Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Soja em um campo agricola apos o uso de dessecantes

Dessecantes: quais são suas aplicações no agronegócio?

Produtor agrícola, você sabe qual é a real função dos dessecantes?

Os dessecantes são substâncias químicas que absorvem água e podem ser utilizadas na secagem de fluidos, sejam eles gasosos ou líquidos. São muito usados em laboratórios, indústrias e também possuem aplicações no agronegócio.

Para você entender melhor, vamos a um exemplo prático. A utilização de arroz dentro do saleiro da sua casa é um exemplo de dessecante “low tech” (aquele que não precisa de muita tecnologia para ser desenvolvido).

Basicamente, o arroz absorve a umidade do saleiro, impedindo a formação de grumos (aquelas bolinhas que se formam devido a umidade).

Outro exemplo, agora de high tech, é a sílica gel dessecante. Trata-se de um produto com aprovação para uso em medicamentos e alimentos. Não é prejudicial à saúde. Assim como o arroz, citado anteriormente, é destinada a adsorção de umidade.

Na agricultura, os dessecantes são herbicidas de ação rápida e eficiente, que atuam em todos os processos de desenvolvimento das plantas, provocando, assim, sua morte metabólica.

Deu para perceber que não se trata de um herbicida apenas para ervas daninhas, não é mesmo? Trata-se, na verdade, de um herbicida não seletivo. Dessa forma, é preciso ter cuidado e muito conhecimento na sua aplicação.

Esses herbicidas dessecantes possuem, basicamente, ação sistêmica ou de contato. Funcionam, portanto, da seguinte maneira:

  • Dessecantes aplicados às folhas (contato): têm ação rápida e não se movem internamente nas plantas.
  • Dessecantes aplicados ao solo: sua movimentação é de baixo para cima (raízes em direção às folhas).
  • Dessecantes aplicados às folhas (sistêmico): estes, ao contrário dos dessecantes de contato das folhas, movem-se para outros locais da planta.

Relacionado: Herbicidas podem também afetar a qualidade do solo

Tem dúvidas sobre a aplicação de dessecantes na sua lavoura ou quer saber mais sobre esse assunto?

Acompanhe nosso artigo completo!

Condições de crédito rural que cabem no seu bolso? Distribuidor de insumos, não deixe de conferir as opções que a TerraMagna oferece para você!

Dessecantes: como são feitas as aplicações

Como dito anteriormente, a aplicação de dessecantes na lavoura traz consigo alguns riscos. É preciso ter cuidado e muita informação a respeito, e aliar sempre as boas práticas. Eles podem levar à perda de lavouras, solos e safras inteiras.

A dessecação é muito utilizada na cultura da soja. Contudo, isso não impede que ela seja realizada em outras culturas como feijão, algodão, aveia, cevada, etc. 

A prática elimina plantas hospedeiras de pragas, permite a coleta de grãos com menos impurezas e também garante os melhores preços (devido à oferta antecipada de grãos).

A seguir, listam-se seus principais objetivos:

  • uniformizar a área da lavoura;
  • antecipar a colheita em três dias ou uma semana;
  • controlar o desenvolvimento de ervas daninhas na lavoura.
  • permitir um melhor desenvolvimento inicial da cultura, devido ao campo limpo, livre de competidores;
  • auxiliar no aumento da produtividade;
  • facilitar o manejo das ervas daninhas durante o ciclo da cultura;
  • facilitar o plantio, permitindo melhor corte da palhada e uma distribuição uniforme de sementes.

Vale salientar que esse manejo é indicado para produtores que trabalham com a produção de grãos. Para os produtores de sementes, a prática pode afetar a qualidade de germinação do produto.

Saiba mais: Controle biológico, forma alternativa para controle de ervas daninhas e pragas 

A dessecação também vale para o pré-plantio e é utilizada para a eliminação de toda a vegetação existente na área de semeadura de determinada cultura. Essas plantas podem competir com a lavoura por água, luz e nutrientes durante todo o ciclo da cultura.

Assim, precisam ser eliminadas, como forma de garantir uma boa produção.

Principais cuidados na aplicação dos dessecantes

Você precisa conhecer bem a vegetação presente na área de aplicação

Trata-se, na verdade, do elemento crucial para que não ocorram problemas na aplicação dos dessecantes. Portanto, é preciso que o produtor faça um levantamento das ervas daninhas de sua lavoura.

Posteriormente, deve-se pesquisar sobre sua espécie, tempo de reprodução e, a partir daí, escolher o melhor herbicida para realizar seu controle.

Escolha correta do herbicida a ser utilizado

Assim que a espécie de erva daninha foi identificada e estudada, está na hora da escolha do herbicida a ser utilizado. Lembre-se de que a quantidade de aplicação e a dosagem dependem da área e do estágio de crescimento.

Procure sempre um profissional da área (engenheiro-agrônomo) para maiores informações!

Jamais esquecer as boas práticas de aplicação

As boas práticas de aplicação envolvem todo o processo: desde o manuseio do produto até a sua aplicação e armazenamento. O produtor deve sempre utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Entre as boas práticas, destacam-se:

  • utilizar sempre água limpa em todo o processo;
  • evitar aplicação antes da chuva, para evitar perda do produto;
  • evitar altas temperaturas que culminam na evaporação muito rápida do produto;
  • escolher dias com menos vento para aplicação (o vento provoca perda da eficiência do produto, podendo deslocá-lo para plantas que não são alvo).

Respeitar o período de carência

O período de carência é aquele prazo entre a aplicação do dessecante e a colheita, que dura mais ou menos de 7 a 10 dias (dessecação pré-colheita). Isso é muito importante para não haver resíduos no grão, contribuindo para a segurança alimentar.

Relacionado: Saiba tudo sobre o período de carência na agricultura

Quais são as principais vantagens da aplicação dos dessecantes?

Como vimos, os dessecantes podem ser aplicados no pré-plantio e na pré-colheita. Mas afinal, quais as principais vantagens desta prática? 

  • uniformidade e maturação de grãos;
  • facilidade na semeadura da cultura;
  • sementes com maior qualidade fisiológica e sanitária;
  • palha totalmente seca para a próxima semeadura;
  • entrada do milho safrinha em uma época mais adequada;
  • uniformização de retenção de hastes verdes e retenção foliar;
  • Entre outras.

Dessecação com aplicações sequenciais

A dessecação pode ser feita em lavouras onde a cultura já está implantada. As ervas daninhas estarão com um porte menor; assim, o herbicida usado fará um melhor controle.

Em áreas, por exemplo, onde existem pastagens que antecedem o plantio da cultura, a prática fica dificultada, pois há um maior número de plantas com o porte já elevado. Assim, o processo deve ser feito em aplicações sequenciais, para se ter um melhor resultado.

Indica-se também para o caso de manifestações elevadas, onde as plantas desenvolveram forte resistência. A primeira aplicação elimina as plantas de maior porte. As que seguem vão eliminando o restante.

Quais são os principais dessecantes na agricultura?

Atualmente, no mercado, existem vários dessecantes. Vamos conhecer os principais. 

2,4-D amina

Esse tipo de herbicida pode ser absorvido por praticamente todas as partes da planta: raiz, caule e folhas. Ele provoca intensa divisão celular na planta, causando engrossamento, formação de gemas múltiplas e encurtamento das nervuras das folhas.

Não é indicado para culturas como algodão e tomate, por serem muito sensíveis. Ele pode ser utilizado na forma amina ou éster.

Relacionado: Conheça a Glicina e seu papel no agronegócio

Glifosate

Trata-se de um herbicida de ação emergente total, não seletivo às culturas. Muito utilizado na dessecação de plantas daninhas antes da semeadura. Ele elimina todas as plantas presentes na área a ser cultivada.

Seu uso emergencial pode ser feito em plantas que se deseja dessecar. O produto estimula a produção de etileno, com consequente amarelecimento das folhas, murchamento e morte total cerca de 10 a 14 dias após a aplicação.

Paraquat e Diquat

Ambos têm ação de contato, matando rapidamente os tecidos verdes, através dos processos de oxidação e redução. Provocam, ainda, descoloração das folhas, com ruptura das membranas celular, cerca de uma hora após a aplicação. 

Não tem efeito algum no solo.

Saiba mais: Paraquat e a cultura da soja

Diuron

Tem maior absorção pelas raízes das plantas. Nas folhas, a intensidade é menor. É um potente inibidor da fotossíntese. As folhas tornam-se verde-claras e vão murchando, até apresentarem morte total.

Tem ação ainda mais potencializada se misturado com o Paraquat, herbicida citado no tópico anterior.

Afinal, quando vale realmente a pena usar os dessecantes em minha lavoura?

Como sabemos, a antecipação de uma colheita é, sem dúvidas, uma ação estratégica. Portanto, muitos produtores têm usado essa prática para a colheita da soja antecipada, aliada ao milho safrinha.

A dessecação torna-se viável neste sentido: antecipação da colheita e início do plantio de milho logo após.

Geralmente, a aplicação se dá da seguinte maneira:

  • Gramíneas: Glifosate.
  • Ervas daninhas com folhas largas: 2,4-D amina.
  • Ervas daninhas com folhas largas e estreitas: Paraquat + Diuron, Paraquat, Diquat.
  • Infecções mistas: Glifosate e 2,4-D amina.

Atualmente, o herbicida mais utilizado é o Glifosate, em doses que variam de 2 a 3 litros por hectare.

Existem os riscos, que foram citados no nosso artigo. Isto devfazer parte do planejamento.

Saiba mais: Você pode usar crotalária para controle de nematoides na sua lavoura

A TerraMagna sabe da importância dessa ferramenta para o dia a dia do produtor brasileiro e trabalha com tecnologias exclusivas para a concessão de crédito a distribuidores e produtores.

Através de uma plataforma própria, nossos especialistas avaliam a lavoura do produtor, desde o plantio até a colheita, permitindo, assim, conhecer todas as suas necessidades.

Quer saber mais sobre o assunto e consultar todas as condições oferecidas pela TerraMagna? 

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides