Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Mao do fazendeiro plantando sementes no solo em fileiras representando TSI ou on farm

TSI ou on farm: entenda esses tipos de tratamento de sementes

O tratamento de sementes é um dos processos mais importantes na safra, e tanto o TSI quanto o on farm são opções que podem ser utilizadas como técnicas para melhorar o desempenho dos insumos. 

São muitos os fatores envolvidos na produtividade de uma safra, e a qualidade das sementes é algo diretamente relacionado, o que movimenta todo um mercado de insumos e também de biotecnologia. 

Ao fazer o tratamento de sementes, o produtor consegue melhorar sua performance, seja em qualidade de produção ou em proteção das plantas. Podem ser utilizados diferentes bioquímicos e defensivos com essa finalidade, como fungicidas para locais com baixa drenagem.

Mas você sabe as diferenças entre TSI e on farm e como escolher o processo na sua lavoura? Entenda a seguir como cada uma das práticas funciona e qual é a melhor opção para a sua produção. 

TSI ou on farm: qual tratamento escolher?

Na hora de escolher os insumos a serem utilizados, o agricultor precisa avaliar diferentes pontos de sua produção, que vão desde análises passadas até os pontos de melhorias na safra que vai começar. 

Por exemplo, é preciso entender os pontos problemáticos das safras anteriores para conseguir evitá-los agora. E um desses pontos pode ser exatamente a escolha ou o tratamento de sementes

Esse quesito é tão importante dentro da produção que grande parte da pesquisa e tecnologia investida no agronegócio está alocada na criação de sementes cada vez mais resistentes e produtivas. 

A maneira como as sementes são tratadas antes do plantio pode fazer toda a diferença na produtividade final, mas a técnica escolhida depende de outros fatores. Sendo TSI ou on farm, ambas possuem pontos positivos e negativos. 

O que é TSI?

O Tratamento de Sementes Industrial, também chamado apenas pela sigla TSI, como o nome sugere, é aquele feito dentro das indústrias, antes de esse insumo chegar ao produtor. 

Nesse caso, basicamente o agricultor já compra a semente tratada, sem ter de se preocupar em fazer isso em sua fazenda antes do plantio. 

Em razão dessa praticidade e do maior número de opções de sementes com TSI, essa é uma das técnicas mais utilizadas atualmente. 

Entre os benefícios do TSI, é possível citar: 

  • praticidade para o agricultor;
  • maior biossegurança nos processos;
  • tratamento de acordo com os produtos mais inovadores; 
  • tratamento em diferentes tipos de grãos; 
  • opções de compra para o agricultor; 
  • diversos tipos de proteção para a semente;
  • garantia de plantas mais resistentes.  

Ou seja, o TSI tem diferentes pontos positivos que podem ajudar muito durante a safra e traz mais praticidade para o agricultor que consegue investir em sementes já tratadas.

Os pontos que podem ser considerados negativos no caso do TSI são o alto custo de algumas sementes, dependendo do tratamento, e a falta de controle dos bioquímicos utilizados para o tratamento. 

Com isso, se o agricultor precisa de um tratamento específico, acaba optando por tratar as sementes em sua fazenda (on farm). 

Além disso, as sementes de TSI já inoculados ou coinoculadas exigem atenção no transporte e no armazenamento, pois altas temperaturas e umidade inadequada podem comprometer a eficiência do tratamento e da semente em si. 

Porém, o uso do TSI é o mais comum em praticamente toda a produção, principalmente de grãos do tipo commodity. Isso porque as sementes desse tipo de produto já são geneticamente modificadas e padronizadas, passando pelo tratamento já na fabricação dos insumos. 

O que é tratamento on farm?

“On farm” significa “na fazenda”. Assim, o tratamento “on farm” refere-se ao tratamento de sementes feito pelo próprio produtor. 

Nessa técnica, todo o tratamento das sementes é de responsabilidade do agricultor, que pode comprar tanto sementes completamente naturais quanto modificadas geneticamente e fazer a aplicação de tratamentos nelas. 

Para isso, precisa ter a estrutura necessária a fim de realizar as técnicas e comprar os bioquímicos corretos. Além disso, como alguns deles podem trazer algum tipo de perigo (como serem inflamáveis), o produtor também fica responsável pelo armazenamento correto e pela proteção de todos os que terão contato com o produto. 

Entre os benefícios de utilizar o tratamento on farm podemos citar:

  • maior liberdade do produtor para fazer o tratamento que mais se adequa com suas dificuldades;
  • possibilidade de fazer tratamentos com bioquímicos específicos e mais inovadores;
  • possibilidade de tratar as sementes de maneira mais orgânica, se desejar; 
  • ter controle do início ao fim dos processos da safra;
  • independência das fábricas de insumos modificados.

Ao fazer o tratamento de sementes diretamente em sua fazendo, o produto ganha mais liberdade e consegue uma produção única.

Porém, é preciso avaliar também os pontos de dificuldade dessa técnica, para entender quando deve ser aplicada. 

Alguns dos pontos negativos do tratamento on farm que precisam ser avaliados são

  • aumento dos custos com esse processo, já que fica de inteira responsabilidade do produtor; 
  • falta de segurança para os envolvidos, caso não haja o armazenamento correto;
  • dificuldade em quantificação dos princípios ativos e aplicação não uniforme.  

Como escolher o tratamento de sementes a ser utilizado?

Na hora de escolher os insumos e o tratamento de sementes a ser utilizado, é imprescindível que o produtor leve em consideração pontos como finanças, investimentos, produtividade passada e expectativas para a safra do momento. 

Isso porque o tratamento de sementes utilizadas pode acrescentar ou retirar custos de produção e, na hora de escolher, tudo depende de como o lado financeiro desse produtor está e o que espera com o TSI ou on farm.

Além disso, o produtor precisa analisar com cuidado os pontos positivos e negativos de cada técnica, considerando o que espera para a sua produção e também quanto tem para investir em melhorias. 

Vale sempre dizer que o agricultor cuja produção é mapeada consegue fazer essas escolhas de maneira mais fácil, já que pode fazer comparativos com as safras anteriores e entender as mudanças que podem ocorrer. 

É muito comum, por exemplo, que um agricultor que faça o tratamento on farm perceba que, com o crescimento da sua produção, investir em TSI pode reduzir custos e aumentar a produtividade. 

Por isso a importância de sempre ter um acompanhamento rígido de sua lavoura, para saber exatamente em que ponto investir. 

O que considerar na hora da escolha?

Veja alguns pontos a serem considerados para escolher o tipo de tratamento de sementes!

Praticidade para o produtor: nesse caso, geralmente a TSI é a opção mais indicada, pois o agricultor já recebe as sementes tratadas dentro dos padrões de qualidade necessários, sem ter de se preocupar com compra de bioquímicos, armazenamento desses insumos e segurança. Assim, a escolha do tratamento de sementes pensando na praticidade pode trazer ganho de tempo e investimento para a maioria das culturas. 

Utilização assertiva de insumos: o produtor precisa ter cálculos bem definidos para sempre escolher os insumos mais eficientes para o seu caso. Lembre-se de que cada região é única e precisa de atenção específica. Por isso, nesse caso, também vale a contratação de profissionais que realizam a avaliação e indicam os melhores insumos para cada tipo de cultura, assim como o tratamento de sementes mais indicado. 

Planejamento de safra: o tratamento de sementes, por acontecer nos momentos pré-safra, nem sempre é colocado no mesmo planejamento. Independentemente de a escolha ser TSI ou on farm, é imprescindível adicionar essa etapa no planejamento. Nesse caso, o tratamento on farm precisa ser mapeado e organizado dentro dos prazos. No caso do TSI, é possível antecipar as compras, pagar mais barato e potencializar os ganhos. 

Biotecnologia e pesquisa: outro ponto muito importante é o uso de tecnologia, biotecnologia e pesquisa para melhorias do campo. Esse é um setor sempre em desenvolvimento, então os fabricantes de insumos estão sempre buscando maneiras de oferecer as últimas inovações para seus produtos. Nesse sentido, escolher técnicas e produtos que acompanham o desenvolvimento desse mercado é imprescindível para se manter relevante e competitivo. 

Investimento em insumos e sementes de qualidade

A escolha dos insumos a serem utilizados na agricultura é, sem dúvidas, um ponto primordial de qualquer negócio no campo. Isso porque, além de estar diretamente relacionado com a produtividade, também influencia nos custos de produção. 

Dessa forma, investir em tratamento de sementes, seja TSI ou on farm, exige estudo financeiro para entender qual dos processos é mais vantajoso de acordo com a cultura e com o tipo de produto que deseja oferecer no mercado. 

Uma grande dificuldade de muitos produtores está justamente na compra de insumos mais qualificados, pois geralmente acabam tendo valor mais elevado. 

Com isso, não conseguem avançar em suas produções e podem até mesmo perderem espaço no mercado a médio e longo prazo.

Para contornar essa dificuldade, o ideal mesmo é investir em insumos cada vez melhores e em um tratamento de sementes de qualidade, seja TSI ou on farm. 

Está precisando de fôlego financeiro para tudo isso? Utilize o crédito agro para escolher o TSI ou on farm sem se preocupar.

Fale com nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides