Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

maos elementos geofraficos sig sistemas de informacao geografica

SIG Sistema de Informação Geográfica: entenda como ele funciona

O SIG Sistema de Informação Geográfica era um sistema simples, que evoluiu com o passar dos anos e se tornou uma grande plataforma moderna, que entende como o nosso mundo atual funciona.

Ele surgiu na década de 60, como uma ferramenta de apoio às pesquisas acadêmicas, consolidando-se no mercado. Depois, passou a ser utilizado também em conjunto com tecnologias de satélite como GPS e drones.

Por meio do SIG, o produtor rural pode gerir projetos de gerenciamento do espaço geográfico, permitindo analisar e entender dados geográficos em forma de mapas, globos, relatórios e gráficos.

Dessa forma, é possível determinar a sua região e suas peculiaridades para obter informações a respeito de clima, economia, meio ambiente e, a partir dessa informação, tomar decisões mais assertivas em relação à lavoura.

Quer saber mais sobre os conceitos básicos SIG e como ele pode beneficiar o agronegócio? Continue lendo até o final.

O que é SIG Sistema de Informação Geográfica e para que ele serve? 

Se você ainda tem dúvidas sobre para que serve o Sistema de Informação Geográfica, nós te explicamos!

O SIG é composto de vários programas computacionais, que integram dados, equipamentos e pessoas com objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenação conhecido.

O SIG funciona por intermédio de dados matriciais (raster) e vetoriais e trabalham por camadas, o que dá a possibilidade de sobrepor diferentes informações sobre um mesmo lugar e analisar essas informações de forma separada ou em conjunto.

Isso facilita a análise, a gestão ou a representação de espaço e de fenômenos que nele ocorrem. 

O que significa SIG Sistema de Informação Geográfica?

Para entender melhor sobre o SIG e como ele como funciona, precisamos compreender o seu significado. SIG é a tradução de GIS (Geographic Information System).

Ele é um ambiente que permite a inserção e interação de dados georreferenciados com o intuito de produzir análises espaciais de apoio nas tomadas de decisões.

O sistema possui elementos que trabalham em sincronia, para que os usuários e profissionais possam gerenciar, analisar e exibir os dados geográficos. São eles:

Hardwares

Os hardwares são equipamentos que captam e processam dados, como os celulares e computadores. Assim, é possível utilizar as plataformas computacionais para analisar os dados geoespaciais. 

SIG Sistema de Informação Geográfica – Softwares

São programas utilizados para criação, edição, manipulação, visualização e armazenagem dos dados.

Dados

O dado é uma informação que tem como característica principal um componente espacial, ou seja, propriedades que as caracterizam no espaço. Ele se classifica como uma estrutura de dados raster ou vetorial. Listamos alguns dados geográficos como exemplo abaixo:

  • Localização;
  • Posição;
  • Área;
  • Largura;
  • Altura;
  • Comprimento;
  • Perímetro;
  • Outros.

Recursos humanos

Usuários e profissionais que controlam um SIG, desde programadores responsáveis por desenvolver softwares de SIG até profissionais que trabalham diretamente na coleta e no processamento de dados.

Qual é a definição de SIG Sistema de Informação Geográfica?

Em seu livro, Stanley Aronoff definiu o SIG como uma coleção de procedimentos tanto manuais quanto computacionais para armazenagem e manipulação de dados georreferenciados.

Já Cowen (1988) definiu o SIG como sistema de apoio às tomadas de decisões que se relacionam aos dados georreferenciados, em um ambiente de respostas aos problemas.

SIG Sistema de Informação Geográfica: aplicações

Existem três principais aplicações para se utilizar o SIG sistema de informação geográfica; são elas:

  • Ferramenta para produzir mapas;
  • Suporte para análise de fenômenos naturais;
  • Armazenamento e recuperação de informações espaciais em banco de dados geográficos.

O que é a ferramenta SIG?

O SIG é uma ferramenta que mapeia e dá respostas a questões levantadas por profissionais a respeito de região, meio rural, meio urbano, recursos renováveis e clima.

Como o SIG é muito versátil, ele auxilia o produtor em várias atividades agrícolas desde o planejamento e uso do solo, silvicultura até a plantação.

Hoje, no mercado, existem ferramentas para cada função, como geoprocessamento, sensoriamento remoto e GPS, que variam conforme a necessidade.

Sensoriamento remoto

Conjunto de técnicas utilizado para a captação de imagens por meio de sensores de satélites, acoplados a equipamentos fotográficos e scanners. A técnica permite obter informações de determinado objeto sem entrar em contato físico com ele.

GPS 

Sigla de Sistema de Posicionamento Global; permite a localização de uma pessoa ou um objeto espacial a partir de suas coordenadas geográficas – latitude e longitude. 

Geoprocessamento 

É a técnica de coleta e processamento de dados espaciais. Esse processo envolve informações coletadas tanto pelo sensoriamento remoto quanto pelo GPS.

Tipos de ferramentas SIG Sistema de Informação Geográfica

Hoje em dia, há uma vasta opção de softwares de SIG; neste tópico, listamos as principais ferramentas de SIG gratuitas e pagas do mercado.

Arcgis 

É uma ferramenta paga e online, que pode ser utilizada em vários dispositivos para criar e compartilhar mapas interativos, em nuvem.

Qgis

Ferramenta gratuita, com fácil acesso e rapidez. Com ele, é possível fazer gestão, visualização, edição, análise e criação de mapas.

Spring

Ferramenta utilizada para processar imagens, realizar análise espacial, fazer modelação numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais. Nela, é possível editar textos, símbolos, legendas, linhas, quadros e grades em coordenadas planas ou geográficas.

Terraview

Sistema de informação geográfica desenvolvido no Brasil, utilizado para produção de mapas temáticos.

Agrocad

O Agrocad é um software que simula o campo em um ambiente computacional, sendo possível projetar o que se encontra numa área de plantio. 

SIG Sistema de Informação Geográfica em PDF

A Embrapa disponibiliza um PDF explicando a modelagem do SIG na agricultura de precisão. Segundo ela, a agricultura de precisão depende dos softwares de SIG para realizar e aplicar projeções no manejo, visando variações de espaço e tempo.

O objetivo principal da agricultura de precisão é aumentar a produtividade das culturas e aumentar também a qualidade ambiental dos solos utilizados para esse fim.

Com os sistemas de informação geográficas, o produtor pode obter informações detalhadas 

e georreferenciadas sobre suas terras, dando a possibilidade de criar estratégias para a aplicação de insumos agrícolas de uma maneira mais assertiva e eficiente.

Tendência da tecnologia no agronegócio

Estamos vivendo em uma era na qual a tecnologia está cada vez mais presente nas fazendas, vista na agricultura de precisão, no geoprocessamento e no planejamento rural. 

As geotecnologias estão sendo utilizadas para coleta e processamento de dados georreferenciados captadas pelo sistema SIG. Por isso, separamos as principais tendências da tecnologia a seguir:

Sensores 

Os sensores estão sendo cada vez mais procurados e instalados nas lavouras pelos produtores rurais. 

O uso dessa tecnologia traz várias informações sobre a planta, o solo e outros elementos fundamentais para um bom desenvolvimento do cultivo, proporcionando a projeção de estratégias para alcançar alta produtividade na lavoura.

Por intermédio dos sensores, também é possível dar comandos de forma automática para tarefas a distância e em tempo real.

Drones

Os drones são muito versáteis; com eles, é possível captar imagens aéreas que dão a total possibilidade de visualizar e acompanhar todo o desenvolvimento da lavoura, auxiliando na detecção de pragas daninhas, doenças e outros problemas no campo.

SIG Sistema de Informação Geográfica – Softwares de gestão

Há uma vasta variedade de softwares de gestão no mercado, que auxiliam o produtor na gestão da sua lavoura. Com eles, é possível fazer uma relação dos custos de produção, auxiliando na projeção de lucratividade do agricultor.

Agricultura vertical

A agricultura vertical é definida como um conjunto espacial destinado à produção em camadas verticais. Essa produção geralmente ocorre em locais que não suportam a configuração tradicional da agricultura, principalmente em grandes centros urbanos.

Essa tendência tem se destacado como a tecnologia do futuro para garantir o alimento das próximas gerações no mundo.

Market place

Os aplicativos de market place oferecem diversas opções de onde comprar os produtos disponíveis pelos produtores.

Isso possibilita uma melhora na lucratividade do produtor e permite, também, uma interação maior no mercado, dando a possibilidade de escalabilidade na compra e venda dos produtos agrícolas.

TerraMagna e SIG Sistema de Informação Geográfica

Aprendemos, neste post, sobre o SIG, como funciona e como ele pode trazer muitos benefícios para a sua fazenda. 

Através dele, é possível monitorar toda a área de plantação, gerenciar o plantio e desenvolvimento das plantas, obter dados sobre o solo, controlar o uso de insumos, realizar o controle de pragas e até mesmo gerir a contabilidade rural.

Conseguir crédito para compra de insumos é sempre trabalhoso, não é mesmo? 

A nossa meta é acabar com toda essa burocracia, de forma simples e eficiente. Queremos apoiar o agronegócio e elevar a agricultura de precisão para outro nível. 

Por isso, se você é distribuidor de insumos e está em busca de crédito, nós temos a solução.

A TerraMagna tem a tecnologia que traz para sua lavoura ZERO PERDA! 

Nossa fintech possibilita a concessão de crédito justo e imediato para você, com o intuito de devolver para o distribuidor o controle sobre a vida financeira, de maneira que ele se preocupe apenas com o campo, e não com burocracias.

Chega de ficar meses na fila do banco; somos parte desse ecossistema fantástico e te convidamos a conhecer nossas soluções. Não perca tempo e garanta o futuro do agro. 

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides