Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Crotalaria juncea flores amarelas florescendo com insetos isolados no céu azul e nuvens brancas fechadas no jardim

Crotalária: uso na adubação verde e no combate a nematoides

A crotalária é uma leguminosa amplamente utilizada como adubo verde, além de ser bem conhecida por sua atuação no combate de nematoides.

Neste artigo, apresentamos as principais espécies de crotalária utilizadas na agricultura e como realizar seu plantio. 

Abordamos também como a planta pode auxiliar na produtividade da lavoura, ao atuar, por exemplo, no controle de ervas daninhas e na recuperação de solos. Confira o artigo!

O que é crotalária? 

As crotalárias são leguminosas originárias da Índia e do Paquistão que pertencem à família Fabaceae e são ramificadas em centenas de espécies. 

Seu nome é uma alusão ao som de chocalho emitido por suas vagens secas, que seria semelhante ao produzido por uma cascavel. 

É uma leguminosa de crescimento rápido, especialmente em climas quentes, adaptada a áreas semiáridas e resistente à seca. 

São plantas anuais, de caule ereto semilenhoso e ramificado na parte superior. Possuem raízes pivotantes, capazes de penetrar profundamente no solo, tendo, por isso, capacidade descompactante.

São excelentes espécies para serem usadas em adubação verde e como cultura de cobertura, sendo eficazes na prevenção da erosão do solo. 

Essas plantas possuem alta capacidade de fixar nitrogênio atmosférico, além de proporcionarem matéria orgânica ao solo.

Além disso, atuam como agente biológico no combate a infestações de nematoides. Também são utilizadas na produção de fibras e celulose para a indústria de papel. 

A crotalária é citada, ainda, como planta que pode ser utilizada como remediadora de solos contaminados com herbicidas e metais pesados. 

Outra opção para os agricultores é cultivá-la para fins de produção de sementes, funcionando como uma renda extra no período em que as áreas ficariam em pousio. 

Principais espécies de crotalária

Apresentamos a seguir as características das principais espécies de crotalária utilizadas no contexto da produção agrícola. 

Crotalária breviflora

Espécie com alto potencial de fixação de nitrogênio e capacidade de produção de matéria seca entre 3.000 kg ha–1 e 5.000 kg ha–1

Adapta-se ao clima tropical e subtropical, não sendo resistente a geadas. Apresenta bom desenvolvimento em solos arenosos e argilosos. Seu porte situa-se entre 0,6 m a 1,1 m de altura. 

Pode ser utilizada para plantio nas entrelinhas de culturas perenes como o café e ser cultivada em consórcio com o milho de segunda safra. 

Também pode ser usada como cultura de cobertura para o plantio direto do algodoeiro. 

Crotalária juncea

A espécie juncea possui expressivo crescimento de raízes, é tolerante à seca e tem rápido crescimento inicial. Pode atingir 3 m de altura. 

É capaz de gerar cerca de 30 toneladas por hectare de massa verde ao ano. A planta pode fixar entre 150 e 165 quilos por hectare de nitrogênio no período de um ano.

Além de disponibilizar altas quantidades de nitrogênio para o agrossistema, essa espécie de crotalária também fornece 41 quilos de fósforo e 217 quilos de potássio por hectare. 

Uma pesquisa realizada pela Embrapa Milho e Sorgo demonstrou que a crotalária juncea é apta a prevenir infestações de lagarta-do-cartucho ao ser utilizada para cobertura do solo antes do plantio de culturas comerciais.  

Em condições de casa de vegetação, o índice de sobrevivência da lagarta do cartucho foi de apenas 7% com a utilização de crotalária como planta de cobertura. 

Crotalária ochroleuca

Trata-se de espécie rústica que apresenta desenvolvimento viável em solos com baixa disponibilidade de nutrientes e de matéria orgânica. 

Considera-se que a Crotalária ochroleuca possui boa capacidade de resistência ao déficit hídrico, sendo capaz de reter folhas verdes no período de entressafra do Cerrado. 

Possui crescimento inicial lento e pode atingir 2 m de altura. Suas raízes possuem alto grau de desenvolvimento, sendo úteis para reverter a compactação do solo. 

Possui ação antagonista contra nematoides como Meloidogyne spp., P. brachyurus e Rotylenchulus reniformis

Crotalária spectabilis 

Espécie de crescimento inicial lento, apresenta bom desenvolvimento em diferentes tipos de solo, inclusive aqueles com baixa disponibilidade de fósforo. 

Possui raiz pivotante profunda, o que auxilia na descompactação do solo. Seu porte médio varia entre 0,6 m a 1,5 m de altura.

É considerada uma espécie vegetal muito efetiva no combate de nematoides. Além disso, apresenta grande capacidade de fixação biológica de nitrogênio da atmosfera. 

Como plantar crotalária?  

Recomenda-se que o plantio da crotalária seja feito entre os meses de outubro a novembro.

A crotalária deve ser semeada em uma profundidade entre 2 cm e 3 cm e espaçamento de 0,50 metros entre os sulcos. 

A distribuição deve ser de 55 a 60 sementes por m2, com gasto de sementes estimado em
25 kg por hectare. 

Recomenda-se que a planta receba 25 mm de água por semana e seja cultivada em pH entre 5,0 e 7,0 para um desenvolvimento ideal.

Observe-se que esse vegetal não resiste ao encharcamento. O ciclo completo da cultura dura entre 270 e 300 dias. 

Utilização de crotalária como adubo verde

A adubação verde é a utilização de espécies vegetais em consórcio, sucessão ou rotação de culturas com o objetivo de melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. 

A adubação verde evita a erosão, colabora no controle de plantas invasoras e aumenta o rendimento da produção agrícola. 

O adubo verde pode ser incorporado ao solo ou deixado em sua superfície. 

A utilização de crotalária na adubação verde é considerada vantajosa devido a sua alta capacidade de fixação de nitrogênio. 

Essas plantas possuem bactérias (rizóbios) em suas raízes que são capazes de absorver o nitrogênio presente na atmosfera e fixá-lo no solo. 

As espécies C. spectabilis e C. ochroleuca destacaram-se na produção de matéria seca em experimentos realizados pela Embrapa em solos de tabuleiros costeiros. 

Outro ponto favorável ao seu emprego como adubo verde é a sua efetividade no controle dos principais nematoides que ocorrem nas lavouras, em especial nas culturas de soja e milho. 

Uso no controle de plantas daninhas 

As plantas daninhas fomentam a competição por nutrientes, luz e água com os cultivos e podem implicar a redução de sua qualidade e a perda de produtividade da lavoura. 

Certas plantas utilizadas como cobertura vegetal e palhada possuem ação alelopática em relação a plantas daninhas, podendo interferir em seu metabolismo.

Os aleloquímicos são substâncias que podem prejudicar ou estimular o crescimento de outros vegetais. 

A crotalária é considerada como uma planta de alto potencial alelopático e tem sido estudada por seus efeitos na redução da velocidade de germinação de plantas daninhas.

Uma pesquisa demonstrou que o extrato aquoso da parte aérea de crotalária diminui a velocidade de germinação de espécies como Bidens pilosa L. e Ipomea coccinea L.

Atuação na recuperação de solos

O emprego da crotalária confere as seguintes vantagens para o solo:

  • A crotalária é uma planta que possui sistema radicular vigoroso e profundo, contribuindo para a descompactação do solo.
  • Aumenta a capacidade de retenção de água no solo.
  • Promove a proteção do solo contra a erosão.
  • Possui a capacidade de absorver nitrogênio direto da atmosfera e fixá-lo no solo.
  • É conhecida por sua alta capacidade de produção de fitomassa, contribuindo para o aporte de matéria orgânica no solo, sendo utilizada como adubo verde. 

Como a crotalária controla nematoides? 

Espécies de crotalária são utilizadas amplamente no controle de nematoides. Essas plantas podem ser não hospedeiras, más hospedeiras ou produzir substâncias nematotóxicas. 

A utilização de uma planta não hospedeira como adubo verde concorre para a redução populacional de nematoides na área da lavoura.

É o caso da espécie crotalária spectabilis, que é uma planta não hospedeira dos nematoides M. javanica e P. brachyurus.

As plantas consideradas más hospedeiras são capazes de hospedar e propiciar a reprodução de nematoides, porém isso ocorre em níveis baixos. 

Quanto à ação nematicida, destaca-se a monocrotalina, uma substância produzida pela espécie crotalária spectabilis, que tem a ação de suprimir nematoides. 

Para um controle efetivo, é necessário que o produtor rural faça a identificação da espécie de nematoide presente na lavoura. 

Dessa forma, é possível determinar, de forma assertiva, a espécie de crotalária a ser implantada. Também é recomendável a realização de monitoramento. 

A espécie crotalária spectabilis é considerada a planta que mais reduz os nematoides de cisto e de galhas, tidos como os parasitas mais prejudiciais às lavouras. 

Como exemplo de pesquisa que demonstra a efetividade de crotalária spectabilis contra nematoides, há um estudo da Embrapa que avalia o seu emprego na cultura de feijão

A incorporação de palhada de C. spectabilis no período de 60 dias antes do plantio do feijoeiro foi eficaz para o controle dos nematoides Pratylenchus e Pseudhalenchus, sendo recomendada pela publicação.

Leia também: Nematoides: acabe com os inimigos invisíveis da sua lavoura

Conclusão

Neste artigo, conhecemos a crotalária e vimos como essa leguminosa pode ser empregada na lavoura de forma a aumentar sua produtividade e a qualidade dos cultivos.

A planta pode ser empregada como adubo verde, é útil no combate a plantas daninhas, atua na recuperação de solos, além de ser eficaz no combate a nematoides.

Além disso, possui alta capacidade de fixar nitrogênio e produz fitomassa em grandes quantidades, garantindo o aporte de material orgânico no solo. 

A crotalária é uma planta que merece ser conhecida por produtores rurais e por distribuidores de insumos, profissionais que levam conhecimento ao campo buscando o aperfeiçoamento da produção agrícola. 

A TerraMagna proporciona crédito ao distribuidor de insumos ao analisar CPRs, duplicatas e outros títulos do agro e conectar esses documentos com o mercado de capitais.

Com o auxílio de nossos especialistas, os investidores poderão “comprar” esses documentos, possibilitando que o distribuidor receba os valores à vista

Dessa forma, você poderá melhorar sua liquidez e alavancar seus negócios. Quer saber mais?

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides