oferecida à propriedade rural no caso de algum sinistro. 

Ou seja, há aquela segurança de obter o ressarcimento financeiro, o que reduz ou mesmo impede os prejuízos.

Outro benefício é a isenção do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF), que contempla pessoas físicas e jurídicas que realizam a contratação. A isenção é concedida pelo Decreto-Lei nº 73/1966.

Mais um ponto importante e benéfico para o produtor é a questão do subsídio oferecido ao produtor rural na contratação do seguro rural. 

Devido ao fato de o valor a ser pago pelas apólices de seguro ser mais alto que o seguro comum, o Governo Federal criou uma espécie de auxílio financeiro através do PSR. 

Vale destacar que, em muitas nações, o fortalecimento do agronegócio é resultado da implementação desse tipo de incentivo governamental ao setor. 

Conclusão

Neste artigo, foi possível ver que o seguro rural no Brasil tem ganhado cada vez mais força. 

Como sabemos, é fundamental estar preparado para quaisquer imprevistos que possam acontecer, e essa tranquilidade só é possível quando se é bem amparado por um seguro. 

Agora que você já entende a importância do seguro rural para o agronegócio, que tal auxiliar os produtores rurais a conhecer melhor as alternativas? 

Para isso, conte com o apoio da TerraMagna! Nós temos soluções de crédito rural para você investir em seu negócio. 

Quer saber como funciona a liberação de crédito?

Falar com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides