Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

fazenda com vista panoramica mostrando elementos da agrometeorologia

Agrometereologia: o que é como aplicá-la em sua atividade rural

Você sabe tudo sobre agrometeorologia? Todo produtor rural sabe: se o tempo colaborar, a produção vai bem. Caso contrário, podem existir algumas dificuldades, não é mesmo?

Não podemos negar: as condições climáticas têm influência direta na vida do campo

Nesse sentido, você já ouviu falar sobre o termo agrometeorologia? Você sabe qual é o real impacto que ela tem no sucesso da sua plantação?

Para entendermos a história da agrometeorologia, precisamos, antes, voltar ao passado.

Desde a Antiguidade, o homem busca sempre o melhor clima e terras férteis para plantar. No início, ainda com características nômades, grupos de seres humanos migravam de região em região, sempre em busca de melhores condições para plantio e subsistência.

Relacionado: O que é agricultura?

Aos poucos, foram desenvolvidas técnicas agrícolas que são utilizadas até hoje, graças a terra fértil, disponibilidade de água e, claro, clima agradável e propício para o desenvolvimento da cultura.

Foi o povo sumério, por volta de 6.000 a.C., que se tornou a primeira civilização a produzir mais do que o povo poderia consumir. 

Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia no campo, o conceito de agrometeorologia está sendo cada vez mais usado. Uma vez aplicado, traz uma série de benefícios ao processo produtivo do setor agrícola.

Mas afinal, o que é agrometeorologia? Como eu posso usá-la em meus processos produtivos de forma a maximizar os ganhos?

A TerraMagna traz, neste artigo, todo o conceito por trás desse termo e tudo o que você precisa saber para aplicá-lo da melhor forma. Fique conosco!

Condições de crédito rural que cabem no seu bolso? Distribuidor de insumos, não deixe de conferir as opções que a TerraMagna oferece para você!

Produtor, você sabe o que é agrometeorologia?

Você deve ter percebido que iniciamos este artigo enfatizando a ideia de que a agricultura depende inteiramente das condições climáticas. E são vários os motivos: o clima afeta a produtividade, o desempenho e a relação da cultura com pragas e outros micro-organismos.

Na prática, isso é ainda mais fácil de entender: o preparo do solo, a semeadura, a irrigação e a própria colheita dependem das condições do tempo para serem realizadas. Caso contrário, todo o processo produtivo pode ser comprometido.

A agrometeorologia, também conhecida como meteorologia agrícola, é a disciplina da meteorologia que estuda todas as formas e condições por meio das quais o clima influencia o meio rural.

E essa influência pode vir de forma positiva ou negativa.

Como consequência, ela se torna indispensável na tomada de decisão no campo, no planejamento da safra e na utilização dos recursos (água e energia, por exemplo). Há também o que chamamos de “agrometeorologia mapa mental”, que você pode conferir aqui.

Saiba mais: Agricultor, o homem responsável por garantir o combate a fome mundial

O agrometeorologista, profissional do ramo, tem a responsabilidade de analisar todos os fatores do clima, promovendo melhorias qualitativas e quantitativas na produção da cultura. Em outras palavras, ele ajuda o produtor a otimizar e melhorar seu processo de produção.

Agrometeorologia aplicada: fórmulas para o desenvolvimento de dados

Para o estudo completo e aplicação de parâmetros de cálculo dos fatores que influenciam o clima, temos a agrometeorologia aplicada. Ele estuda todos os processos existentes, por meio de cálculos e variáveis.

Que tal conhecer um pouco sobre as fórmulas da agrometeorologia?

Dados agrometeorológicos: o que são e qual é sua importância

Os dados agrometeorológicos são dados da meteorologia que têm impacto direto na produção agrícola. Entre os principais, destacam-se os ventos, o granizo, a umidade relativa do ar, a frequência de chuvas e o balanço hídrico.

O monitoramento dessas e outras condições permitem a construção e o planejamento de todas as ações no campo, incluindo aplicação de defensivos, irrigação, preparação do solo, etc. (como dito anteriormente).

Monitorar mudanças climáticas permite o que chamamos de zoneamento climático (agrometeorologia Embrapa).

Para que tudo isso seja possível, o agricultor precisa dispor de plataformas e equipamentos agrometeorológicos de precisão.

Equipamentos agrometeorológicos: quais são os principais?

Os equipamentos e as plataformas agrometeorológicas servem justamente para promover o levantamento de dados meteorológicos e permitir ao produtor planejar seu ano agrícola. É a chamada agrometeorologia operacional.

Entre eles, destacam-se:

Estação PRO: trata-se de uma estação que monitora as condições meteorológicas. É equipada com instrumentos eletrônicos que são capazes de monitorar toda a rotina climática de um ambiente rural, fornecendo, assim, informações completas acerca do assunto. Inclui sensores de temperatura e de umidade, pluviômetros, piranômetro (mede a radiação solar), anemômetros (medem a velocidade dos ventos), molhamento foliar, entre outras medidas.

A estação PRO contém Wi-Fi, GSM e USB para coleta de todos os dados. Seu custo é um pouco mais caro, girando em torno de 12 a 15 mil reais. Desenvolvida pela AgroSystem.

Estação Compacta: igualmente desenvolvida pela AgroSystem, também mede com precisão as variáveis meteorológicas; porém, possui recursos um pouco mais limitados, com custo acessível e alta durabilidade.

Coleta dados de chuva, velocidade do vento, pressão, temperatura e umidade. Seu custo é de aproximadamente 8 mil reais.

NOTA: A instalação das estações agrometeorológicas deve seguir alguns requisitos para que a coleta de dados seja efetiva. O local deve:

  • ser distante de qualquer instalação elétrica;
  • ter vegetação apenas rasteira (a textura do solo pode afetar a coleta de informações);
  • ter horizonte plano;
  • ser livre de alagamentos (longe de rios e lagos, que influenciam os parâmetros da umidade).

Relacionado: O clima e sua influência na produção de soja

Agritempo: sistema de monitoramento meteorológico que possibilita obter informações meteorológicas para a agricultura, incluindo dados de estiagem, precipitação acumulada, manejo do solo, entre outros. Direcionado a produtores, pesquisadores e também estudantes da área do agronegócio. Foi desenvolvido em 2002.

ZARC: desenvolvido pela Embrapa, o método ZARC (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) tem como objetivo indicar datas e períodos propícios ao plantio de acordo com características climáticas e tipo do solo. Ele minimiza perdas e evita outros fatores que possam influenciar no desenvolvimento da cultura.

Agroclima PRO: desenvolvido pela Climatempo, trata-se de um serviço de assinatura que traz agrometeorologia de precisão para as propriedades rurais. Muito usada por agricultores que não possuem estações em suas fazendas.

O serviço é pioneiro na integração de dados meteorológicos para o agronegócio.

Saiba mais: Conheça tudo sobre a agricultura de precisão

Microclima: fator importante nas condições agrometeorológicas

Como o próprio nome já diz, o microclima refere-se ao clima de uma pequena área, cujas condições diferem daquelas da zona exterior. Na agricultura, os microclimas se formam quando existem barreiras geomorfológicas, como montanhas, corpos de água e vegetação.

Os gradientes mais fortes de umidade e temperatura ocorrem logo acima e abaixo da superfície terrestre. É nessas camadas que as plantas se desenvolvem. 

Portanto, quanto menos agressivas forem as interferências do clima, menos danos estressantes a cultura sofrerá. Fatores como tipo de cobertura do solo, as próprias características do solo (como o declive), influenciam as condições microclimáticas.

Saiba mais sobre o microclima e suas variáveis clicando aqui.

Afinal, quais são os benefícios da agrometeorologia?

Falamos tanto sobre a agrometeorologia e sua importância; mas não falamos ainda dos benefícios que ela traz para o homem do campo. São diversos:

  • Monitoramento da disseminação de pragas e doenças;
  • Estimar sua produtividade;
  • Prever a qualidade da sua produção;
  • Aproveitar da melhor forma os insumos e pesticidas;
  • Maximizar a produtividade;
  • Tomar decisões assertivas sobre todo o processo.

Para você entender melhor, vamos a situações específicas que podem acontecer. Por exemplo:

Evitar replantios: replantios significam gastos que podem ser evitados. Com o planejamento correto para cada ponto da lavoura (conhecimento da previsão do tempo por meio da coleta de dados climáticos), o produtor evita esse tipo de problema.

Pulverização com menos perdas: com a previsão do tempo, é possível prever chuvas inesperadas, por exemplo. Como sabemos, as chuvas aceleram o processo de evaporação do produto. Com esse conhecimento, você resolve tudo dentro das condições adequadas, sem surpresas.

Irrigação: da mesma forma que ocorre com a pulverização, você basicamente economiza energia e tempo, manipulando da forma mais assertiva a irrigação.

Coleta de dados: um importante aliado do agronegócio

Na essência, a coleta de dados é um processo utilizado para captar informações geradas por pessoas ou processos, que servirão de base para o planejamento estratégico do negócio em questão.

E isso se aplica também no ambiente agrícola. A agrometeorologia nada mais é do que a coleta de dados através de sensores e estações de medição para a obtenção de informações sobre o clima.

Relacionado: Produtor, você sabe a hora certa de realizar a colheita da sua soja?

E não adianta apenas coletá-los: você precisa integrar esses dados, o que proporciona uma visão ampla e consistente acerca das suas reais necessidades. Você economiza tempo e dinheiro e promove uma maior eficiência e otimização dos seus resultados.

A TerraMagna trabalha com tecnologias exclusivas para a concessão de crédito a distribuidores de insumos.

Com uma plataforma própria, nossos especialistas avaliam a lavoura do produtor, desde o plantio até a colheita, permitindo, assim, conhecer todas as suas necessidades.

Aqui, nós também antecipamos os recebimentos de CPRs, duplicatas e outros títulos do agro. Dessa forma, você não precisa esperar até o final da sua safra para receber! 

Quer saber mais sobre o assunto e consultar todas as condições oferecidas pela TerraMagna? 

Falar com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides