Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Cevada dentro de um saco, in natura e dentro de uma tigela com os graos

Cevada: do cultivo até a comercialização

A cevada é um cereal conhecido, que se popularizou devido à produção de cerveja – mas seus usos vão além da bebida.

Ela contém altas taxas de vitaminas e, por isso, se tornou muito importante para a qualidade de vida humana e animal.

Além desses benefícios para a saúde, cultivar cevada pode trazer bons rendimentos econômicos para agricultores.

Trata-se do quinto grão com maior destaque mundial, ficando atrás somente do arroz, do milho, do trigo e da soja. No Brasil, quase 85% da cevada produzida é destinada à industrialização de malte.

Cerca de 7% é reservada para a produção de sementes, e os 8% restantes se destinam ao preparo de rações.

Se você quer saber mais sobre esse cereal, que é altamente lucrativo e pode ser usado em diferentes tipos de produto, este artigo vai te ajudar! Vamos lá? 

O que é cevada?

A cevada, cientificamente conhecida como Hordeum vulgare, é um cereal que começou a ser cultivado no Oriente Médio. 

É um cereal de principal importância na alimentação humana e animal, e o período de germinação dessa cultura é de até 3 dias. 

É uma cultura de inverno, intolerante ao alagamento, sendo mais exigente quanto à fertilidade do solo. Por isso, é preciso um bom manejo, como uma boa calagem, adubação, semeadura, espaçamento e quantidade de sementes adequada.

Além disso, a cevada é conhecida pela produção de farinha e por ser uma grande produtora de malte, que é usado na fabricação da cerveja. 

Para uma boa produção de malte, a colheita deve ser feita com todo cuidado, para que os grãos atendam às finalidades desejadas.

Benefícios da cevada para a saúde

O consumo desse cereal é benéfico para quem busca mais qualidade de vida. Ele conta com diferentes tipos de vitaminas, e, entre todos os pontos positivos, destacam-se:

  • equilíbrio do organismo;
  • desenvolvimento dos neurônios;
  • prevenção de infecções;
  • evita doenças nos ossos.

Qual é o cenário da cevada no Brasil?

A cevada é muito cultivada e comercializada no Brasil, especialmente, para a produção da cevada de cerveja

A popularização desse grão teve início por causa dessa indústria, que viu valor no produto e passou a utilizá-lo nas composições.

Segundo a Comissão Editorial da publicação do Ipef, as regiões mais indicadas para a cultura da cevada são as de clima temperado e sem umidade excessiva durante o florescimento e a maturação. 

Inclusive, calor e umidade em excesso nessas duas fases podem causar maior incidência de moléstias. 

Por ter um melhor desenvolvimento em regiões nas quais o clima é fresco, o plantio de cevada é famoso no Rio Grande do Sul; por isso, esse estado tornou-se um dos principais produtores da cevada no mundo.

O cultivo dos cereais não maltados é importante para os diferentes tipos de agricultores.

Isso porque, além de trazer ótima rentabilidade, também ajuda no fortalecimento do solo, deixando-o mais saudável para as próximas produções.

O cereal é extremamente frágil, e as flores são sensíveis às temperaturas baixas, especialmente às geadas; em razão disso, o cultivo não é indicado nos períodos de chuva.

No entanto, quando a chuva atrapalha a produção, os cereais afetados podem ser direcionados para a produção de ração animal. 

Nesse caso, eles são usados principalmente no desenvolvimento de alimentos mais baratos e considerados de menor qualidade.

Mesmo assim, as rações feitas com esse tipo de cevada podem ter taxas altas das vitaminas importantes para os animais.

Quanto ao solo, requer terrenos férteis, muito bem drenados e levemente ácidos. A cevada tolera solos alcalinos, porém é mais sensível às quantidades elevadas de alumínio trocável.

A produção de cevada

Embora exista a produção do cereal no país, ela ainda não é feita em larga escala, isto é, ela ainda não é suficiente para toda a demanda. 

Por isso, a maioria das empresas precisam importar o cereal para que a produção de cerveja possa ter continuidade em território nacional. 

Atualmente, a Embrapa é uma das principais responsáveis pelo incentivo à plantação de cevada no Brasil. 

Segundo pesquisas de 2016, mais de 90% da produção do cereal no país tinha relação com o programa de melhoramento genético liderado pela Embrapa. 

Na produção de cerveja, existe um nível específico de qualidade da cevada exigido pela indústria. 

Por esse motivo, a Embrapa criou o programa para ajudar a alcançar os resultados necessários para o seu uso.

E, como mencionamos, quando a cevada não atende à demanda das cervejarias, ela é destinada para ração animal. 

A empresa Ambev, uma das maiores do mundo, anunciou em 2021 que iria incentivar a produção de cevada em Santa Catarina.

A cervejaria fornece a semente e possui contratos de venda garantida para o produtor, buscando a oferta de 2000 hectares nos próximos anos. 

Isso é muito mais que os atuais 500 hectares, aproximadamente. Por ser um mercado pouco explorado, o cultivo da cevada pode render grandes lucros. Além disso, a cultura trará benefícios à lavoura, como a proteção do solo no inverno. 

Oportunidade de renda com a cevada

A produtividade da cevada gira em torno de 4000 kg/ha, e há um potencial produtivo de mais de 5000 kg/ha.

Segundo um pesquisador da Embrapa, os preços podem variar de 120% a 135% do preço do trigo de pão quando há boa qualidade de grãos.

A rentabilidade tende a aumentar se houver mais de 85% dos grãos na classe 1, além disso, pode chegar a 150% a mais que o preço do trigo.

O Brasil é um dos maiores mercados consumidores de cerveja no mundo; assim, absorve em média 70% dos grãos para malteação.

Qual é a diferença entre trigo e cevada?

O trigo também é um cereal, um dos com maior índice de consumo em todo o mundo, seguido do arroz e do milho. 

No entanto, a cevada é conhecida por ser mais nutritiva que o trigo, sendo considerada ainda mais benéfica para a saúde.

No Brasil, o trigo é popular na indústria alimentícia, diferentemente da cevada, que é mais usada para a produção de cerveja. 

Embora os dois cereais sejam usados na composição de bebidas alcoólicas, a diferença entre trigo e cevada é evidente no paladar de quem consome a bebida.

Enquanto a cevada traz um sabor mais amargo para a cerveja, o trigo costuma ser usado em cervejas para quem prefere uma bebida mais leve.

Como funciona o cultivo da cevada como cultura de inverno?

Falamos um pouco sobre essa característica da cevada: se quer o sucesso na plantação, cultive nas estações mais frias (outono e inverno).

O ideal é que haja um planejamento da safra do cereal de acordo com as perspectivas para a lavoura. A cevada para grãos ou para malte tem algumas particularidades.

De acordo com a zona agroclimática, a cevada de sequeiro para malte é mais produzida nos seguintes estados:

  • Santa Catarina;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Sul.

Por outro lado, o cultivo sob irrigação é indicado para os seguintes estados:

  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Goiás;
  • Distrito Federal.

Semeadura

O ideal é que a cevada seja semeada em solo com pH e nutrientes corrigidos de acordo com a recomendação regional. O mais indicado é o sistema de plantio direto.

Além disso, é indicada uma densidade de semeadura para estabelecer uma população de 250 plantas/m², ou 2.500.000 plantas/ha.

Quanto ao espaçamento entre linhas, o indicado é que seja entre 15 cm e 20 cm. Utilize a profundidade de 3 cm a 5 cm, depositando as sementes uniformemente.

Nutrição

Esse cereal é suscetível à acidez; por isso, use calcário para elevar o pH do solo para 5,5 – 6,0. Essa ação também coloca cálcio e magnésio no solo, que são essenciais para a nutrição da cevada.

Também é importante uma dose de nitrogênio; ela vai variar de acordo com a quantidade de matéria orgânica no solo, com a cultura anterior e a expectativa de rendimento.

Aplique entre 15 kg e 20 kg de nitrogênio por hectare na semeadura; o resto deve ser aplicado em cobertura entre os estádios de afilhamento e alongamento. 

É indicado que se reduza a dose de cobertura em cultivares suscetíveis ao acamamento; doses maiores que 40 kg de nitrogênio por hectare podem ter a cobertura dividida em duas: 

  • no início do afilhamento;
  • e o restante no início do alongamento.

Colheita do cereal

A colheita deve ser realizada em dias secos. Deve-se evitar períodos de orvalho; além disso, os grãos devem estar com 15%, para evitar a secagem artificial e a colheita fora do tempo de maturação.

A colhedora deve estar regulada do jeito certo, para evitar perdas de grãos retidos nas espigas, descascamento e quebras.

Caso haja manchas de plantas verdes na área de cultivo, elas devem ser colhidas separadamente.

Invista no plantio de cevada!

Aqui, você conheceu as principais informações sobre um dos cereais mais antigos do mundo! 

A cevada está se tornando um dos principais cereais por causa da produção de malte, de sementes e de ração animal. 

Trata-se de uma cultura exigente, mas, usando técnicas de manejo e atendendo às exigências de que a cultura necessita, você conseguirá grãos de boa qualidade e  desejáveis para a demanda do mercado!

E se você quer auxílio no cultivo da cevada, conte com a ajuda de um dos insumos mais importantes: o crédito! A TerraMagna pode te ajudar com isso.

Com nossa tecnologia de ponta, conseguimos conceder crédito para distribuidores e produtores de forma mais rápida e com taxas mais justas!

Quer saber mais?

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides