Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Graos de soja em saco fundo de madeira representando o seguro soja

Seguro soja: importância e por que você deve fazer

As perdas estão presentes em toda e qualquer atividade agrícola. Seja por pragas, fatores climáticos ou qualquer outra causa, todo produtor está sujeito a esse problema. E com a cultura da soja não é diferente. Assim, como forma de prevenção, existe o seguro soja.

Um seguro agrícola é um tipo de seguro que oferece a todo produtor rural proteção contra perdas resultantes de adversidades, que afetam as lavouras de todo o nosso país. Esse seguro é fornecido por programas do Governo Federal, através de seguradoras.

Antes de tudo, vale salientar que o seguro soja é uma ação estratégica que faz parte de uma gestão rural eficiente e que ajuda o produtor a se manter competitivo e produtivo no mercado, cada vez mais concorrido.

E não podemos de modo algum negar: a soja é a cultura que mais movimenta o agronegócio e a economia do nosso país

Diante disso, para você ter uma ideia, em 2020, o seguro soja teve adesão de mais de 98.000 novos segurados, com mais de 50 milhões de hectares protegidos.

E você? Tem dúvidas de como funciona o seguro soja? Já teve problemas com a plantação do grão e não soube como agir?

Neste artigo, nós, da TerraMagna, trazemos todas as informações necessárias para você escolher bem seu seguro e garantir a sua safra.

Fique conosco!

Condições de crédito rural que cabem no seu bolso? Distribuidor de insumos, não deixe de conferir as opções que a TerraMagna oferece para você!

Seguro agrícola: como funciona?

Em suma, funciona com qualquer outro seguro. O produtor paga a seguradora, transferindo os riscos de toda a sua produção para ela. 

E quanto custa o seguro agrícola? O valor varia de acordo com cada seguradora; são levados em conta aspectos como região, produtividade, preço do grão, etc.

Relacionado: Você sabe qual o maior produtor de soja do Brasil?

Podemos de cara perceber o quanto essa iniciativa é importante. Não podemos controlar o tempo. Fenômenos climáticos acontecem a todo momento, afetando o desenvolvimento da safra e até os resultados finais de toda a colheita.

Muitas vezes, os resultados da colheita não saem como esperado.

Diante disso, o seguro agrícola pode ser encarado por todos como um investimento similar a qualquer outro (por exemplo, insumos ou maquinário). Além disso, ele tranquiliza o produtor quanto a qualquer problema inesperado, protegendo-o de uma quebra de safra.

E não precisamos ir longe para colher alguns exemplos. 

Em se tratando especificamente da soja, a safra 2021/22 foi muito afetada pelas altas temperaturas e falta de chuvas. Houve, inclusive, uma perda de 10% em relação à safra anterior. 

Saiba mais: Tudo sobre a safra 21/22 de soja no país

Entre os estados mais afetados com o problema, o destaque foi o Rio Grande do Sul, onde a perda e a quebra de safra foram de mais de 50%. 

Quais são os tipos de seguros agrícolas?

Basicamente, as seguradoras do ramo do agronegócio podem oferecer 3 tipos de apólices de seguro:

  1. Receita: apólice que cobre a variação do preço do produto, garante custos de produção e engloba as expectativas em relação a produtividade. Corresponde de 0,8% a 1% das contratações no país.
  2. Custeio: apólice que cobre os custos de produção da cultura. Assim, ela oferece uma cobertura para tudo o que foi investido na safra. Corresponde a cerca de 29% a 30% de todas as apólices no país.
  3. Produtividade: assegura a expectativa de produtividade e os custos de produção. Em suma, ela leva em conta todas as características do produtor, incluindo a região, seu histórico e o nível de tecnologia que sua propriedade oferece. Atualmente, representa 69% das contratações.

Existe diferença entre seguro rural e seguro agrícola?

Essa é uma dúvida bem comum entre os profissionais do ramo do agronegócio. É comum os produtores ficarem confusos quanto às definições sobre os seguros rural e agrícola.

Antes de qualquer coisa, eles são, sim, diferentes.

Mas não são opostos ou algo parecido; um complementa o outro. A diferença é a seguinte:

O seguro rural é o conceito mais amplo da coisa, direcionado a setores como a pecuária e a agricultura. Ele começou a ser implantado no Brasil como política agrária, pela Companhia Nacional de Seguro Agrícola (CNSA), por meio da lei nº. 2.168/1954.

Assim, por sua abrangência, ele envolve, entre outros:

  • O seguro agrícola;
  • O seguro de penhor rural;
  • O seguro aquícola;
  • O seguro de benfeitorias e produtos da agropecuária.

O seguro agrícola foi declarado pela Constituição Federal de 1988, através do artigo 187. Ela define o seguro agrícola como instrumento de planejamento e execução da política agrícola.

Dessa forma, além de proteger o produtor contra perdas na sua plantação, ele também envolve a atividade agropecuária, o patrimônio e o seguro de vida do produtor.

Saiba mais: Seguro rural: qual a melhor opção para sua propriedade?

Portanto, o seguro agrícola desponta como uma subdivisão do seguro rural, direcionado principalmente a culturas permanentes e temporárias (seguro agrícola milho, por exemplo). 

Quando o produtor faz um seguro agrícola, ele está protegendo seu investimento, desde o plantio até a colheita. 

O que é o seguro soja?

O seguro soja, com o próprio nome já diz, é um seguro agrícola voltado para a cultura da soja. Trata-se de uma ferramenta essencial para prevenção de perdas, contribuindo diretamente para a estabilidade financeira do produtor.

Ademais, o seguro soja também auxilia o produtor na obtenção de taxas mais baixas em relação ao crédito rural e estimula o aumento de área cultivada do grão no país.

Afinal, como funciona o seguro soja?

O seguro soja cobre toda a vida útil da planta. Isso inclui desde seu plantio até a colheita. Contudo, ele segue algumas regras específicas. Vamos a elas:

1ª Regra: cobre danos causados pela influência do clima no desenvolvimento da cultura. Isso inclui diretamente:

  • Chuvas excessivas;
  • Variações bruscas de temperatura que causem danos a cultura;
  • Ventos fortes;
  • Seca;
  • Incêndios;
  • Raios;
  • Trombas-d’água;
  • Geada;
  • Granizo.

2ª Regra: o seguro acoberta apenas quando 70% ou mais da lavoura atinge a 2ª folha (ou os seus 15 cm de altura). Ele pode ser contratado tanto para área toda quanto para talhões.

3ª Regra: o seguro soja não cobre problemas relacionados a pragas, doenças no geral, ervas daninhas e outras falhas, em lavouras que possuam irrigação ou que não estejam de acordo com o ZARC (Zoneamento Agrícola de Risco Climático).

4ª Regra: o seguro em relação à produtividade é calculado a partir do valor investido para custear a lavoura segurada. Portanto, o seu valor é definido na contratação da apólice.

Relacionado: Saiba tudo sobre o ZARC

Qual é o custo do seguro soja?

Antes de qualquer coisa, é importante se informar bem antes de contratar qualquer seguradora. Em outras palavras, antes de contratar o seguro soja, é recomendado pesquisar aquela seguradora que atende todas as suas necessidades.

Uma vez escolhida, tire sempre todas as suas dúvidas.

De modo geral, atualmente, o valor que deve ser desembolsado pelo produtor agrícola gira em torno de 3% a 15% do custo de produção, variando conforme a região e a cultura cultivada. 

Essa porcentagem é calculada, em média, em cima das seguintes condições:

  • Tipo de plantio (direto ou não);
  • Município do plantio;
  • Tipos de solo;
  • Zoneamento agrícola;
  • Cultura irrigada ou não;
  • Uso das sementes (certificadas ou não).

Para a soja em específico, em média, o custo é de 6,28%.

Relacionado: O seguro rural é caro?

Cobertura do seguro soja

Os riscos amparados que envolvem a cultura da soja podem ser divididos em duas categorias distintas:

Multirrisco

Neste tipo de risco, a seguradora cobre prejuízos em uma única cobertura, incluindo granizo, geada, excesso de chuvas, estiagem, inundação prevista ou imprevista, incêndio e
tromba-d’água.

Risco nomeado

Neste, a seguradora é responsável por cobrir riscos apresentados por coberturas distintas. Ou seja, aqui existe a possibilidade de contratar apenas a cobertura de maior interesse. Os mais comuns são a geada e o granizo.

Em casos de sinistro, que é justamente a ocorrência do risco coberto pelo seguro, o produtor deve informar imediatamente à seguradora o acontecido.

Instituições como o Banco do Brasil oferecem tudo relacionado: simulador seguro agrícola, BB seguro agrícola sinistro e o BB seguro agrícola.

Quais são as vantagens e a importância do seguro soja?

Não precisamos nos aprofundar muito para entender a importância do seguro soja para o produtor agrícola, não é mesmo?

Em anos de eventos climáticos, por exemplo, toda a colheita pode ficar comprometida. O ramo do agronegócio envolve diversos riscos. Ter a possibilidade de garantir a segurança é, sem dúvida, uma ótima maneira de manter os negócios.

Saiba mais: Saiba como a Geotecnologia vem mudando o agronegócio

Neste artigo, você compreendeu o que é o seguro agrícola e a sua importância para o agronegócio brasileiro. 

Saiba mais sobre a TerraMagna

A TerraMagna trabalha com tecnologias exclusivas para a concessão de crédito a distribuidores e produtores.

Trazemos, em nosso blog, conteúdos que ajudam o homem do campo a entender melhor a complexidade do agronegócio.

Por meio de uma plataforma própria, nossos especialistas avaliam a lavoura do produtor, desde o plantio até a colheita, permitindo, assim, conhecer todas as suas necessidades.

E aí, quer saber mais sobre o assunto e consultar todas as condições oferecidas pela TerraMagna? 

Fale com nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides