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colheita de soja demosntrando a venda de soja

Venda de soja: como é feita, principais mercados e impostos

Tem dúvidas sobre venda de soja? A soja é um dos principais produtos de exportação do Brasil, exercendo um forte impacto sobre a economia nacional. 

Isso só reafirma a importância de conhecer melhor a venda de soja tanto para o comércio interno quanto para o externo. 

Por ser uma commodity, grande parte da sua negociação acontece seguindo regras internacionais. Mas é preciso estar atento, pois o mercado de commodities é bem dinâmico, o que faz com que ele oscile constantemente. 

Pensando nisso, trouxemos um panorama sobre a venda de soja, bem como informações ligadas a diferenças entre as modalidades de comercialização do grão!

Commodity e a formação do preço da soja 

Antes de falarmos sobre a venda de soja em si, é preciso voltar um pouco e entender como é formado o preço do grão, que é uma commodity

Por commodity entende-se um item que é produzido em escala global com características e qualidades homogêneas. 

Dessa maneira, o preço de comercialização da soja é definido pela oferta e demanda do mercado internacional, baseado nas regras das Bolsas de Valores, que avaliam produtividade, áreas semeadas, dados de importação e exportação e muito mais. 

Parâmetros considerados para a formação do preço de venda de soja

Os valores são calculados a partir da Bolsa de Valores de Chicago, que leva em consideração os seguintes parâmetros: 

  • prêmio de exportação: o prêmio correlaciona a cotação da Bolsa de Valores de Chicago com o mercado físico local, sendo influenciado pela oferta e demanda da soja, cotação do dólar etc.; 
  • cotação do dólar; 
  • despesas de exportação: gastos com portos, taxas, comissões e outros;
  • transporte: considera custos com frete do local onde é produzida a soja até o porto por meio do qual ela é exportada;
  • outros custos: por exemplo, armazenagem.

Como funciona a venda de soja?

Se você quer saber como vender soja, deve ter em mente todo o processo de formação de preços que destacamos no tópico anterior. 

Uma das coisas que definem o preço é a chamada saca. Mas quanto pesa 1 saca de soja para venda? A resposta é 60 kg.

Diante disso, é hora de conhecer as maneiras de negociar e comercializar a soja. Confira a seguir os principais mercados para essa venda!

Mercado físico

No mercado físico, também chamado de spot, cash ou à vista, os negócios acontecem de maneira imediata, ou seja, a compra e a entrega do produto ocorrem no mesmo momento. 

Uma de suas principais características é a relação direta que existe entre os compradores e vendedores, que definem preço, espécie e data de entrega, que poderá ser antes ou depois do fechamento da operação comercial. 

Nesse tipo de mercado, o produtor fica encarregado de secar e limpar os grãos

A sua principal vantagem está em poder aproveitar as oportunidades pontuais do mercado e ter disponibilidade financeira imediata. Em contrapartida, o preço está sujeito às oscilações do mercado. 

Mercado a termo

No mercado a termo, também chamado de hedge, as transações acontecem em dois ou mais momentos no tempo. 

Com o hedge, todos os acordos são feitos de maneira antecipada; isso inclui quantidade de mercadoria, local, transporte, meio de pagamento, entre outros aspectos.

A ideia dessa operação comercial da soja é criar uma proteção do valor do produto em uma data determinada. 

A grande vantagem é a garantia de preços, sem que haja a necessidade de gastos ou mesmo de flexibilização nas transações, o que garante proteção ao produtor em cenários voláteis. 

Mercado futuro

O mercado futuro da soja e de outras commodities é negociado por meio da Bolsa de Valores brasileira (B3) ou, ainda, da CBOT (Bolsa de Chicago, que é quem define o preço da soja hoje para venda).

Nesse modelo, o produtor tem a oportunidade de ficar com o preço de venda na Bolsa tendo como garantia o recebimento do valor esperado no futuro.

As vantagens são a possibilidade de se proteger das oscilações negativas do mercado, bem como ter a garantia de que o valor será recebido e ainda a liquidez nas negociações. 

Em contrapartida, se houver variação positiva do mercado, o produtor não pode aproveitá-la, sofrendo ainda com as taxas de corretagem e as oscilações cambiais. 

Para negociar no mercado futuro, o produtor precisa atuar em conjunto com uma corretora cadastrada na Bolsa, para as negociações. 

Mercado de opções

O mercado de opções está ligado ao mercado futuro e também ao mercado a termo.

Nessa modalidade de venda de soja, são realizados contratos que garantem o direito de compra e venda de algum ativo, podendo ele ser físico ou futuro.

No direito de compra chamado de Call, o comprador pode comercializar um contrato futuro tendo como base um preço pré-estabelecido.

Por sua vez, a obrigação de venda, ou Put, o vendedor fica obrigado a vender caso seja desejo do comprador adquiri-lo.

Há uma proteção de baixa dos preços, sem ficar atrelado a preços pré-estabelecidos. 

Operação Barter

A operação Barter é considerada simples e foca a negociação dos insumos necessários para a produção da soja, usando como moeda de pagamento a própria soja.

Com isso, o crédito agrícola é otimizado, tendo em vista que o fruto do próprio trabalho serve como garantia dos recursos. Ou seja, não há necessidade de solicitá-los em instituições financeiras, por exemplo.

Impostos sobre venda de soja para pessoa física e jurídica

Os impostos sobre a venda de soja vão variar de acordo com aspectos como: 

  • regime tributário da empresa rural; 
  • estado de origem;
  • destino da mercadoria.

A opção pelo regime tributário vai ter impacto direto sobre os resultados financeiros de quem produz. Conheça os impostos a seguir!

Funrural

O Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) é uma contribuição previdenciária da atividade rural que é paga pelo produtor rural, mas que é recolhida pela pessoa jurídica no momento da aquisição do produto, com base no valor bruto da comercialização.

Nesse fundo, são contemplados o INSS Patronal, o Gilrat (Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

A alíquota do Funrural é de:

  • 1,5% para pessoa física;
  • 2,05% para pessoa jurídica.

Imposto de Renda

Para produtores pessoa física, a tributação do Imposto de Renda deve ser realizada por meio da escrituração do livro-caixa com todas as receitas, despesas e investimentos.

Caso o resultado seja apurado de forma presumida, a alíquota do IR fica limitada a 20% da receita bruta.

No caso da pessoa jurídica, a tributação vai depender do regime tributário da empresa rural (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido).

PIS/Pasep e Cofins

A contribuição do PIS/Pasep e Cofins é aplicada para as pessoas jurídicas e se encontra suspensa sobre as receitas decorrentes da venda de soja por produtores, de acordo com a Lei nº 12.865/2013.

As pessoas jurídicas têm direito ao crédito presumido do PIS/Pasep e Cofins. Para isso, é necessário que sejam produzidas mercadorias por processo de industrialização da soja adquirida de pessoa física ou cooperado pessoa física.

ICMS

O ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um imposto de responsabilidade dos estados. Ele incide sobre as operações de circulação de mercadorias. 

Em operações interestaduais é aplicada a alíquota de:

  • 12%, se o destinatário estiver localizado nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo;
  • 7%, se o destinatário estiver nos outros estados e também no Distrito Federal.

Venda de soja – Quem são os compradores de soja?

Depois de entender melhor o processo de como vender soja, é hora de saber mais sobre quem compra o grão. 

A primeira coisa é onde comprar soja em grão: dos produtores. Basicamente, podemos dividir os compradores em quatro grupos: 

  • Indústrias: representam as empresas que compram soja, mais especificamente as de grande porte, que fazem a aquisição para a produção de alimentos industrializados.
  • Tradings: são um grupo formado pelo mercado financeiro, que tem o papel de intermediar negociação entre produtores e compradores dos mercados nacional e internacional. Comumente, o produtor realiza a negociação de vendas ao exterior com as tradings ou corretoras de tradings. Em grande parte dos casos, as tradings são responsáveis pelas compras nos portos.
  • Cooperativas: parceiras de produtores de soja, as cooperativas fazem a compra da soja com foco na produção dentro da própria cooperativa ou mesmo na negociação de lotes junto das tradings, indústrias ou compradores internacionais.
  • Cerealistas: são bem parecidos com as cooperativas, podendo atuar como intermediários, ou seja, comprar soja direto do produtor.
  • Empresas de insumos: nesse tipo de negociação, o foco está basicamente nas trocas, o chamado Barter. O produtor paga os insumos agrícolas com a produção de soja.

Investindo na venda de soja: como a TerraMagna pode te ajudar

Existem diferentes modalidades de venda de soja; é possível observar isso nos mercados distintos por meio dos quais os grãos são comercializados. 

A opção de como realizar a venda da soja cabe a cada produtor, que deve se basear, para isso, em planejamento e gestão, sempre atento às mudanças do mercado nacional e internacional.

Para os produtores que desejam investir em suas lavouras a fim de poder comercializar os seus produtos, a TerraMagna oferece o crédito rural como opção ao produtor.

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