Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

mucuna-preta em graos mostrando a madeira ao fundo

Mucuna-preta: uma alternativa eficiente para a adubação verde

A mucuna-preta é uma leguminosa que se desenvolve melhor durante a primavera e o verão. Seu modo de crescimento é o trepador. 

Hoje em dia, tem sido muito usada para ajudar no controle de nematóides e de plantas daninhas, além de contribuir com a restauração de solos degradados. 

Adiantando um pouquinho, estamos falando de uma planta rústica que, na maioria das vezes, costuma se adaptar bem as condições climáticas e de solo no Brasil. 

Neste artigo, você irá entender tudo sobre a mucuna-preta e, também, as principais vantagens do seu cultivo para adubação verde e rotação de culturas. Boa leitura!

O que é e para o que serve a mucuna-preta?

A mucuna-preta pode ser definida como uma planta versátil, afinal, no campo pode ser usada para auxiliar em diversos processos. 

Atualmente, tem apresentado resultados satisfatórios para realizar:

Além disso, ainda é capaz de produzir grande quantidade de biomassa, o que garante cobertura vegetal eficiente para contribuir com a conservação do solo.

Por falar nisso, de acordo com a Embrapa, conseguir manter a quantidade mínima de matéria orgânica no solo está longe de ser uma simples tarefa. Tudo isso exige tempo e cuidados diários. 

Para que se tenha ideia, o acréscimo de apenas 1% de matéria orgânica no solo pode levar décadas, já a perda pode ocorrer em uma única safra.

A mucuna-preta apresenta potencial até mesmo para a alimentação humana e animal. Isso porque os grãos têm alto teor de proteína e a planta pode ser usada para a produção de silagem e feno ou sob pastejo direto.

Para finalizar, essa planta também costuma ser aplicada para o controle de plantas daninhas e de nematoide-das-galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica). 

Quais as principais características dessa planta? 

A mucuna-preta (Mucuna pruriens ou Mucuna aterrima) pertence à espécie herbácea da família Fabaceae das leguminosas. 

Como mencionamos no tópico anterior, trata-se de uma planta facilmente adaptável ao clima tropical e subtropical brasileiro. Confira outras características: 

Ciclo

O ciclo da mucuna-preta pode ser tanto anual quanto bienal. No anual, o ciclo ocorre em um ano, ou seja, a planta cresce e morre. 

Já no bienal, o ciclo é dividido em dois. No primeiro ano, ela concentra a parte vegetativa e no segundo ano, a parte reprodutiva, floração e daí por diante. 

Plantio

O período que compreende do plantio até o pleno florescimento leva em média de 140 a 180 dias. 

Caules

Falando agora sobre características, os caules da mucuna são grandes, finos e flexíveis. O crescimento é rasteiro e trepador. O porte é baixo, podendo medir até 90 cm de altura. 

Flores

As flores da macuna são grandes e podem ser de cor violeta ou branca. 

Sementes

As vagens têm de três a seis sementes. São grandes, pretas e com o hilo claro. 

Outra característica, a dormência das sementes da mucuna-preta é um fenômeno comum. Normalmente, acontece por conta da impermeabilidade do tegumento à água. 

Para a quebra da dormência, a Embrapa recomenda que antes do plantio as sementes sejam colocadas em água quente por um minuto. A temperatura não deve ultrapassar 80 °C.

Solo

A mucuna-preta é rústica e, por isso, costuma se adaptar bem às condições de solos ácidos. Além disso, tolera bem elevadas temperaturas e déficit hídrico.

Essa leguminosa pode se desenvolver muito bem em solos argilosos ou arenosos. Além disso, não é exigente quanto à fertilidade. 

Nível de tolerância

Por fim, a mucuna-preta apresenta boa tolerância ao alumínio, sombreamento e encharcamento temporário do solo.

Como é o plantio da mucuna-preta?

Geralmente  o plantio da mucuna-preta é realizado em linhas. É preciso respeitar o limite de seis a nove sementes por metro linear e espaçamento entre linhas de 50 cm.

Mas nada impede de ser feito em covas também. Nessa modalidade, a recomendação é de duas a três sementes por cova, espaçadas em 40 cm.

Atenção! Cuidado com a quantidade de sementes! A recomendação é que sejam utilizados 60 kg de sementes de mucuna-preta por hectare. Se a semeadura for feita a lanço, pode-se usar até 100 kg por hectare.

Além disso, a melhor época para plantio da mucuna-preta é entre outubro e novembro. Logo em seguida da floração, cerca de 150 dias após o plantio, costuma ser feito o corte/colheita da leguminosa.

Como realizar a inoculação?

A inoculação das sementes de mucuna-preta antes do plantio é indicada para potencializar a fixação de nitrogênio. A estirpe de rizóbio mais recomendada é a SEMIA 6158 (BR 2811), da Embrapa Cerrados.

Esse procedimento é recomendado porque a fixação biológica do nitrogênio ocorre por meio da simbiose estabelecida entre as raízes das leguminosas e bactérias específicas (rizóbios). 

No caso de solos com baixa fertilidade, a nodulação da mucuna-preta pode ficar abaixo do necessário, justamente pela baixa eficiência das bactérias nativas. 

Ao contrário do que acreditam, a ausência também traz complicação. 

Isso ocorre pela baixa eficiência das bactérias nativas presentes no solo.  

Mucuna-preta e rotação de culturas

Ao empregar a mucuna-preta na rotação de culturas, o agricultor certamente irá fornecer benefícios à lavoura. Entre eles, a descompactação do solo, melhora significativa nas condições de aeração e infiltração de água.  

Outra vantagem é a redução de custos com adubação, manejo de plantas daninhas e nematóides

Além disso, a leguminosa é considerada excelente para adubação verde e fixação biológica de nitrogênio. Pode ainda oferecer maior sustentabilidade da atividade agrícola e produtividade da cultura principal.

A rotação de mucuna-preta, por exemplo, com soja, milho e feijão é uma prática agrícola muito comum. 

O cultivo de espécies como a mucuna costuma acontecer na entressafra da cultura anual, e serve como fonte de nutrientes para a próxima safra, principalmente nitrogênio.

No entanto, as principais vantagens realmente são usar a leguminosa para o controle de plantas daninhas e de nematóides.

Controle de plantas daninhas

A mucuna-preta ajuda a evitar a ação de plantas invasoras da lavoura. Tudo por conta de seu crescimento que é rápido e colabora com a formação de uma barreira física que impede o desenvolvimento de espécies espontâneas. 

Além disso, a leguminosa apresenta efeitos alelopáticos, ou seja, ajuda no manejo de daninhas. Essa ação, na prática, quer dizer que ela produz compostos que impedem que essas plantas daninhas se desenvolvam. 

O picão-preto (Bidens pilosa) e a tiririca (Cyperus rotundus) são exemplos de invasoras afetadas pela mucuna-preta.

Como realizar o controle de nematóides?

Em áreas onde o agricultor já identificou pontos de infestação por nematóides-das-galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica), a mucuna-preta será uma aliada eficiente para o controle da praga. 

Mas apesar dosresultados serem satisfatórios, não é recomendado plantar essa leguminosa diversas vezes na mesma área. Isso porque a mucuna é hospedeira de outro nematóide, o Pratylenchus, também conhecido por nematóide-das-lesões.

Querendo ou não, acaba reduzindo a população de nematóides do gênero Meloidogyne, mas, por outro lado, favorece os nematóides do gênero Pratylenchus.

Outra planta que pode ser utilizada na prevenção de nematóides é a crotalária. Ela melhora a qualidade do solo e promove o aumento da população de microrganismos inimigos dos fitonematóides. 

Mucuna-preta como adubo verde

Por fim, a mucuna-preta pode ser utilizada como adubo verde também. Atua na recuperação de áreas degradadas, no combate à erosão e na rotação de culturas.

Além disso, incrementa a matéria orgânica do solo e favorece a manutenção do equilíbrio dos nutrientes. Na prática, é até vantajoso!  Afinal, reduz os os custos de produção pela menor dependência dos adubos nitrogenados.

Como pode ter percebido, a mucuna-preta é uma leguminosa extremamente vantajosa para os agricultores. 

Resumindo, funciona como alternativa para o manejo de nematóides, plantas daninhas e adubo verde. Tais questões já são suficientes para considerar o seu plantio.  

Precisa investir em insumos agrícolas além da Mucuna-preta? 

A TerraMagna é especialista no fornecimento de crédito rural para agricultores. Eliminamos burocracias, tornando o processo mais rápido e fácil. 

Fale com nossos especialistas e entenda como podemos ajudar você a investir em melhorias para a sua lavoura. Será um prazer!

Além disso, caso tenha gostado desse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog e compartilhe com quem mais possa se interessar pelo assunto. Até a próxima! 

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides