Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

silos de prata de fabricacao para processamento de secagem limpeza e armazenamento de produtos agricolas representando o beneficiamento

Beneficiamento: etapas que valorizam sua safra

No presente artigo, vamos abordar o processo de beneficiamento na agricultura e apresentar suas vantagens para o produtor rural.

Você conhecerá as etapas do beneficiamento de grãos e sementes, além de saber como esse procedimento pode evitar perdas financeiras para os agricultores. Boa leitura!

O que é beneficiamento na agricultura?

O beneficiamento consiste no tratamento de produtos agropecuários sem que as características primordiais do produto in natura sejam alteradas. 

Caracteriza-se por um conjunto de procedimentos, que podem incluir: recepção, pré-limpeza, secagem, limpeza, classificação, tratamento de sementes e armazenagem.

As etapas variam conforme as particularidades de cada produto agropecuário, podendo ser adicionadas ou dispensadas. 

O objetivo do beneficiamento é eliminar impurezas e evitar perdas, aprimorar a apresentação e agregar valor aos produtos que chegam ao mercado.  

O beneficiamento também busca atender aos padrões de exigência e às preferências dos consumidores.

Quais são as etapas do beneficiamento?

Para apresentar as etapas do beneficiamento de produtos agrícolas, tomamos como exemplo o processo de beneficiamento de sementes e grãos. Confira cada fase a seguir. 

Recepção e amostragem inicial

Quando os grãos são provenientes de terceiros, deve-se averiguar a documentação da carga para verificação da procedência e da conformidade em relação à legislação vigente.

Constatando-se a adequação legal, é realizada uma amostragem inicial para a realização de análises. 

Alguns dos quesitos que podem ser analisados são: umidade, teor de impurezas e materiais estranhos, aparência, incidência de defeitos, odores atípicos e presença de pragas. 

A realização da amostragem e das análises deve seguir as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Após a aprovação das análises, o produto ingressa na unidade de beneficiamento através de moegas. Essas estruturas devem estar higienizadas para evitar contaminações.

Pré-limpeza

Após a colheita, os grãos apresentam impurezas como ramos, palha, torrões de solo, folhas, raízes, poeira, etc. 

Essas impurezas devem ser eliminadas na fase inicial do beneficiamento, antes que os grãos sejam deslocados para outros equipamentos, como os secadores e silos.

A pré-limpeza remove substâncias que poderiam danificar equipamentos e causar incêndios, além de promover uma secagem mais uniforme e a um custo menor.

Essa etapa reduz fontes de pragas e elimina materiais que possam causar a deterioração do grão durante a armazenagem.

Recomenda-se que seja feita a verificação da persistência de impurezas junto aos grãos, assim como a presença de grãos entre os materiais descartados. 

As máquinas de pré-limpeza possuem um conjunto de peneiras dotadas de movimento vibratório ou oscilatório e um sistema de ventilação. 

Secagem

A operação de secagem visa à redução da umidade do produto a um nível que permita a realização de seu armazenamento de forma segura e a conservação de seu teor nutritivo.

O processo de secagem possibilita que o armazenamento do produto possa ser feito por mais tempo, evitando-se a ocorrência de mofo e o aparecimento de insetos. 

O teor máximo de umidade para armazenamento indicado pelo Mapa para os grãos de milho, soja, trigo e arroz é de 13%. 

De acordo com a Instrução Normativa 29/2011, esse percentual podem variar conforme condições climáticas e operacionais, desde que a segurança do produto seja assegurada.

A secagem é realizada pela circulação de ar entre os grãos, e os métodos utilizados podem empregar ar aquecido ou ar não aquecido. 

Quando a secagem é feita com ar aquecido, são utilizados secadores verticais ou, no caso do arroz parboilizado, horizontais rotatórios.

Limpeza

Essa etapa de beneficiamento tem como objetivo eliminar as impurezas remanescentes da pré-limpeza, assim como as produzidas durante o processo de secagem.

Durante a secagem, ocorre o desprendimento das partículas que aderiram aos grãos úmidos. A limpeza elimina tais partículas e as cascas que se soltaram dos grãos. 

A pré-limpeza reduz o nível de impurezas e matérias estranhas para 4% ou 5%, enquanto a etapa de limpeza visa reduzi-las para cerca de 1%, valor ideal para armazenamento.

Enquanto a pré-limpeza prepara os grãos para a secagem, a limpeza os torna aptos para a armazenagem, comercialização ou industrialização. 

Classificação

A etapa de classificação promove a uniformização dos grãos para as etapas seguintes de beneficiamento ou para fins de comercialização. 

No caso de sementes, o processo de plantio, bem como o tratamento químico, exige uma uniformidade de sua forma e tamanho. 

Assim, é feita uma classificação rigorosa tendo em vista as características desejadas da semente. A separação por peso e tamanho assegura a posterior precisão da semeadura. 

O tamanho das sementes é um fator que interfere na germinação e no vigor das plantas, influenciando no futuro rendimento da produção de grãos. 

A classificação é feita por máquinas separadoras, a exemplo das de peneira, de cilindro e de disco. 

Tratamento

O tratamento é uma etapa do beneficiamento que visa à proteção de sementes durante as fases iniciais da lavoura

Durante essa etapa, produtos químicos são aplicados em forma líquida, suspensão ou pó com o objetivo de proteger o produto do ataque de fungos e pragas. 

As formulações químicas podem conter inseticidas e fungicidas. É importante garantir que a aplicação seja feita de maneira uniforme e na dosagem adequada.

Esses cuidados proporcionam uma melhor cobertura da semente, uma exposição reduzida aos ingredientes ativos e a segurança dos operadores da unidade de beneficiamento.

As sementes tratadas devem ser identificadas a partir da utilização de um corante, uma vez que se destinam apenas ao plantio e não podem ser utilizadas na alimentação. 

Transporte

Os transportadores realizam o deslocamento de grãos e sementes pelos componentes da unidade de beneficiamento. 

Para evitar que os grãos e sementes sofram danos mecânicos, é preciso que a escolha, o manejo e a limpeza dos transportadores sejam feitos com cuidado.

O transporte eficiente deve ser feito com baixo uso de energia, reduzida produção de poeira e velocidade adequada.

A movimentação deve ser feita sem exposição à umidade e minimizando a ocorrência de quebras dos grãos.

Alguns dos equipamentos de transporte são: esteiras, helicoidais, vibratórios, dispositivos pneumáticos, pás carregadeiras, empilhadeiras, caminhões e guinchos. 

No caso do transporte de grãos para a unidade beneficiadora, o transportador deve ser higienizado para evitar que o conteúdo de uma carga contamine a seguinte. 

Deve-se evitar que os grãos fiquem abafados por muito tempo sob a lona do transportador, assim como a espera prolongada para o deslocamento até a unidade de beneficiamento.

Armazenagem 

O armazenamento de grãos proporciona aos produtores rurais a vantagem de aguardar o momento de valorização dos preços para comercializá-los.

Para isso, o armazenamento deve preservar a integridade dos grãos, mantendo-os em temperatura adequada, protegidos contra umidade e ao abrigo de insetos e roedores. 

Recomenda-se que seja adotado o Manejo Integrado de Pragas dos Grãos Armazenados (MIP-Grãos). 

Caso ocorra a incidência de insetos e pragas, deve-se realizar o expurgo sob supervisão de um engenheiro-agrônomo e em conformidade com o Receituário Agronômico. 

Fatores como aeração e monitoramento de temperatura são fundamentais para evitar a proliferação de microrganismos que causam a deterioração do grão. 

É necessário ter especial cuidado quanto ao aparecimento de fungos que possam gerar micotoxinas. 

A Instrução Normativa 29/2011 do Mapa prevê a presença de sistemas de termometria e de aeração em unidades armazenadoras de produtos a granel, “em nível de fazenda”, coletoras e intermediárias. 

Vantagens do beneficiamento de grãos

O produtor rural pode decidir vender seus grãos imediatamente após a colheita. No entanto, optar pelo beneficiamento traz os seguintes benefícios:

  • A melhora das condições físicas, fisiológicas e sanitárias dos grãos permite uma boa classificação do produto conforme padrões de comercialização.
  • Evitar descontos legais causados pelo excesso de umidade, impurezas e matérias estranhas. 
  • Aumento da longevidade dos grãos e das sementes. 
  • Ter a possibilidade de aguardar o período de entressafra para realizar a venda a um preço superior.  

A importância do processo de beneficiamento na prevenção de perdas durante a armazenagem de grãos

O êxito da armazenagem de grãos depende da correta execução das etapas de beneficiamento, especialmente quanto à fase de secagem. 

Grãos que são armazenados com umidade acima da recomendada e são mantidos sob temperaturas elevadas apresentam defeitos metabólicos.

Tais defeitos evoluem durante a armazenagem, resultando em grãos manchados, ardidos, fermentados, queimados, etc.

A tolerância para comercialização é a presença de até 8% de grãos avariados, de acordo com a legislação brasileira. 

Na cultura da soja, o excesso de grãos avariados é descontado, resultando em perdas financeiras para os produtores rurais. 

A publicação Perdas em Transporte e Armazenagem de Grãos, da Conab, traz dados sobre as perdas econômicas ocorridas na cultura da soja na safra 2016/17.

Os estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Tocantins tiveram prejuízos entre R$ 10,4 milhões e R$ 19,5 milhões, resultantes do impacto de grãos avariados. 

As perdas foram ainda maiores em estados em que um percentual elevado da soja excedeu o limite legal de grãos avariados.

Foi o caso do Mato Grosso do Sul e do Paraná, em que as perdas chegaram a R$ 392,9 milhões e R$ 307,1 milhões, respectivamente.

Tais números reforçam a importância do processo de beneficiamento para que os produtores alcancem os resultados financeiros esperados com a produção de grãos.

Conclusão: o beneficiamento eficiente promove uma safra mais lucrativa

No presente artigo, vimos o que é o processo de beneficiamento na agricultura e conhecemos as principais etapas do beneficiamento de grãos e sementes.

Por meio do correto beneficiamento, o agricultor tem a possibilidade de apresentar um produto comercialmente adequado e pode evitar prejuízos decorrentes do excesso de grãos avariados em sua produção.

Para que a safra tenha o retorno esperado, é preciso buscar o aprimoramento técnico da

produção e da fase de beneficiamento, além de manter uma gestão financeira eficiente. 

A TerraMagna tem as melhores soluções em crédito para os produtores rurais e distribuidores de insumos que desejam alavancar seus negócios.

Quer conhecer a linha de financiamento ideal para você?

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides