Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Maos pegando muito grao de soja representando o maior produtor de soja do brasil

Maior produtor de soja do Brasil: saiba quem é!

Você conhece o maior produtor de soja do Brasil? Ou, pelo menos, já teve o interesse em saber disso? O fato é: o agronegócio é um dos setores que mais contribuem para o PIB brasileiro, tendo a soja como líder nos negócios.

O que pouca gente sabe é que essa leguminosa, rica em proteínas, nem sempre foi da forma que conhecemos hoje. Durante os séculos, ela se adaptou, com mudanças em sua morfologia, resistência a pragas, etc.

Relacionado: Benefícios das leguminosas para a alimentação humana

As primeiras espécies eram selvagens, com crescimento rasteiro, e preferiam o entorno de rios e lagos.

Sua “domesticação” ocorreu a partir de cruzamentos naturais feitos por cientistas chineses. Com sua lenta adoção como alimento, aos poucos o grão foi levado ao Ocidente, mais precisamente para a Europa.

O cultivo comercial de fato começou nos primeiros anos do século XX, nos EUA. A partir daí, ela passou a despertar interesse de grandes indústrias mundiais. No final da Primeira Guerra, já era um produto de valor comercial importante.

Mas e como ela chegou ao Brasil?

A soja chegou ao Ocidente no século XVII. Ao Brasil, apenas no final do século XIX

O grão, na verdade, começa a ser realmente encontrado no país a partir do aumento da imigração japonesa, em 1908. Anos mais tarde, em 1970, tornou-se a principal cultura do agronegócio nacional.

Porém, mesmo com sua expansão, a planta ainda apresentava dificuldades em se adaptar ao clima brasileiro. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), criada em 1975, foi fundamental para que ela pudesse ser comercializada em larga escala no país.

Relacionado: Soja Embrapa: o que é, origem e principais cultivares

Atualmente, Brasil, Argentina e Estados Unidos são os três países que mais produzem e exportam soja no mundo. Juntos, são aproximadamente 320 milhões de toneladas por safra.

O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, superando os outros dois. Além disso, é dono da maior extensão territorial do grão, com 140 milhões de toneladas em 41 milhões de hectares plantados.

Respondendo à pergunta inicial do nosso artigo: o Mato Grosso se destaca como maior produtor de soja no Brasil; são cerca de 10 milhões de hectares plantados no estado.

A cidade de Sorriso é a maior produtora de soja do Brasil, sendo conhecida atualmente como a “capital nacional da soja”.

Quer saber mais sobre o grão, como ele é produzido no Brasil e mais informações sobre os maiores produtores? Fique conosco!

Este artigo foi produzido especialmente para você!

Condições de crédito rural que cabem no seu bolso? Distribuidor de insumos, não deixe de conferir as opções que a TerraMagna oferece para você!

Afinal, por que o país se destaca como maior produtor mundial de soja?

A resposta para essa pergunta se resume em duas palavras: inovação e tecnologia. Ao longo dos anos, o brasileiro se preocupou em conhecer a fundo as necessidades da planta, compreendendo as condições climáticas e agronômicas ideais para seu cultivo.

Isso, de certa forma, acaba atraindo mais investimento para o setor e rentabilidade para o produtor. O solo brasileiro também foi adaptado para a cultura: não é à toa que o país também lidera em hectares plantados.

Saiba mais: Produtor, você conhece as principais pragas da soja?

Vale ressaltar que não é apenas o Mato Grosso que tem destaque na produção. Outros estados também têm seu destaque. Entre os maiores produtores de soja do Brasil 2022, estão Bahia, Tocantins, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

São estados que estão cada vez mais investindo na produção, apresentando, assim, alto potencial de crescimento.

Quais são os 5 maiores municípios produtores de soja do Brasil?

Antes de qualquer coisa, vale salientar: boa parte desses 5 maiores produtores de soja do Brasil encontram-se nos estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia e Mato Grosso do Sul. Vamos a cada um deles:

Município de Sorriso – Mato Grosso

Conhecido como a capital do agronegócio, Sorriso é o maior produtor individual de soja do Mundo. Ele está situado na região norte do estado do Mato Grosso, a 398 km da capital, Cuiabá.

Sua vegetação é formada por cerrado arbóreo denso (65% de toda cobertura vegetal) e matas ciliares. As condições de clima, relevo e hidrografia são excelentes para a produção da soja.

Na região, são produzidas 2.283.300 toneladas, com 600 mil hectares agricultáveis. Por safra, chega a produzir 5,6 milhões de toneladas do grão. Todos esses números lhe deram a posição de maior produtor de soja do Brasil em 2021 e também em 2022.

Município de Nova Mutum – Mato Grosso

Município brasileiro do interior do estado do Mato Grosso, localiza-se a uma distância de
242 km a norte da capital Cuiabá. Sua vegetação predominante é o cerrado (70% de toda cobertura vegetal) e 30% de mata ciliar.

Relacionado: Soja transgênica: vale a pena?

Possui duas estações bem definidas, com períodos de seca e chuvas.

Atualmente, produz aproximadamente 1.322.580 de toneladas de soja. O município acabou tendo uma queda na safra de 2020/21, devido às condições climáticas desfavoráveis (falta de chuvas e pouca umidade).

Município de Formosa do Rio Preto – Bahia

Município baiano mais distante da capital Salvador. São cerca de 1026 km. Destaca-se, obviamente, como grande produtor de soja, ficando em 5° lugar no ranking nacional. A quantidade de toneladas produzida chega a 1.619.930.

Apresenta fortes tendências de subir no ranking nos próximos anos, devido à extensão territorial e à grande quantidade de recursos hídricos.

Município de São Desidério – Bahia

Com excelentes condições de clima, o município de São Desidério, na Bahia, contribui para a produção nacional com cerca de 1.271.100 toneladas. A cidade está localizada a cerca de 900 quilômetros da capital Salvador.

Município de Nova Ubiratã – Mato Grosso

Com área destinada à agricultura de aproximadamente 400 mil hectares, o município de Nova Ubiratã produz em média 1.275.357 toneladas de soja.

Saiba mais: Quando deve ser realizada a colheita da soja?

Ranking nacional dos dez maiores produtores de soja do Brasil

Atualmente, segundo o IBGE, 2.388 municípios brasileiros produzem soja, o que equivale a 42,8% do total (5.568). 

O Canal Rural, recentemente, divulgou uma lista com os dez maiores produtores de soja do Brasil. São eles:

1. Sorriso (MT): 2.283.300 ton

2. Formosa do Rio Preto (BA):1.619.930 ton

3. São Desidério (BA): 1.462.200 ton

4. Nova Ubiratã (MT):1.449.360 ton 

5. Nova Mutum (MT): 1.433.850 ton

6. Rio Verde (GO): 1.404.000 ton

7. Campo Novo do Parecis (MT) — 1.377.060 ton

8. Sapezal (MT): 1.288.320 ton

9. Diamantino (MT): 1.181.952 ton

10. Querência (MT): 1.170.000 ton

Maiores empresas brasileiras no ramo de produção da soja

Para que a soja consiga atingir o alto patamar, é preciso que empresas do ramo desenvolvam ativamente inovações no negócio. Atualmente, três empresas lideram: Grupo Amaggi, SLC Agrícola e Grupo Bom Futuro. 

Relacionado: Você sabe o que é soja Intacta?

Vamos conhecer melhor cada uma delas?

Grupo Amaggi

Empresa atuante na produção agrícola de soja, milho e algodão em larga escala, a Amaggi investe sempre na agricultura de precisão, utilizando metodologias inovadoras no setor. O grupo nasceu em 1971, no Paraná.

No ano de 2020, o grupo produziu mais de 1 milhão de toneladas de grãos e fibras. Tudo isso em aproximadamente 258 mil hectares.

SLC Agrícola

Fundada pelo grupo SLC, no ano de 1977, a SLC Agrícola foi uma das primeiras empresas a ter ações na B3, a Bolsa de Valores brasileira. Ao longo dos anos, tornou-se referência no segmento de produção de soja, milho e algodão.

Sua matriz é localizada na cidade de Porto Alegre-RS. Atualmente, conta com 448.668 hectares plantados, sendo 125.462 ha de algodão, 235.444 ha de soja, 82.392 ha de milho e o restante se destina a outras culturas (fonte: Canal Rural).

Em 2021, o grupo bateu recorde, com um aumento de 4,4% em comparação à safra de 2020, alcançando o número de 468,2 mil hectares. Além disso, a companhia almeja se tornar a maior produtora do Brasil, com a recente aquisição de novas terras para cultivo.

Grupo Bom futuro

Com bom planejamento e auxílio da tecnologia, o Grupo Bom Futuro é o maior produtor agrícola de soja do país na atualidade. Soma aproximadamente mais de 1,3 milhão de toneladas por safra, com 33 unidades.

Com mais de 30 anos de atuação no mercado, as atividades estão distribuídas por todo o estado do Mato Grosso, gerando renda e diversas opções de trabalho para a população em geral.

Conheça a TerraMagna

A TerraMagna trabalha com tecnologias exclusivas para a concessão de crédito a distribuidores de insumos.

Através de uma plataforma própria, nossos especialistas avaliam a lavoura do produtor, desde o plantio até a colheita, permitindo, assim, conhecer todas as suas necessidades.

Quer saber mais sobre o assunto e consultar todas as condições oferecidas pela TerraMagna? 

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides