Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Logo da serasa em um celular e um computador ao fundo com uma caneta representando como aumentar o score do CPF

Como aumentar o score do CPF: descubra aqui!

Segundo a Serasa, o principal jeito de aumentar o score do CPF é pagando suas contas em dia. Por isso, nada de gastar mais do que deve, deixar para pagar o boleto com atraso ou não controlar o orçamento.

O score é uma pontuação individual que varia entre 0 e 1000 e ajuda as empresas a entenderem se um consumidor é ou não um bom pagador.

Ter um score positivo (acima de 500 pontos) é o ideal, já que as chances de ter crédito alto e aprovado são excelentes.

No caso de agricultores, produtores rurais, fazendeiros e outros trabalhadores do agronegócio, ter um score de crédito alto é ainda mais importante.

Isso porque sabemos que o crédito é um dos insumos mais importantes no meio agro, como na compra de agroquímicos, maquinários, equipamentos e outros custos e investimentos.


Então, como aumentar o score do CPF? Será que fazer PIX aumenta o score? E aplicativo para aumentar score: existe ou não?

Venha conosco na leitura deste artigo, pois responderemos a essas e outras perguntas e falaremos mais sobre essa pontuação que pode determinar o sucesso da sua lavoura.

Além disso, também apresentaremos outras alternativas de crédito rural.

Boa leitura!

Leia também: Crédito Imobiliário Rural: conheça as melhores opções

O que é score?

Score é uma palavra em inglês que significa pontuação. No meio financeiro, o score de crédito é utilizado para indicar às instituições financeiras as chances de uma pessoa pagar suas contas e dívidas de acordo com o perfil de cada consumidor.

Cada pessoa tem o próprio score, calculado pela Serasa Experian, uma empresa privada brasileira que analisa informações relacionadas a crédito para auxiliar negócios na tomada de decisões.

Uma dessas decisões é a concessão de crédito, como o limite de crédito para gastos em cartões, empréstimos e financiamento.

É por meio da análise de dados e informações de consumidores que a Serasa define a pontuação.

Quanto maior a pontuação, maiores são as chances de conseguir aprovação de crédito, financiamento de imóvel e veículo, entre outras concessões de créditos.

Segundo o próprio site da instituição, alguns dos critérios utilizados no cálculo do score são:

  • Histórico de dívidas;
  • Crédito contratado;
  • Pagamento de crédito;
  • Comportamento de consultas para serviços e créditos.

Cada uma dessas informações tem pesos diferentes. Mas, de forma geral, a Serasa analisa as movimentações financeiras das pessoas físicas e define que tipo de pagadores elas são.

Para que serve o score?

O score tem o objetivo de pontuar cada pessoa de 0 a 1000, indicando ao mercado qual é o perfil de consumidor e pagador de cada pessoa, isto é, se cumprem com suas obrigações, pagando ou não as contas em dia.

Dessa forma, o score é um indicativo principalmente para empresas que concedem crédito, que podem avaliar se estão ou não fazendo um bom negócio.

Além disso, essa pontuação de crédito é importante para a análise de risco de crédito, ou seja, qual é o nível de probabilidade de um devedor pagar suas dívidas no prazo estipulado ou não.

É nesse sentido que vemos a importância de ter uma alta pontuação, já que o score é um dos fatores-chave no momento de o mercado decidir e oferecer propostas de empréstimos e financiamentos.

Ter um bom score ajuda até mesmo a receber ofertas com menores juros e taxas, já que, ao ter um perfil de baixo risco de dívida, mais fé a empresa depositará, repassando juros menores.

Seguindo essa linha de raciocínio, imagine o seguinte perfil: 400 pontos no score de crédito, dívidas no nome (“nome sujo”) e histórico de devedor.

Isso significa que uma operação financeira envolvendo essa pessoa corre riscos no sentido de ela não pagar a dívida.

Nesse caso, as empresas geralmente seguem por dois caminhos: primeiro, negando o crédito; segundo, fornecendo-o, mas com ressalvas, como juros altos.

Para quem deseja adquirir bens, como imóveis e veículos, fazer uma viagem ou usar o dinheiro com outros objetivos, ter baixa pontuação pode ser um empecilho, fazendo muitos se perguntarem como aumentar o score do CPF.

E se você está gostando do conteúdo, provavelmente também se interessará por entender como os direitos creditórios se aplicam no agronegócio.

Como saber qual é o meu score?

Para consultar o seu score, você precisa acessar o site da Serasa e entrar com seu login e senha ou criar uma nova conta no caso de primeiro acesso. Também é possível baixar o aplicativo e consultar por lá.

Além de informar o score, a Serasa fornece outras opções como consultar dívidas, ofertas para limpar o nome e opções de cartões de crédito conforme seu perfil.

Confira abaixo o passo a passo de como consultar o score para cada uma das formas disponíveis.

Consultando o score do seu CPF pelo site

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em consultar CPF;
  3. Entre com seu CPF e senha (se não souber, clique em “Esqueci a senha” para recuperar);
  4. Sua pontuação será informada.

Consultando o score do seu CPF pelo aplicativo

  1. Baixe o aplicativo da Serasa, disponível na App Store e no Google Play;
  2. Acesse com seu login e senha ou crie um novo cadastro;
  3. Pronto, agora é só conferir o seu score.

5 dicas de como aumentar o score do CPF

Existem boas práticas que podem ajudar a aumentar o score do CPF, como ter um maior controle financeiro, pagar as contas em dia e seguir as orientações do seu perfil na Serasa.

Saiba mais sobre essas e outras dicas logo abaixo.

1. Não deixe os boletos vencerem

Essa é a principal dica que os especialistas da Serasa indicam e comunicam em seus canais oficiais.

Não deixar os boletos vencerem significa pagar todas suas contas em dia, sem juros e taxas e sem acumular dívidas em seu nome.

Se puder, pague até mesmo antes da data de vencimento ou então no dia do vencimento, mas nunca atrase.

Uma dica é o débito automático, que evita aquela situação de esquecer uma conta e causar uma dívida em seu nome.

Isso também vale não apenas para aumentar o score, como também para conseguir um limite de crédito cada vez maior com o seu banco.

2. Mantenha sempre seus dados atualizados

Manter seus dados atualizados na Serasa torna seu perfil mais confiável aos olhos da instituição.

E isso dá mais credibilidade, o que colabora com o aumento da sua pontuação de crédito.

Dados pessoais como telefone, e-mail e endereço são alguns exemplos. Sua renda, bens e patrimônios também são muito importantes na análise de crédito.

Sempre que alguns deles se alterarem, lembre-se de acessar o site e fazer as modificações necessárias.

3. Elabore e siga um planejamento financeiro

Assim como o planejamento rural é indispensável na sua lavoura, o planejamento financeiro também.

Defina um orçamento, liste seus custos e despesas e evite gastar mais do que recebe.

Caso precise comprar insumos, equipamentos e maquinários, faça de forma que não prejudique suas finanças e seu score.

Além disso, siga a orientação de ter no máximo 30% da sua renda com contratos de créditos, como cartões, financiamentos e empréstimos.

4. Tenha cuidado ao pedir crédito para diversas empresas

Abrir diversas solicitações de crédito em diferentes instituições de crédito pode prejudicar a sua imagem.

Isso porque constarão no seu perfil múltiplos pedidos, dando a impressão que você precisa do dinheiro para algo urgente, o que aumenta os riscos de não pagar a dívida.

Seu score pode abaixar consideravelmente ao fazer isso, então tome cuidado.

5. Mantenha seu nome limpo

Se ao consultar seu CPF constar alguma dívida, tente regularizar e quitá-las o mais rápido possível.

Essas pendências em seu nome prejudicam o score como também aparecem para as empresas quando consultarem o seu nome.

E isso diminui suas chances de conseguir crédito.

Vale lembrar que limpar o nome não aumenta o score instantaneamente, mas, sim, contribui para a Serasa ver que você está colocando sua vida financeira em ordem, ajudando na construção de um perfil melhor de crédito.

Aplicativo para aumentar score existe?

Não existem aplicativos capazes de aumentar o score de uma pessoa, pois a pontuação é definida pela Serasa de acordo com o perfil de crédito de cada consumidor.

Na busca de saber como aumentar o score do CPF, são comuns informações falsas, como aplicativos que ajudam e ensinam como aumentar o score em 7 dias e até mesmo hackers para aumentar score.

Todavia, como já falamos ao longo deste texto, manter o nome limpo, sem dívidas, pagar as contas antes de vencer e ter um bom planejamento financeiro é a melhor forma de conquistar um ótimo score.

Fique atento a golpistas que prometem saber como aumentar o score rápido e gratuitamente!

Como conseguir financiamento e crédito rural com score baixo

Mesmo com o score baixo, existem formas de conseguir acesso a crédito rural para manter o seu agronegócio em operação, como bancos e outras instituições financeiras.

Assim, você não precisa se preocupar em saber como aumentar o score para 1000, até porque esse é um processo lento que depende de uma vida financeira mais saudável, como mostramos nas dicas deste post.

Como exemplo, temos o Banco do Brasil, que conta com programas como Pronaf, Pronamp, Funcafé e FCO.

Isso possibilita que os agricultores financiem suas despesas agrícolas e invistam em tratores e outros equipamentos.

A TerraMagna também faz parte das empresas fornecedoras de crédito, avaliando outros critérios além do score, como o histórico do produtor, safras anteriores e capacidade produtiva

Nossa plataforma permite até o acompanhamento da lavoura por intermédio do monitoramento de imagens de satélites e outras tecnologias, do plantio até a colheita.

Dessa forma, podemos conceder crédito para distribuidores e produtores de forma mais rápida que o mercado tradicional e com taxas mais justas.

Se você quer entender mais sobre como funciona o crédito rural da TerraMagna e como podemos te ajudar, fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides