Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Agronomo olhando a folha de soja representando o agronegocio no brasil vantagens e desvantagens

Agronegócio no brasil vantagens e desvantagens no setor

Quando se fala de vantagens e desvantagens do agronegócio no Brasil, nós podemos destacar o desemprego e êxodo rural, devido à mecanização, doenças advindas de alimentos contaminados por defensivos e um aumento de conflitos agrários por posse de terras. 

Em contrapartida, o setor é um dos maiores da economia, está em constante expansão, além de ter avançado muito nos últimos anos graças ao emprego de tecnologias modernas no campo. 

O agronegócio tem pontos positivos e negativos, mas é inegável a sua importância e seu impacto no dia a dia de toda a população de uma nação. 

Com base em tais aspectos, trazemos um panorama sobre tal atividade, especialmente os desafios enfrentados por ela. 

Nos tópicos a seguir, você vai conhecer as respostas para as mais diferentes perguntas, como: Quais são os benefícios do agronegócio para o Brasil? Quais são os impactos negativos do agronegócio no Brasil? Boa leitura!

Qual é a importância do agronegócio para o Brasil?

O agronegócio é um termo que se refere à união de diferentes atividades ligadas, de maneira direta ou indireta, a qualquer parte da cadeia produtiva agrícola ou pecuária

No Brasil, o agro é responsável por mais da metade das exportações do país e ainda por mais de 27% do PIB

Além de ser um dos mais importantes da economia brasileira, ele é composto de diversas cadeias produtivas e atividades.

Consequentemente, ele exerce uma forte influência em outros setores (primário, secundário e terciário), levando à geração, produção e distribuição de uma série de produtos para o consumidor, como roupas, alimentos, móveis e outros. 

Nos últimos anos, o seu impacto na balança comercial passou a ser ainda maior e um dos principais dinamizadores da economia brasileira, inclusive da indústria ligada à produção agropecuária, como já destacado.

A grande disponibilidade de terras e o ambiente favorável, o que inclui abundância de água, solo propício ao plantio e boa luminosidade natural, fazem com que a agricultura possa ser desenvolvida, colocando o país entre os maiores produtores mundiais de alimentos. 

Qual é o problema do agronegócio no Brasil?

Não definiremos como problema, mas desafios/desvantagens, e o agronegócio no Brasil enfrenta uma série deles. 

Alta carga tributária atrelada a diferentes fases de produção, desperdícios pelo caminho, logística dificultada pela extensão, impacto ambiental são apenas alguns exemplos do que acontece. 

Mais adiante vamos falar mais sobre essas questões e explicar mais detalhes. 

Agronegócio no Brasil: vantagens e desvantagens

Como em qualquer segmento, o agronegócio no Brasil tem vantagens e desvantagens. 

Especialmente quem trabalha no setor precisa entender os pontos positivos e negativos, até mesmo porque isso se refletirá em suas ações. 

Como já destacado, o agronegócio é um importante setor para a economia; por isso, conhecer tais aspectos ajuda não só a validar o seu crescimento, mas também contribuir para que as desvantagens sejam revertidas em vantagens. 

Modernização do campo

Uma das grandes vantagens do agronegócio brasileiro é a modernização do campo.

O processo consiste na implantação de novas tecnologias e maquinários no processo produtivo rural, visando a sua otimização.

Um dos principais ganhos com a modernização foi o aumento significativo da produtividade, o que permite a produção em larga escala, mesmo sem necessariamente expandir a área de cultivo. 

Além do mais, a maior presença de maquinários muda a dinâmica da produção, otimizando a atuação do trabalhador. 

Apesar de ainda não ser amplamente presente nas pequenas propriedades, uma das razões pelas quais o Brasil é um dos maiores produtores de alimento do mundo é devido ao uso de softwares, que ajudam na automatização de processos, conexão de máquinas agrícolas e monitoramento da lavoura.

Isso sem contar as técnicas e a especialização cada vez maior da mão de obra, que ajuda a levar a modernidade até mesmo para as pequenas propriedades. 

Menor preço para o consumidor

Em se tratando de vantagens e desvantagens do agronegócio no Brasil, um dos principais benefícios a serem destacados é o menor preço entregue ao consumidor. 

Por maiores que sejam as mudanças no mercado e os problemas existentes devido às diferenças sociais, é fato que hoje em dia o acesso ao alimento tem um custo menor para o consumidor, que tem várias opções disponíveis. 

Quando se produz em larga escala, o preço para a compra dos alimentos costuma ser menor.

Mas claro, vale a pena destacar que isso não é uma regra, ainda mais dados os últimos períodos com guerras e uma pandemia, que afetaram as cadeias produtivas e, consequentemente, os preços. 

Uso de metodologias modernas de produção 

Outro aspecto que merece destaque no agronegócio é que, na medida em que o setor ganhou papel de protagonista na economia, alcançou-se a modernização das metodologias de produção. 

