Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Lavoura de soja na luz da manha

Lavoura de soja: faça um manejo eficiente da sua plantação

Lavoura de soja: para muitos agricultores e produtores, é um sonho ainda distante. Para outros, já é uma realidade — e eles estão em busca da produtividade da safra!

Não importa em qual desses estágios você está; neste artigo, vamos te ajudar a plantar ou deixar sua lavoura de soja mais eficiente. 

Prepare os grãos e vamos lá!

O que é uma plantação de soja?

Quando o assunto é lavoura de soja, a primeira coisa que gostamos de destacar é: o melhor momento para investir nesse grão é agora; sabe por quê?

Porque, segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil hoje é o maior exportador mundial de soja. Trata-se de uma das principais commodities do mundo; só no último ano, as exportações foram 2,9 milhões de toneladas.

Além disso, a Conab destacou que, só no Brasil, a lavoura de soja representa 56% da área plantada com grãos no país, o que mostra a relevância dela.

Ou seja, a soja é um investimento a curto e longo prazo. E, afinal, o que é uma plantação de soja? É um espaço dedicado ao plantio e cultivo desse grão.

Ela precisa de um ambiente favorável e um clima adequado para se desenvolver. Falaremos sobre isso agora. 

Como começar uma lavoura de soja?

A instalação da lavoura de soja é um dos pontos determinantes do potencial produtivo dela. É preciso estar atento às seguintes características:

Época de plantio

A soja é uma planta sensível à luz e à umidade; assim, é essencial mantê-la em uma lavoura que tenha o mínimo de luz possível. 

A melhor época vai depender do local do cultivo, mas, de um modo geral, há a indicação de que essa espécie não apresenta uma maturação satisfatória nas semeaduras feitas antes de 1° de outubro ou depois de 20 de dezembro.

Isso não é uma regra, afinal, o clima varia muito de estado para estado. Por exemplo, na região Centro-Oeste, o indicado é fazer a semeadura entre 10 de outubro e 15 de dezembro

Há relatos de que a maior produtividade de grãos e a altura adequada são obtidas quando a semeadura é feita em novembro.

Nas regiões Norte e Nordeste, a época mais indicada varia mais ainda, visto que as chuvas ocorrem em períodos diferentes nos estados dessas regiões. 

Para que você saiba com mais precisão qual é a melhor época de plantio no seu estado, a Embrapa preparou esta tabela:

Situação do solo

O segundo ponto mais importante para ter uma lavoura de soja produtiva é o solo

Lembrando que, as plantas no geral têm preferência por solos com teores de argila que vão de 15% a 35%, até teores maiores que 35%. 

Além disso, é essencial que o solo apresente boa estrutura, com drenagem adequada, capacidade de retenção de água e de nutrientes disponíveis às plantas.

Alguns solos com tipo de argila expansiva podem ter uma forte agregação; isso prejudica a permeabilidade e a penetração do sistema radicular, por isso devem ser evitados.

Essas são características básicas; seu solo precisa estar nessas condições para receber a lavoura de soja. Mas é claro que nem sempre temos as condições perfeitas…

Nesse caso, você pode investir no preparo do solo, e as seguintes práticas vão te ajudar:

  • Aração: essa técnica é baseada na inversão de camadas do solo; ela aumenta a oxidação da matéria orgânica presente ali.
  • Arado: essa prática vai ajudar no preparo da profundidade do solo; assim, ele estará mais preparado para receber as sementes.
  • Grade aradora: também atua no preparo da profundidade, auxiliando na retirada da massa vegetal de outras culturas.
  • Gradagem: essa ação ajuda na pulverização e no nivelamento do solo.

Aplicando essas técnicas, você obterá o solo perfeito para o desenvolvimento da soja! Além disso, há outros dois tópicos relacionados a isso.

Umidade e temperatura

Segundo a Embrapa, a temperatura ideal do solo para germinação e crescimento da soja, vai de 20ºC a 30ºC, sendo 25ºC a temperatura perfeita para uma germinação rápida e uniforme.

Vale ressaltar que a semeadura em solo com temperatura média inferior a 18ºC pode resultar em uma drástica redução nos índices de germinação, além de tornar mais lento o processo.

Profundidade

A profundidade ideal da semeadura é de 3 cm a 5 cm; sementes com profundidades maiores que essas podem ter dificuldade de crescer, especialmente se o solo for arenoso.

Bem, tendo tudo isso em mente, podemos partir para a segunda parte da lavoura de soja: o plantio!

Como é feito o plantio de soja?

O plantio da soja pode ser feito em 3 passos simples: adubação, semeadura, irrigação e colheita. Cada etapa tem suas especificidades; são elas:

Adubação da terra

Nessa etapa, é necessário que você enriqueça o solo com fertilizantes que potencializam os nutrientes. 

Lembre-se de que isso é complementar aos preparos citados anteriormente; revire o solo e adicione os componentes que vão adubar. 

Também é recomendado o uso de pesticidas para evitar pragas, mas eles não podem ser muito agressivos. 

Devem ter capacidade suficiente para afastar as pestes da plantação, no entanto, sem prejudicar as sementes.

Siga as indicações para semeadura da lavoura de soja

Um ponto importante é a quantidade máxima de sementes por determinada área; isso vem especificado nas indicações da semente que você comprou. 

A proximidade entre duas sementes pode fazer com que elas tenham que disputar pelos recursos disponíveis, como água e nutrientes.  

Essa disputa pode prejudicar o desenvolvimento individual e coletivo da lavoura de soja, refletindo na produtividade.

Se preciso, invista na irrigação da lavoura de soja

Pode ser que não seja possível contar com o período de chuvas regulares; nesse caso, o indicado é investir na irrigação para que a lavoura de soja fique bem hidratada. 

Isso deve ser feito de acordo com o tamanho da plantação; para espaços pequenos, a irrigação pode até ocorrer de maneira manual. 

Já as grandes plantações precisam do método mecânico para que a água chegue na quantidade certa a todas as sementes.

Por fim, como é feita a colheita da lavoura de soja?

De acordo com pesquisadores da Embrapa, os grãos da soja podem ser colhidos quando apresentarem um teor de 15% a 16% de água. 

Isso porque, colhendo nessa faixa de umidade, diminuem-se as chances de ocorrência de problemas mecânicos e as perdas durante a operação.

Para saber se a plantação está com a umidade ideal, o agricultor pode fazer um teste de 5 a 7 dias antes do início da colheita. 

O teste pode ser fazer uma pequena amostragem no talhão para avaliação; caso seja a porcentagem ideal, o produtor pode realizar a colheita em toda a propriedade. 

Vale lembrar que se deve monitorar a lavoura com antecedência e com frequência, já que a umidade pode variar durante a colheita, ainda mais se houver registro de chuvas na região da propriedade.

Para a retirada da lavoura de soja, é necessário o uso de colheitadeiras profissionais (se for em grande quantidade). 

Tão importante quanto o plantio, o armazenamento é um ponto de atenção — é preciso guardar os grãos em um ambiente preparado.

Outros tipos de lavoura que podem te interessar

Alguns outros tipos de lavoura também exigem cuidados semelhantes aos da lavoura da soja e são tão rentáveis quanto esse grão, como:

Lavoura de milho

Segundo a pesquisa Produção de Alimentos no Brasil: Geografia, Cronologia e Evolução, o milho teve um crescimento de 32% em área, de 1985 a 2017 no Brasil.

O volume de produção subiu 295% e teve avanços mais expressivos que a soja no quesito produtividade

Até os anos 2000, esse cereal era a cultura que mais ocupava área plantada no Brasil; no entanto, acabou perdendo o posto para a soja.

O milho é cultivado em todas as microrregiões do Brasil, mas as lavouras do cereal no Nordeste sofreram retração devido a problemas na polinização

Já nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a cultura teve uma expansão associada ao aumento da produção.

Lavoura de feijão

Segundo a mesma pesquisa, a produção do grão de feijão se mantém em cerca de 3 milhões de toneladas há pelo menos 15 anos

Ele teve retração de áreas plantadas em grande parte do Brasil; mesmo assim, apresentou um aumento no Centro-Oeste durante o período mais recente.

O Paraná é o maior produtor desse grão, respondendo por 22% da produção nacional, enquanto houve uma mudança na distribuição geográfica nos outros estados. 

Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo reduziram o volume produzido, enquanto Mato Grosso, Goiás e o sul do Piauí aumentaram suas produções. 

Lavoura de trigo

O queridíssimo trigo é uma cultura de inverno, junto com a cevada, o centeio e a aveia. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o consumo brasileiro superou, no último ano, 12 milhões de toneladas desse grão. 

Segundo a Embrapa, há no Brasil cultivares que atendem às principais demandas de produtos da indústria. 

Mas ainda há uma série de barreiras para o desenvolvimento da triticultura brasileira, especialmente quando o assunto é o trigo tropical, que é produzido no Brasil Central.  

Comece sua lavoura de soja!

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a dar os primeiros passos para começar sua lavoura de soja!

Não podemos deixar de mencionar um insumo muito importante para qualquer produção: o crédito, que vai te auxiliar a ter lavouras mais produtivas a longo prazo.

A TerraMagna pode te ajudar com isso! Atuamos com uma tecnologia de ponta que permite conceder crédito para distribuidores e produtores de forma mais rápida e com taxas mais justas!

Avaliamos o histórico do produtor, sua capacidade de produção e acompanhamos a lavoura através do monitoramento via satélite e outras tecnologias, do plantio até a colheita.

Quer saber mais?

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides