Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

foco nas flores brancas de crambe

Crambe: você já ouviu falar nessa cultura?

O crambe é uma oleaginosa que chegou ao país em 1995, no estado do Mato Grosso do Sul. Ainda não é produzido em grande escala, como outras fortes culturas brasileiras, e também não é muito conhecido.

Em 2020, havia cerca de 20 mil hectares plantados com o crambe, um número baixo. Apesar disso, tem alto potencial de expansão em todo o país. 

Isso porque essa cultura apresenta características como alta resistência e rentabilidade. Além disso, seu cultivo é fácil, chamando a atenção dos produtores rurais.

Também é usada como planta de cobertura e seu óleo é útil em diversos setores produtivos, como na fabricação de biocombustível e até mesmo cosméticos.

Para entender mais sobre o crambe, seus usos na agricultura, benefícios e outras informações sobre essa planta, acompanhe o artigo.

Leia também: Plantas espontâneas: afinal, ajudam ou prejudicam a agricultura?

O que é crambe?

Crambe é um gênero de plantas da família das crucíferas, que também inclui colza, mostarda, brócolis, repolho e canola. 

Essa oleaginosa é uma espécie vegetal usada principalmente para a produção industrial de óleo, mas é também muito vantajosa como cultura de cobertura.

As duas espécies mais comuns são: Crambe abyssinica e Crambe marítima. O óleo de crambe é extraído das sementes de Crambe abyssinica.

A planta, originária do Mediterrâneo, se adaptou bem ao clima quente brasileiro. Ela apresenta ciclo curto de produção em safrinhas de 90 dias e tolerância à escassez de água

Por isso que o crambe é considerado uma escolha ideal de rotação de culturas para os agricultores. Também pode ser cultivada como alternativa de entressafra em muitas regiões de cerrado.

Características de plantio do crambe

Econômico, rentável e de fácil cultivo, o crambe é normalmente cultivado por sementes, mas a planta também pode ser propagada por meio de estacas.

O crambe cresce melhor em solos bem drenados e não tolera muito bem os campos úmidos. Sabe-se que ele funciona bem com pouca água, uma vez estabelecido no solo. 

Ele pode sobreviver às condições de seca melhor do que muitas outras culturas, devido ao seu sistema radicular profundo que lhe permite acessar a água das camadas mais profundas do solo.

O crambe é capaz de crescer tanto em terras aráveis quanto em pastagens. No entanto, não se dá tão bem em solos ricos em argila ou contaminados por fertilizantes químicos. 

Ela pode ser plantada em várias épocas diferentes ao longo do ano, mas cresce melhor quando plantada durante os meses de verão, pois cresce rapidamente.

Usos do óleo de cambre

O crambe produz um óleo industrial não comestível extraído das sementes. Sua versatilidade torna essa cultura um interessante investimento para o agronegócio.

O óleo tem alto teor de ácido erúcico, o que o torna impróprio para consumo humano. No entanto, o óleo é usado para produzir biocombustíveis (biodiesel), lubrificantes e plásticos.

É uma fonte de combustível sustentável e ecológica e apresenta várias vantagens:

  1. Não é tóxico e é biodegradável;
  2. Não requer terras ou safras especiais para produção;
  3. Produz menos emissões do que os combustíveis tradicionais e não renováveis, como o Petróleo.

Para produzir biocombustível de crambe, o óleo deve primeiro ser extraído da planta. Isso pode ser feito por prensagem mecânica ou por extração com solvente. O óleo pode então ser usado para abastecer veículos e outras máquinas.

O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir da biomassa que pode substituir os combustíveis fósseis em motores que utilizam ignição por compressão. 

Por substituir outros combustíveis a base de carbono, como o petróleo e o gás, faz parte de um sistema de energia mais sustentável. Na produção de biodiesel, o uso do crambe pode contribuir para a criação de uma matriz energética menos poluente.

Entre as oleaginosas o crambe contém sementes de alta qualidade com teor de óleo, que variam entre 36% e 38%. Além disso, é mais resistente à oxidação do que outras da mesma categoria. 

Isso lhe confere vantagens relacionadas ao tempo de armazenamento, que é um aspecto importante. A maior parte do biodiesel produzido por diferentes usinas carece dessa estabilidade.

Outro benefício é que o crambe é uma cultura automatizada e barata, que pode produzir rapidamente grandes quantidades de biocombustível.

Outros usos do óleo de crambe

A utilidade do óleo de crambe não se restringe à indústria de biocombustíveis. O óleo extraído da semente de crambe também pode ser usado como:

  • Lubrificante industrial;
  • Inibidor de corrosão;
  • Ingrediente na fabricação de borracha sintética;
  • Fabricação de filmes plásticos;
  • Produção de plastificantes;
  • Nylon;
  • Adesivos;
  • Antiestático;
  • Isolamento elétrico. 

Além disso, recentemente, na indústria de cosméticos, o óleo de Abissínia, ou Crambe Abyssinica Seed Oil, foi descoberto como um poderoso ingrediente. 

A planta tem uma alta concentração de ácidos graxos ômega-3, o que o torna uma fonte benéfica de nutrição para a pele e cabelos.

O óleo de crambe pode ser usado como hidratante para ajudar a melhorar a aparência da pele seca. Também pode ser aplicado no cabelo para ajudar a hidratar e dar brilho. 

Isso ocorre porque o óleo de crambe é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo dos danos causados pelos radicais livres. 

Isso torna o óleo uma boa escolha para produtos antienvelhecimento para cuidados com a pele.

Mais uma oportunidade de negócio para quem deseja investir em crambe na sua lavoura.

Usos do crambe na agricultura

A planta de crambe possui vários usos na agricultura, sendo o mais comum como planta de cobertura

Uma cultura de cobertura é uma planta cultivada para proteger o solo da erosão e melhorar a saúde e a fertilidade do solo.

Nesse sentido, o crambe pode ser usado para suprimir ervas daninhas, coletar nutrientes e reter a umidade do solo.

As culturas de cobertura são normalmente plantadas no outono, após a colheita principal, para fornecer cobertura do solo durante o inverno e início da primavera. 

Elas também podem ser plantadas na primavera, entre fileiras de plantações, para suprimir o crescimento de ervas daninhas.

O crambe (Crambe abyssinica) é uma planta de cobertura particularmente valiosa porque é uma planta de alto rendimento, produzindo uma grande quantidade de biomassa. 

Ele também tem um sistema radicular profundo que ajuda a soltar solos compactados e a eliminar nutrientes de níveis mais baixos no perfil do solo. 

As raízes da planta também ajudam a manter o solo no lugar, reduzindo a quantidade de sedimentos transportados pelo escoamento da água. 

Por fim, também pode ser usado para melhorar a qualidade do solo. As folhas e caules da planta crambe liberam nitrogênio e outros nutrientes no solo, o que ajuda a aumentar a fertilidade, bem como o rendimento das colheitas.

Os benefícios do crambe como planta de cobertura na agricultura

As culturas de cobertura são plantas cultivadas em rotação com culturas comerciais para melhorar a saúde do solo.

Assim, elas protegem o solo da erosão e ajudam a reter a umidade. Também fornecem nutrientes ao solo, o que ajuda a melhorar a fertilidade da terra.

Além disso, são uma parte importante da agricultura sustentável e há muitas maneiras de usá-las. 

Assim como o crambe, algumas plantas de cobertura podem ser usadas como biocombustível — como já mencionamos ao longo deste texto —, enquanto outras podem ser usadas como fonte de alimento para o gado.

Ao melhorar a saúde do solo e fornecer nutrientes para futuras safras, o crambe pode ser  usado como cultura rotativa para adicionar matéria orgânica ao solo ou para suprimir ervas daninhas.

De modo geral, os benefícios que o crambe oferece para a agricultura como planta de cobertura são:

  • Prevenção da erosão do solo;
  • Supressão de ervas daninhas;
  • Conservação da umidade do solo;
  • Aumento de matéria orgânica e nitrogênio no solo;
  • Habitat aprimorado para insetos benéficos e vida selvagem.

Veja também: Bioenergia: Benefícios para o clima e para produtores rurais

Quais são as pragas do crambe?

Por conter glucosinolato, considerado uma substância tóxica, em suas folhas e hastes, o crambe não recebe muitas visitas indesejadas das pragas.

Mas, quando isso acontece, os principais são: besouros, lagarta-rosa, vaquinha e pulgão das crucíferas.

A maior incidência ocorre em períodos chuvosos, em que há mais umidade. Isso cria um ambiente favorável para o surgimento das pragas do crambe. 

No que se diz respeito às doenças agrícolas, podemos citar o mosaico do nabo e a podridão negra. Outra doença bastante comum é a mancha de alternária.

Infelizmente, ainda não existem agroquímicos de controle de pragas e doenças registrados no MAPA que sejam específicos para o crambe.

Uma forma de evitar que o plantio de crambe sofra com esses inimigos da lavoura é escolher estrategicamente o local em que a cultura será plantada, atentando-se e evitando locais com histórico dessas doenças e pragas citadas aqui.

Conclusão

Como você viu até aqui, o crambe tem diversas funções e contribui muito para a agricultura, principalmente quando usado para cobertura de solo.

As informações apresentadas no  conteúdo só reforçam o potencial do crambe. Por isso, se você é produtor rural, considere investir!

Distribuidores de insumos também podem auxiliar os trabalhadores do agro a manterem a alta produtividade desse plantio.

De qualquer forma, a TerraMagna pode contribuir com você, através de crédito rural seguro, rápido e simples.

Fale com nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides