Você sabe o que é a soja Intacta? A soja é hoje um dos produtos agrícolas mais importantes do Brasil e do mundo, sendo a commodity de maior valor na venda para o exterior, podendo chegar a mais de R$ 180 por saca.
Um dos motivos para toda essa importância é seu alto uso na indústria alimentícia e no agronegócio, na fabricação de ração. Para atender ao mercado mundial, é preciso uma alta produtividade.
É nesse momento que é importante entender o que é soja Intacta e por que essa tecnologia vem revolucionando o agronegócio nos últimos anos.
Índice de conteúdo
ToggleO que é soja Intacta
Mas, afinal, o que é soja Intacta? A soja Intacta nada mais é do que o nome dado à tecnologia usada para criar um tipo de soja transgênica, com o objetivo de melhorar a produtividade agrícola.
Um grão transgênico é aquele que passou por modificações genéticas em laboratório para ter melhores resultados. Esse é o poder da biotecnologia dentro da produção agrícola.
A partir dela, é possível mudar sementes e grãos para tornar a plantação mais duradoura, mais segura, ter menos desperdício e aumentar a produtividade.
A Intacta é uma dessas tecnologias utilizadas para melhorar a produção de soja a partir da proteção contra pragas. Os grãos com essas modificações levam o nome de soja Bt.
Esse é o tipo mais comum no Brasil, pois é adequada aos tipos de pragas mais habituais no país, fazendo com que seja a mais indicada.
Como funciona a tecnologia Intacta
Sabendo o que é a soja Intacta, é preciso entender também como essa tecnologia funciona.
A tecnologia Intacta não é nova, já que existe desde o final dos anos 1990, mas vem passando por evoluções para acompanhar as novas necessidades do agronegócio.
O grão de soja transgênico feito com essa tecnologia apresenta mudanças focadas em afastar as pragas e, consequentemente, diminuir os prejuízos da lavoura.
Por isso, é uma das mais indicadas para aumentar a produtividade na maior parte do Brasil.
De maneira geral, a partir da tecnologia, é possível criar um grão que seja resistente a determinadas coisas ou mais receptivo a outras.
Ou seja, cria-se um maior controle sobre a produção a partir da tecnologia, com o foco principal em aumentar a produtividade.
O que muda no grão de soja
No grão de soja Intacta, foram inseridas as proteínas Cry1Ac e Cry1F, que são derivadas da bactéria B; por isso, a sigla dessa soja é Bt.
Essas proteínas fazem com que o grão se torne resistente aos insetos-pragas mais comuns para esse tipo de plantação, geralmente lagartas.
Isso porque atacam o sistema digestivo desses insetos, fazendo com sejam expelidos ou mortos, diminuindo sua ação contra a plantação.
Um diferencial da tecnologias Intacta mais recente é o fato de, hoje em dia, as proteínas conseguirem atuar diretamente no estômago da praga, sem depender do pH do intestino. Assim, conseguem atuar mais rapidamente.
A última versão lançada da Intacta tem como objetivo proteger o grão das lagartas dos gêneros Helicoverpa e Spodoptera e ser tolerante a herbicidas de dicamba e glifosato.
Essas moléculas de herbicidas servem para facilitar o manejo de plantas daninhas benéficas para a plantação, como caruru, corda-de-viola e picão-preto.
Assim, é possível manter uma soja que resiste aos herbicidas certos, melhorando sua qualidade e aumentando a produtividade.
Agora que você já sabe o que é soja Intacta, entenda seus benefícios.
Quais são os benefícios da soja Intacta para a cultura de soja
A soja transgênica é o tipo mais comum tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Apesar de o assunto ser controverso fora do agronegócio, a utilização de soja Intacta ou outras tecnologias se torna cada vez mais popular.
Isso acontece principalmente por causa do grande aumento da necessidade mundial de soja.
Sendo um grão utilizado em setores como o alimentício e o agronegócio (para fabricação de ração animal), é um produto cada vez mais requisitado.
A fim de dar conta de todo o mercado, a soja transgênica acabou sendo a melhor opção para a produtividade e evitar desperdício.
Outro benefício que a cultura de soja teve com a aplicação das opções transgênicas foi segurança de maneira geral, pois é possível ter um controle maior sobre a produção.
Um ponto em que vale a pena prestar atenção é que a soja Intacta não é a única opção de tecnologia existente para grãos transgênicos.
Existem também outros laboratórios responsáveis por criar diferentes transgênicos, com grãos resistentes a outros tipos de pestes e herbicidas.
Essa variedade é importante porque nem toda região tem os mesmos problemas com a lavoura e, por isso, é preciso entender sua necessidade e escolher a melhor opção para o seu caso.
3 motivos para investir em biotecnologia na lavoura
De maneira geral, a biotecnologia na lavoura veio para contribuir com o aumento da produtividade agrícola como um todo, mas isso pode ser feito de diversas maneiras.
No caso da soja, que é produzida com o objetivo da exportação, e não do consumo direto pelas pessoas, essas tecnologias transgênicas são muito indicadas.
Isso porque mantêm a qualidade da produção ao afastar as pragas. Mas esse é apenas um dos usos da tecnologia na lavoura.
Além de saber o que é soja Intacta, veja outros pontos que podem ser melhorados a partir desse tipo de investimento.
Aumento da produtividade
Com toda certeza, o maior benefício da biotecnologia aplicada ao agronegócio é o aumento da produtividade.
Isso porque, na maioria das vezes, os produtos naturais acabam sofrendo muito mais com as pragas e outros problemas, como excesso de chuva, calor, estiagem, etc.
A partir da biotecnologia, foi possível encontrar maneiras de driblar esses problemas para evitar prejuízo do agricultor, bem como atender ao mercado.
A soja, por exemplo, é um dos produtos mais comercializados no mundo, pois muitos mercados têm dependência desse tipo de grão, inclusive o próprio agronegócio, com a fabricação de ração para gados.
Por isso, o agricultor que investe em ter uma lavoura com esse tipo de tecnologia consegue retomar seu investimento e, a longo prazo, tornar-se muito mais competitivo no mercado.
Melhora da qualidade do produto
Outro fator muito importante que a tecnologia Intacta e outros tipos de uso da biotecnologia trazem é o aumento da qualidade do produto.
No caso da soja, afastar as pragas é algo muito importante não apenas para diminuir desperdícios e aumentar produtividade, mas também manter a qualidade do produto.
O produto de qualidade é mais bem aceito nos mercados nacional e internacional, pois segue as regras e padronizações de qualificação.
Sendo a soja uma commodity, isso se torna ainda mais importante, pois uma soja de má qualidade não pode nem consegue entrar para o mercado exportador.
Mas isso vale também para outros produtos, não apenas os grãos. Por isso, o investimento em biotecnologia, de maneira geral, contribui para que os produtos que chegam aos consumidores tenham mais qualidade e segurança.
Maior custo-benefício a longo prazo
Assim como todo investimento, é preciso observar o custo-benefício a longo prazo para saber como escolher as melhores tecnologias a serem utilizadas.
No caso da soja Intacta, essa tecnologia é a mais indicada, pois tem um ótimo custo-benefício considerando a produtividade e a qualidade.
Isso porque consegue afastar os insetos mais comuns no Brasil, mantendo a plantação protegida.
Na hora de fazer a venda dos sacos de soja, é possível ter uma quantidade maior e, em pouco tempo, conseguir o retorno desse investimento.
Fale com seu fornecedor para entender ainda mais sobre o que é a soja Intacta e se essa tecnologia é a mais indicada para suas necessidades.
Investimentos para retorno a longo prazo para entender de vez o que é soja Intacta
Ao usar a tecnologia Intacta ou outro tipo de soja transgênica, é preciso entender que ter produtos de qualidade exige investimento.
Uma vez que a tecnologia e a biotecnologia estão aí para contribuir com a produção, investir nisso é um dos melhores caminhos para manter a produtividade e a qualidade e manter-se relevante no mercado.
Uma coisa é certa: os produtores concorrentes (de soja ou de outro produto) com certeza investem cada vez mais nesse tipo de ajuda da tecnologia e saem na frente na hora de ganhar dinheiro com suas lavouras.
Sendo a soja uma dos commodities mais valiosas, é imprescindível manter sua produção adequada em relação ao resto do Brasil e do mundo, para conseguir manter sua produção relevante e sustentável financeiramente a longo prazo.
Uma das maneiras de fazer esse investimento sem ter de mexer com o financeiro da fazenda é optando pelo crédito agrícola, pensado especialmente para o agronegócio.
Assim, agora que você já sabe o que é soja Intacta e deseja aderir a esse tipo de grão, fale com nossos especialistas!