Por exemplo, hoje existem diferentes técnicas de manejo de pragas e doenças que permitem a identificação desses problemas em estágio inicial. Consequentemente, é mais fácil definir ações, como uso de produtos no combate, a exemplo de pesticidas. 

Outro ponto a ser destacado é que o produtor tem mais precisão sobre as necessidades da lavoura e consegue realizar a sua adequação para que o plantio seja mais produtivo. 

Incentivo a diferentes abordagens agrícolas

Uma das vantagens do agronegócio no Brasil e no mundo é o incentivo a diferentes abordagens agrícolas. 

Mas o que isso significa exatamente? À medida que o agronegócio ganha força, ele oferece aos produtores maior acesso a conhecimento técnico e alternativas para implementação de novidades em suas propriedades. 

Por exemplo, alguns agricultores optam por não cultivar uma variedade típica da região, pois descobriram uma outra cultura rentável e a testaram. 

É interessante que isso já tem ocorrido no Brasil; nos últimos anos, a região do cerrado tem sido palco para a produção de vinho, um nicho de mercado em ascensão no país. 

O potencial da região para cultivo de videiras visando à produção de vinhos finos ajuda na criação de uma nova alternativa para geração de renda na localidade.

Desenvolvimento da agroindústria 

O desenvolvimento da agroindústria é outro benefício que vem atrelado ao crescimento do agronegócio. 

Entre as principais representantes do setor estão as empresas de bioenergia, proteína animal, grãos e óleos. 

Cabe ressaltar que a agroindústria é conhecida por ser a cadeia de transformação da matéria-prima vinda de diferentes participantes do agronegócio.

As empresas que recebem produtos vindos da agricultura, pecuária, silvicultura (florestas) e piscicultura (peixes) fazem o beneficiamento para destinação ao consumidor final.

Além de contribuir para a economia do país, a agroindústria é responsável por gerar empregos nos locais em que está presente, contribuindo também para o desenvolvimento da comunidade em seu entorno. 

Mas e quais são as desvantagens do agronegócio?

Impacto ambiental

Se você quer conhecer as desvantagens do agronegócio brasileiro, uma das principais é o impacto ambiental gerado pela atividade.

A maneira como esse impacto se apresenta varia; entre os principais exemplos estão: 

  • desmatamento;
  • perda de biodiversidade;
  • degradação do solo;
  • contaminação dos mananciais;
  • geração de resíduos.

Ou seja, a busca pela sustentabilidade ainda necessita de maiores esforços. 

Dificuldade de logística

O Brasil é um país com dimensões continentais, e esse fator por si só dificulta a logística do agronegócio, sendo um dos principais entraves para o seu crescimento. 

O agronegócio brasileiro enfrenta o desafio de atender às demandas de uma logística de transporte adequada.

Modal (rodovia, ferrovia, hidrovia), escoamento necessário e infraestrutura de transporte, todos esses pontos estão muito aquém do necessário.

Os investimentos e melhorias ainda não são suficientes para acompanhar a crescente produção agrícola nacional. 

Apesar de a tecnologia ser uma aliada da produtividade, ela esbarra na logística de transporte ainda muito deficitária.

Desperdício na produção

Outra desvantagem é o fato de que ainda existe um grande desperdício na produção. 

Isso acontece em todas as fases do ciclo produtivo, do plantio à comercialização.

O transporte ineficiente e a cultura do desperdício constituem uma das bases para as perdas na produção de alimentos. Assim, é necessário aprimorar a eficiência produtiva, a logística e a educação para a sustentabilidade.

Concentração

O mercado agropecuário no Brasil é dominado por poucas empresas com porte gigante, o que leva à sua caracterização como oligopólio. 

Consequentemente, há uma menor oferta de preços, bem como condições de pagamento e recebimento do mercado.

Apesar de a agricultura familiar ter uma forte presença no país, grande parte do que é produzido é voltado para o mercado interno, sendo as culturas mais diversificadas. 

Crédito rural para o avanço do agronegócio no Brasil

Como visto ao longo do artigo, o agronegócio no Brasil tem vantagens e desvantagens. 

No entanto, os pontos negativos podem (e devem) ser revertidos, sendo uma boa parte deles solucionada pelo crédito rural. 

O investimento em melhor infraestrutura, tecnologia e metodologias mais adequadas ajuda a reduzir desperdícios, a combater as lacunas no modal, independentemente de qual seja, e ainda reduz a concentração da alta lucratividade apenas em grandes propriedades.

Atualmente, o próprio governo oferece alternativas de crédito aos pequenos produtores, mas para isso é preciso atender a uma série de requisitos dependendo do tipo de propriedade. 

Quer ter mais facilidade para obter seu crédito rural? Conte com a TerraMagna! Nós temos soluções de crédito rural exclusivas para a sua propriedade ou distribuidora de insumos. 

Quer saber mais?

Fale com nossos especialistas e veja como é simples e rápido conseguir crédito!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides