Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

mosca da carambola predando

Mosca-da-carambola: quais prejuízos pode causar às lavouras

A mosca-da-carambola é reconhecida como uma das espécies de moscas-da-frutas de grande valor econômico para a fruticultura mundial. Normalmente, costuma atacar culturas de carambola, manga, caju, laranja, acerola, entre outras. 

Seu hábito costuma deixar os agricultores em constante estado de alerta; inclusive, entre junho e julho de 2019, sete municípios do estado de Roraima entraram em quarentena devido aos estragos causados por ela. 

Então, é sobre a mosca-da-carambola que explicaremos neste artigo. Aqui, você entenderá o que ela é e os principais danos que pode causar às lavouras. Boa leitura! 

O que é mosca-da-carambola?

O nome científico da mosca-da-carambola é Bactrocera carambolae, e ela pertence a uma espécie de díptero da família Tephritidae. A doença é transmitida pelo inseto da ordem Diptera.

Na fase adulta, chega a medir de 7 mm a 8 mm de comprimento; por isso, o agricultor precisa estar devidamente treinado para identificá-la. 

A parte superior do tórax é escura, e o abdome é amarelado e marcado por listras negras, formando um “T”. 

Os adultos ainda têm grande capacidade de voo e, por isso, chegam a voar por longas distâncias quando há falta de hospedeiros ou alimento. 

Por falar nisso, acredita-se que existem diversos hospedeiros da
mosca-da-carambola além da fruta carambola, mas ainda não foram devidamente mapeados. 

No Suriname, próximo do Amapá, por exemplo, já foram identificadas 20 espécies de frutos hospedeiros, entre eles: manga, caju, laranja, acerola, mamão, citros, maracujá, etc. 

Essa mosca é considerada uma das mais perigosas por conseguir se reproduzir muito rápido. Além disso, uma única mosca coloca em média de 1.200 a 1.500 ovos durante sua curta vida de 126 dias.

Apenas a título de curiosidade: hoje, no Brasil, estima-se uma perda média anual de até 7,7% da produção agrícola brasileira, o equivalente a 25 milhões de toneladas, por causa do ataque de moscas, lagartas e outras doenças das plantas. 

De acordo com texto publicado no livro “Defesa Vegetal – Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspectivas”, as perdas do agronegócio brasileiro podem chegar a R$ 55 bilhões ao ano

Por isso, conhecer estratégias de combate e manejo adequados é de extrema importância para evitar grandes perdas e prejuízos. 

Qual sua origem?

A mosca-da-carambola é originária da Indonésia, localizada no Sudeste Asiático. Chegou ao Suriname em 1975 e, em 1996, foi encontrada no Brasil, em Oiapoque, estado do Amapá. 

Resumidamente, é considerada uma praga quarentenária A2 para o Brasil (localizada em área restrita no país e submetida a controle oficial). 

Isso porque costuma causar impacto significativo socioeconômico e ambiental, caso se espalhe por outras regiões. 

O que a mosca-da-carambola causa?

O que a mosca-da-carambola faz é causar inúmeros danos diretos às culturas frutíferas, como mencionamos. Isso em razão da ação das larvas, que se desenvolvem rapidamente dos frutos. 

Basicamente, ao se alimentarem da polpa, formam galerias, acelerando a maturação e, consequentemente, a queda precoce do fruto. 

Logo, o fruto deve ser descartado, já que não está mais viável para o consumo humano. 

Além disso, ainda pode causar danos econômicos, colocando em risco a cadeia que engloba a agricultura, entre eles: 

  • diminuição da produção;
  • aumento no custo;
  • menor valor comercial
  • barreiras fitossanitárias impostas por países importadores nos quais a praga não está presente.

Os países que compram produtos do Brasil, por exemplo, não exportam frutos de regiões onde há casos de ataque da mosca-da-carambola. 

Por isso, caso a mosca saia do Amapá e de Roraima e se espalhe para outros estados, o Brasil e diversos produtores terão grandes prejuízos, já que os frutos não podem ser vendidos. 

Na prática, pode haver demissões no campo e perda significativa de renda para os produtores e comerciantes locais.  

Como a mosca-da-carambola se multiplica? 

A mosca fêmea, depois de cruzar com o macho, bota ovos muito pequenos dentro dos frutos. Dos ovos nascem as larvas (os bichos-da-fruta), que se alimentam da polpa estragando os frutos. 

Após a queda do fruto, a larva se enterra no chão e, depois de um tempo, transforma-se em mosca e sai voando em direção aos frutos. 

Com apenas 30 dias de vida, a fêmea fertilizada já começa a depositar seus ovos nos frutos hospedeiros. Até que os encontre, ela consegue voar até 5 km. 

Quais são os inimigos naturais da mosca-da-carambola? 

Sabia que o que combate a mosca da fruta são, também, seus inimigos naturais? 

Entre eles, de acordo com a Embrapa, o que mais se destaca são os himenópteros parasitoides (vespinhas). Eles depositam seus ovos dentro das larvas das moscas que atacam os frutos, matando-as. 

Certamente, isso reduz a população de mosca-das-frutas, aumentando consideravelmente a efetividade de outras técnicas de manejo.

Até hoje, no Amapá, já foram identificadas oito espécies de parasitoides nativos: 

  • Doryctobracon sp.;
  • Doryctobracon areolatus, Opius sp.; 
  • Opius bellus;
  • Utetes anastrephae;
  • Asobara anastrephae;
  • Leptopilina boulardi; 
  • Aganaspis pelleranoi. 

Acredita-se que um deles também consiga usar a mosca-da-carambola como hospedeiro. Além desses, houve no estado liberações do parasitoide exótico Diachasmimorpha longicaudata, para o combate efetivo da mosca-da-carambola. 

Quais são as 3 principais doenças da carambola? 

Entre as três principais doenças da carambola, podemos ressaltar três: 

Fumagina

A fumagina é uma doença causada por fungos que não atacam a planta diretamente, mas acabam comprometendo o crescimento dos pés de carambola.

Isso reduz o vigor das plantas e, também, atrapalha a fotossíntese. Ou seja, a fumagina pode ser classificada como uma contaminadora de superfície.

Cochonilha

A cochonilha está presente em diversos países do mundo, como África do Sul, México e Austrália. 

No Brasil, no entanto, sua incidência é bastante comum na região Nordeste. Essa praga se alimenta da seiva da planta, introduzindo vírus, fungos ou toxinas. 

Normalmente, o agricultor não tem grandes dificuldades para identificá-la, por conta do surgimento de bolinhas brancas, similares ao algodão, nos caules da planta e próximo às folhas. 

Mosca-da-fruta

No Brasil, existem diversas espécies de mosca-da-fruta. Especialmente na região Sul do país, as mais encontradas são a Anastrepha fraterculus e Ceratitis capitata

No fruto atacado pela mosca-das-frutas, o agricultor poderá notar mudança de cor ao redor da perfuração, que ficará mais marrom. Além disso, é fácil notar o buraco por onde a larva sairá de dentro do fruto. 

Como acabar com a mosca-da-carambola?

A seguir, listamos as principais técnicas de combate à mosca-da-carambola. Se cada um fizer a sua parte, certamente será mais fácil reduzir grandes perdas. 

Não transportar frutos de locais infestados

A primeira dica é não transportar frutos de locais infestados para outros locais. Os frutos já contêm ovos ou bicho-fruta, que só irão levar problemas para outras regiões, causando inúmeros prejuízos.

Não colher os frutos maduros ou recolher os caídos no chão 

Não colha os frutos maduros ou recolha os caídos no chão para colocar em sacos plásticos fechados. O ideal é deixar expostos ao sol por sete dias e depois enterrar. Desse modo, você irá destruir os ovos e larvas que possam estar nas frutas. 

Atenção: os frutos maduros ou caídos no chão devem ser enterrados em covas com pelo menos 20 cm de profundidade.  

Não mexa nas armadilhas 

Uma das estratégias para acabar com a mosca-da-carambola é montar armadilhas em caramboleiras, mangueiras, jambeiros e goiabeiras. 

Isso indica que há presença dessa mosca na sua cidade. As armadilhas McPhail capturam as fêmeas, e as armadilhas Jackson capturam os machos.


Como é realizado o trabalho preventivo para o caso da mosca-da-carambola?

Segundo o Ministério da Agricultura, se porventura a mosca-da-carambola saia do controle, os prejuízos são calculados em 30,7 milhões de dólares só no primeiro ano. Por isso, os trabalhos de prevenção são importantes e constantes. 

Além disso, se as principais regiões produtoras e exportadoras forem atingidas, e as exportações pararem, os prejuízos serão de R$ 400 milhões.

Agora, o mais curioso é que, apesar de causar grandes danos e do poder de destruição, alguns estudos comprovam que a erradicação não é complexa. 

Por isso, os custos até não são altos, se comparados às estratégias de combate de outras pragas agrícolas, como a mosca-do-mediterrâneo.  

Em diversos lugares do mundo, acabar com os machos da espécie se tornou uma ótima medida preventiva. Inclusive, o Japão já adotou essa técnica, e os Estados Unidos fizeram o mesmo na Califórnia para aniquilar as moscas-da-fruta. 

No Brasil, a Embrapa já tem diversos estudos e projetos em andamento para realizar o controle da mosca-da-carambola com o auxílio de inimigos naturais. 

A mosca-da-carambola é, sem dúvidas, uma das pragas que mais causam danos às culturas frutíferas. Apesar de os prejuízos serem imensuráveis, as práticas de controle são acessíveis e fáceis de serem respeitadas. 

De qualquer forma, é importante que o agricultor esteja sempre atento e, caso identifique a presença dela, adote a melhor estratégia para que o dano não tome proporções maiores. 

TerraMagna: garantia de crédito rápido e fácil

Seja para combater a mosca-da-carambola ou qualquer outra praga, o agricultor precisa investir em insumos agrícolas adequados. Mão de obra, tecnologia ou defensivos, claro que tudo isso tem um custo. 

Por isso, a TerraMagna oferece crédito rápido, fácil e sem burocracia.

Falar com nossos especialistas!

Além disso, caso tenha gostado desse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog e compartilhe com quem mais possa se interessar pelo assunto. Até a próxima! 

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides