Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Mao do agricultor serrando sementes no solo da soja como plantar

Soja: como plantar e ter uma safra produtiva

Soja: como plantar e quais são os benefícios? Sabemos que essa é uma dúvida muito comum para os agricultores. 

Afinal, a soja é uma das culturas mais importantes no país, tanto em produção quanto em produtividade e área plantada! 

Segundo dados da Conab, a produtividade esperada para a safra 2021/22 é de 3.526 kg/ha 

e uma produção de 140.752,2 milhões de toneladas de soja. 

Esse número representa um crescimento de 2,5% em relação à safra do ano anterior. 

Ou seja, para ter safras produtivas, é necessário estar atento a todas as atividades agrícolas, e isso começa antes da plantação de soja

Por isso, separamos dicas que vão te ajudar a ter resultados melhores na lavoura e orientações sobre como plantar soja. Confira!

Soja: como plantar e o que preciso saber?

O plantio da soja pode trazer ótimos resultados, mas para isso é fundamental conhecer bem a planta e estar atento às melhores práticas para semeadura, manutenção e colheita; assim, você pode evitar prejuízos.

A soja é uma planta herbácea pertencente à família Fabaceae

Suas sementes têm germinação epígea, e o sistema radicular é pivotante, com uma raiz principal e diversas ramificações.

Existe hoje uma grande variedade de cultivares de soja no mercado, e a duração total do ciclo pode variar de 100 a 160 dias, com predominância de 115 a 125 dias nos ciclos mais comuns.

Independentemente da cultura, o planejamento da safra é fundamental para o sucesso da atividade.

Afinal, ele evita e minimiza o efeito de problemas futuros, como o aparecimento de
insetos-pragas e doenças.

Conhecer o histórico da área é muito importante para traçar um plano de manejo eficiente no controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

Na escolha da soja, dê preferência por aquelas com alta produtividade, adaptadas às condições climáticas da região e resistentes ao ataque de pragas e doenças.

Outro passo importante no planejamento do plantio da soja é fazer um levantamento das máquinas e tecnologias que serão necessárias.

Com essas informações, é possível estabelecer um plano de ação coerente com a realidade da propriedade e, assim, iniciar o plantio da soja.

Quais são as vantagens de plantar soja?

O crescimento cada vez maior do cultivo de soja tem uma explicação simples: o grão apresenta inúmeras vantagens competitivas se comparado às demais culturas.

Isso torna a planta cada vez mais atrativa para o produtor brasileiro. Confira as principais vantagens que ela apresenta!

Rentabilidade

Apesar de ter custos elevados de produção, plantar soja oferece um excelente retorno sobre o investimento. 

Um dado que reforça isso foi levantado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que apontou que a rentabilidade líquida para os produtores de soja na safra 2017/2018 chegou a 49,57%, totalizando uma lucratividade de R$ 45,4 bilhões.

Variedade de aplicações

A soja possui uma grande variedade de aplicações: pode ser utilizada para a alimentação humana e animal, além de servir como matéria-prima para a fabricação de biocombustíveis, cosméticos, óleos de cozinha, leites e diversos outros produtos. 

Essa grande variedade de uso da soja torna a demanda do grão bastante alta, o que caracteriza uma vantagem para o produtor, já que a procura pela soja está sempre em alta.

Crescimento da demanda

Se a demanda de soja já é alta atualmente, as previsões são ainda mais otimistas para os próximos anos. 

Com a alta procura por uma alimentação natural aliada ao aumento do uso da soja na indústria de biocombustíveis, a demanda do grão vai se tornar ainda maior em todo o mundo. 

Segundo o estudo Projeções do Agronegócio, a produção de soja no Brasil deve crescer 27% na próxima década!

Afinal, como plantar soja?

Você já sabe que as perspectivas são boas para esse grão! Então, vamos para o passo a passo de como cultivar. 

Prepare o solo para o plantio 

Um dos principais pontos para que o plantio de soja seja um sucesso é a qualidade do solo em que as plantas serão plantadas.

Assim, a primeira coisa a se fazer é preparar a terra para o plantio de soja. Comece escolhendo um local adequado que seja espaçoso o suficiente para comportar a plantação.

O solo para plantar soja deve ser rico em nutrientes e não pode ser seco. 

Para preparar a terra, é preciso retirar os resquícios das plantações anteriores, pois eles podem atrapalhar o desenvolvimento dos grãos.

Em seguida, é recomendado arar o solo para moer os restos de outras plantas e
convertê-los em matéria orgânica.

Enriqueça a terra com adubos para o plantio

O processo de arado funciona como um adubo natural para o solo e traz muitas vantagens, mas só isso não é o suficiente, principalmente se o produtor plantará soja em larga escala.

Nesse caso, é recomendado enriquecer o solo com outras substâncias para fertilizá-lo e potencializar os seus nutrientes.

O ideal é revirar o solo e adicionar substâncias vitamínicas para renovar os seus nutrientes, além de usar pesticidas que não sejam muito agressivos.

Quanto aos pesticidas, devem ter capacidade suficiente para manter a plantação de soja longe das pragas que possam atrapalhar o seu desenvolvimento.

Faça a semeadura dos grãos de soja

Após cuidar do solo, é preciso fazer a semeadura dos grãos de soja. Indicamos que seja entre dezembro e fevereiro, que é uma das principais épocas para obter uma boa colheita.

Comece fazendo as covas para armazenar os grãos, sendo recomendado respeitar um espaçamento de 60 cm entre cada canteiro, enquanto, nos cultivares menores, o espaçamento pode ser de 45 cm de distância.

As covas podem ser preenchidas com até três sementes de soja. Geralmente, o plantio de grande porte tem fileiras de trinta sementes por metro linear. 

O máximo que uma fileira pode comportar é de vinte e cinco plantas por metro linear. É essencial respeitar os espaçamentos indicados para que um pé de soja não interfira no crescimento do outro.

Promova a manutenção do plantio de soja

Não basta plantar os grãos de soja e aguardar que eles nasçam espontaneamente; também é necessário fazer a manutenção do plantio para evitar eventuais problemas.

É recomendado acompanhar a plantação de soja todos os dias, cuidando para que não haja a infestação de pragas e demais males.

Irrigue a plantação 

O plantio de soja é recomendado para as regiões cujos períodos de chuvas são regulares.

Mas esse não é o único fator que se deve levar em consideração, pois também é preciso investir na irrigação das plantas para mantê-las hidratadas. 

O processo de irrigação deve ser feito de acordo com o tamanho da plantação; por exemplo, se a plantação é pequena, a irrigação pode ser feita de maneira manual. 

Mas se o plantio for em um terreno extenso, o mais indicado é irrigar através de um método mecânico, que seja capaz de atingir todas as plantas, espalhando uma quantia igual de água, semelhantemente a pequenas chuvas.

Faça a colheita da soja

A colheita de soja deve ser feita quando os grãos apresentarem um teor de 15% a 16% de água, que é o período em que contam com a textura ideal.

Esse processo deve ser feito por meio de colheitadeiras profissionais para evitar perdas. Após a colheita, os grãos de soja precisam ser secados de forma natural.

O armazenamento dos grãos também é importante; devido aos cuidados especiais, muitos agricultores preferem deixar nas cooperativas para serem armazenados.

Com isso, recebem um documento de “entrada” dos grãos, podendo retirá-los posteriormente, no momento da venda ou quando entenderem mais conveniente.

Cuidados extras: pragas que atacam a soja como plantar

  • Lagarta-da-soja: é uma praga que deposita seus ovos no caule ou parte inferior das folhas à noite, além de raspar e perfurar as folhas.
  • Lagarta-falsa-medideira: essa espécie devora as folhas, que, após o ataque, ficam com aspecto de renda.
  • Aracanthus morei: é um besouro que também é chamado de torranzinho; se alimenta das bordas da folha e deixa um aspecto serrilhado.
  • Mecolaspis calcarifera: devoram as folhas por completo.
  • Patriota: tem esse nome devido à sua cor verde e amarela ou alaranjada, alimenta-se das folhas e, na fase larval, come as raízes.
  • Cerotomas: essas larvas alimentam-se dos nódulos de rizóbio, diminuindo a capacidade de nitrogênio, afetando os grãos; os adultos se alimentam das folhas.
  • Megascelis: devoram as folhas, que têm posterior desfolhamento.
  • Tripes: essa espécie raspa as folhas deixando um aspecto prateado; também transmite o vírus que causa a doença de queima do broto.
  • Percevejos: atacam as vagens da soja, transmitindo o Nematospora coryli; as vagens crescem deformadas, não amadurecem na época certa da colheita; os grãos ficam menores, enrugados e mais escuros.
  • Percevejo-verde: seus ovos são depositados na face inferior da folha, que fica com manchas pretas e brancas. Ele se alimenta também dos grãos.

Está preparado para cultivar soja? Soja como plantar!

Com todas essas informações, considere-se pronto para cultivar soja! Agora, você já conhece os principais pontos sobre esse grão que é tão importante para a agricultura. 

Se você quer auxílio no cultivo, conte com a ajuda de um dos insumos mais importantes: o crédito!

Quer saber mais?

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides