Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Pulverizador verde aplicando herbicida na lavoura

Acaricidas: tudo o que você precisa saber está aqui

Os acaricidas englobam todas as substâncias utilizadas para combater ácaros. Existem, no mercado, diversos tipos de acaricidas, cada um com uma finalidade (indicado para determinado tipo de ácaro, por exemplo) e também com princípios ativos diferentes.

Eles inibem o crescimento de ácaros, agindo sobre ovos e formas jovens (larvas e ninfas).

Antes de entendermos os principais tipos de acaricidas, precisamos primeiro compreender o que essas substâncias combatem: os ácaros.

De modo geral, os ácaros são animais muito pequenos, que pertencem à família dos aracnídeos. Podem ser encontrados em praticamente todo lugar, sendo mais comuns nas casas (travesseiros e colchões) e também nas plantas.

Existem diversas espécies; algumas, inclusive, só podem ser vistas com auxílio de um microscópio. Podem, também, levar a diversas doenças respiratórias, proliferando principalmente em locais úmidos e quentes.

Na agricultura, acarretam grandes perdas para diversas culturas. 

Relacionado: Conheça mais sobre as principais pragas agrícolas

Alimentam-se das partes aéreas e subterrâneas das plantas e têm capacidade de transmitir doenças para elas. Devido ao seu tamanho reduzido, o produtor rural tem dificuldade de acompanhar essa praga na lavoura.

As plantas, quando atacadas por ácaros, geralmente apresentam lesões amareladas na face interior das folhas, rachaduras nos frutos e esbranquiçamento do caule. Para realizar seu controle, podem ser utilizados métodos químicos e biológicos.

Já teve de lidar com a lavoura infestada por ácaros? Tem interesse em saber mais sobre os ácaros e a melhor forma de controlá-los?

Este artigo traz um conteúdo completo sobre o assunto! Fique conosco!

Condições de crédito rural que cabem no seu bolso? Distribuidor de insumos, não deixe de conferir as opções que a TerraMagna oferece para você!

Entenda melhor sobre os ácaros fitófagos

Os ácaros fitófagos são aquelas espécies, dentro da família, que se alimentam exclusivamente de plantas. Sua morfologia é totalmente adaptada para tal fim: peças bucais conhecidas como estiletes penetram na planta hospedeira, sugando seus fluidos celulares.

Assim, dentre os principais ácaros que causam severos prejuízos na agricultura,
destacam-se as famílias Tetranychidae, Tenuipalpidae, Tarsonemidae e Eriophyidae, representados, respectivamente, pelo ácaro-rajado, ácaro-branco, ácaro-plano e
ácaro-da-ferrugem.

Vamos entender melhor cada um separadamente.

Família Tetranychidae

Essa família apresenta, no geral, o maior número de espécies que representam prejuízos para a agricultura. Entre as principais culturas atacadas estão abacaxi, uva, abobrinha, morango, ervilha, cacau, abóbora, soja, pimentão, café, batata, algodão.

Saiba mais: Produtor, saiba como obter bons resultados com a cultura do algodão

O ataque geralmente ocorre nas folhas, causando lesões amareladas na face inferior. A face superior pode apresentar pontos avermelhados, que correspondem, justamente, às lesões da face inferior.

Nos frutos, esses animais levam à deformação e à queda precoce. Seus principais representantes são o ácaro-rajado e o ácaro-verde. Sua reprodução se dá com mais facilidade em condições climáticas secas.

Família Tenuipalpidae

Conhecidos pelas doenças que transmitem, os ácaros da família Tenuipalpidae tendem a se alimentar das partes próximas da nervura central da planta, causando esbranquiçamento e descoloração.

Entre as principais culturas atacadas estão algodão, alho, pimenta, tomate, berinjela, cebola, pimentão, feijão, café e citros no geral.

O ácaro-da-leprose tem esse nome justamente por causar a leprose do citros. Como falaremos adiante, existe, no mercado, acaricida para leprose!

Relacionado: Conheça mais sobre a doença da leprose dos citros

Família Tarsonemidae

Nessa família, há um destaque para o ácaro-branco, que se desenvolve principalmente em ambientes de clima quente e úmido.

Seu ataque se dá preferencialmente em galhos que não produzem flores nem frutos, causando escurecimento e enrolamento das folhas para baixo. 

Essa família de ácaros está presente em praticamente todas as regiões produtoras e se alimentam de diversas espécies cultiváveis (polífagos).

Família Eriophyidae

Por apresentarem tamanho muito pequeno, os ácaros da família Eriophyidae são considerados microácaros. Além disso, atacam uma gama mais restrita de plantas.

Causam, principalmente, distúrbios de crescimento nos vegetais, transmitindo doenças. Entre as principais espécies, está o ácaro-da-falsa-ferrugem.

São insetos que atacam a cultura dos citros, infestando folhas, ramos e também os frutos. A cultura passa a apresentar manchas nas folhas (de coloração escura), com amadurecimento precoce dos frutos.

Em larga escala, levam à diminuição da produtividade do pomar, variando de 5% a 20% de perda, dependendo do nível de infestação.

Afinal, o que são acaricidas?

Como dito no início de nosso artigo, os acaricidas são substâncias químicas desenvolvidas em laboratório para o combate de ácaros que se alimentam de plantas e que destroem lavouras.

Com a evolução no campo, atualmente, eles são desenvolvidos de forma individual para cada espécie de ácaro, com diferentes princípios ativos.

Assim como todo produto químicos, os acaricidas precisam ser usados de forma racional, seguindo sempre as informações, aplicações e dosagens estabelecidas no rótulo de produto. 

Para uma maior eficiência, é importante também o acompanhamento de um profissional especializado. Em usos indiscriminados, além de aumentar a resistência das pragas ao produto, a prática pode levar às seguintes situações:

  • Eliminação dos inimigos naturais dos próprios ácaros, levando a um desequilíbrio ambiental;
  • Contaminação do ambiente no geral, incluindo também o solo;
  • Aumento nos custos de produção em geral;
  • Riscos de contaminação dos alimentos cultivados. 

Saiba mais: Pragas e seu prejuízo para o produtor agrícola

Vale salientar que a maioria dos acaricidas para plantas tem efeito diferente em estágios de desenvolvimento dos ácaros.

Em outras palavras, os acaricidas destinados a combater ovos são eficientes para esse fim. Se usados em indivíduos adultos, por exemplo, o efeito pode ser bem menor que o esperado.

Quais são os principais tipos de acaricidas?

Antes de conhecermos os principais acaricidas agrícolas, vamos a uma lista com alguns dos principais compostos presentes nesses produtos.

Organoclorados

Compostos orgânicos empregados pela indústria desde 1940, os organoclorados são encontrados também em materiais como tintas, plásticos e no verniz. Na agricultura, são largamente utilizados como pesticidas, incluindo os acaricidas.

Saiba mais: Tudo sobre os organoclorados

Seus compostos ativos têm a capacidade de permanecer muito tempo no ambiente, o que reforça ainda mais a importância do seu uso racional. As águas da chuva, por exemplo, podem levar esses compostos a diversas distâncias, o que mostra o seu poder de contaminação.

Óleo mineral

Substância obtida através da destilação e refinamento do petróleo. Após passar por um processo de purificação, ela se torna quimicamente estável, inodora, sendo muito usada na indústria alimentícia.

Nos acaricidas, o produto é usado como complemento, ou seja, como forma de potencializar o efeito do produto.

Abamectina

A abamectina é um composto produzido a partir da fermentação de um fungo, com uma ligação dupla entre carbonos. Ela pode ser usada também no controle de carrapatos, vermes e sarnas, que atingem animais.

Com mudanças na composição, é também um acaricida.

Enxofre

Sólido amarelo com larga produção industrial, o enxofre é base para a síntese de ácido sulfúrico, presente também na constituição de aminoácidos de plantas e animais. Ele pode funcionar como acaricida e também como fertilizante.

Relacionado: Conheça a relação do enxofre com a produção agrícola

Conhecendo os principais acaricidas do mercado

Como dissemos, existem atualmente diversos acaricidas no mercado, cada qual com seu princípio ativo. Vamos conhecer os principais deles:

Abadin 72 EC (ácaro-rajado)

Tem ação de contato e ingestão. Indicado para o combate de insetos e ácaros que atingem culturas como melancia, soja, tomate, uva, manga, mamão, pêssego, entre outras. Trata-se de um líquido homogêneo, de cor amarela e com odor característico.

Acaricidas Vertimec 18 EC

À base de abamectina, trata-se de um acaricida eficaz por contato e ingestão muito usado na cultura do algodão, melancia, tomate, uva, ervilha e morango.

Argenfrut RV (ácaro-vermelho)

Com aplicação terrestre ou aérea, o Argenfrut possui óleo mineral como ingrediente ativo. Seu principal modo de ação é o contato. Sua formulação está na categoria de EC (concentrado emulsionável).

Saiba mais: Os insetos são sempre maléficos à agricultura?

Acaricidas Dytrol

Com duas finalidades distintas (combater insetos e ácaros), o Dytrol tem ação sobre a respiração de ácaros e insetos, impedindo que ela seja realizada, o que os leva à morte. Sua ação é por meio do contato.

A dose do produto deve ser usada de acordo com as condições do ambiente.

Iharol

Trata-se de óleo mineral para ser adicionado à calda de pulverização de acaricidas, para as mais diversas culturas. Ele potencializa a ação dos acaricidas na lavoura.

Acaricidas Kumulus DF (ácaro-prateado)

Trata-se de uma formulação de grânulos, que são solúveis em água. Têm ação rápida e curta persistência. Muito indicado no manejo de ácaros e as doenças consequentes da sua ação.

Com o acompanhamento correto e o correto uso dos acaricidas, o manejo dessa praga se torna algo mais tranquilo para o produtor agrícola. 

Acaricidas Bayer

Indicado para o controle de ácaros e moscas-brancas nas culturas do tomate, do feijão, do melão e da soja.

Conclusão 

A TerraMagna sabe da importância do controle químico de ácaros para o produtor rural brasileiro. E conhece, muitas vezes, a dificuldade em fazer o controle desses insetos danosos.

Trazemos, em nosso blog, conteúdos que ajudam o homem do campo a entender melhor a complexidade do agronegócio.

Trabalhamos também com tecnologias exclusivas para a concessão de crédito a distribuidores de insumos.

Com uma plataforma própria, nossos especialistas avaliam a lavoura do produtor, desde o plantio até a colheita, permitindo, assim, conhecer todas as suas necessidades.

E aí, quer saber mais sobre o assunto e consultar todas as condições oferecidas pela TerraMagna? 

Falar com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides