Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Plantacao de amendoim fresco com raízes.

Plantação de Amendoim: como plantar e lucrar com essa cultura

A plantação de amendoim é uma atividade agrícola bastante comum em diversas regiões do mundo.

O amendoim é uma leguminosa rica em proteínas, vitaminas e minerais, e é amplamente utilizado na indústria alimentícia para a produção de diversos produtos, como óleos, manteiga de amendoim, doces e salgadinhos.

A plantação de amendoim no Brasil pode ser feita em diferentes tipos de solo, mas é muito importante que haja uma boa drenagem e que o solo seja fértil.

O plantio geralmente é feito por meio de sementes e necessita de bastante água durante o seu cultivo, especialmente no início do desenvolvimento.

Se você está com dúvidas de como comprar amendoim para plantar, prossiga a leitura.

Como é feito o plantio de amendoim?

O nome científico do amendoim é Arachis hypogaea. Ele pertence à família dos legumes, como feijões e ervilhas, e é originário da América do Sul. Seu plantio geralmente envolve alguns passos, como:

  • Preparação do solo: o solo deve ser arado, gradeado e nivelado para criar uma cama de sementes uniforme. A profundidade de aragem deve ser de 20 a 30 cm, e a terra deve ser bem solta e arejada.
  • Escolha das sementes: As sementes devem ser selecionadas cuidadosamente para garantir que sejam saudáveis e de boa qualidade. Elas devem ser tratadas com fungicida antes do plantio para protegê-las contra doenças.
  • Espaçamento: o espaçamento para plantio de amendoim entre as fileiras deve ser de aproximadamente 30 a 40 cm, e a distância entre as sementes deve ser de cerca de 5 a 10 cm.
  • Plantio: as sementes de amendoim são plantadas a uma profundidade de 3 a 5 cm no solo, com a ponta para baixo e o germe para cima.
  • Irrigação: após o plantio, as sementes devem ser regadas adequadamente para garantir que a terra esteja úmida, mas não encharcada. A irrigação deve ser feita regularmente durante todo o ciclo de crescimento da planta.
  • Controle de ervas daninhas: as ervas daninhas devem ser controladas durante todo o ciclo de crescimento do amendoim para evitar a competição por nutrientes e água.
  • Colheita: o amendoim pode ser colhido cerca de 120 a 150 dias após o plantio, quando as plantas começam a murchar e secar. As vagens são retiradas das plantas e deixadas ao sol para secar antes de serem colhidas.

Plantação de amendoim: diferentes Tipos

Existem diversos tipos de amendoim, que variam em tamanho, formato, cor e sabor. Alguns dos principais tipos de amendoim são:

  • Amendoim comum ou espanhol: é o tipo mais comum de amendoim, com uma casca fina e vermelha. É utilizado para produção de pasta de amendoim, óleo de amendoim e snacks.
  • Amendoim Tatuí: é um tipo de amendoim com sabor acentuado e com maior teor de óleo. É muito utilizado na produção de óleo e na culinária.
  • Amendoim Runner: é um tipo de amendoim mais alongado e com uma casca mais grossa. É amplamente utilizado na produção de snacks, pasta de amendoim e óleo de amendoim.
  • Amendoim Valência: é um tipo de amendoim mais redondo e com sabor suave. É muito utilizado na produção de amendoim caramelizado e torrado.
  • Amendoim doce japonês: é um tipo de amendoim muito utilizado na culinária japonesa, com um revestimento de açúcar e sabor adocicado.


Cada tipo de amendoim tem suas características específicas e pode ser utilizado de diferentes formas na culinária e na indústria alimentícia.

Quanto tempo leva a colheita do amendoim?

O tempo necessário para a colheita do amendoim pode variar dependendo de alguns fatores, como o clima, o tipo de solo, a variedade de amendoim e as práticas de cultivo.

Geralmente, a plantação de amendoim ocorre de três a quatro meses após a semeadura, mas pode levar até cinco meses em algumas variedades. O amendoim é uma cultura de verão, e a semeadura geralmente é feita no início da estação chuvosa.

 A planta cresce rapidamente nos primeiros meses e forma pequenas flores amarelas que se transformam em vagens. À medida que o amendoim amadurece, as vagens começam a secar e as folhas amarelam e caem.

A colheita do amendoim é feita quando as plantas estão maduras e as vagens, secas. As vagens são retiradas das plantas e deixadas secando ao sol por alguns dias. Em seguida, as vagens são abertas e os grãos de amendoim são retirados e armazenados.

O processo de colheita do amendoim é trabalhoso e requer mão de obra manual, já que as plantas não podem ser colhidas mecanicamente devido à sua fragilidade.

Qual é a época certa de plantar amendoim?  

A época certa para a plantação de amendoim vai variar de acordo com a região e as condições climáticas locais.

O amendoim é uma cultura de clima quente e cresce melhor em temperaturas entre 25°C e 30°C. Em geral, a semeadura do amendoim é feita no início da estação chuvosa, para que a planta possa crescer e se desenvolver durante os meses mais quentes e úmidos.

No Brasil, a época de plantio do amendoim pode variar conforme a região. Em algumas regiões do Nordeste, por exemplo, a semeadura do amendoim pode ser realizada a partir de setembro ou outubro, aproveitando as primeiras chuvas da estação.

Já em regiões do Sul e Sudeste, o plantio geralmente ocorre entre dezembro e janeiro, quando as condições climáticas são mais favoráveis.

É importante lembrar que o plantio do amendoim deve ser feito em solos bem drenados e com boa fertilidade, e que é necessário fazer um bom manejo da cultura durante todo o ciclo, para obter uma boa produtividade.

É recomendável consultar um engenheiro-agrônomo ou técnico agrícola para orientações específicas sobre o cultivo de amendoim na sua região.

Quanto rende um pé de amendoim?

O rendimento de um pé de amendoim pode variar bastante, dependendo de vários fatores, como a variedade de amendoim, as condições de clima e solo, as práticas de cultivo e os cuidados com a lavoura.

Em média, pode-se obter um rendimento de cerca de 1,5 a 2,5 kg de amendoim por planta. No entanto, é importante ressaltar que o amendoim é uma cultura que é plantada em grandes quantidades por hectare, o que pode resultar em altas produtividades por área cultivada.

A produtividade média do amendoim no Brasil varia de acordo com a região e as condições de cultivo, podendo chegar a mais de 3 toneladas por hectare em algumas regiões.

É importante lembrar que o rendimento do amendoim pode ser afetado por vários fatores, como doenças, pragas, condições climáticas adversas e problemas no manejo da lavoura.

Por isso, é fundamental fazer um bom planejamento e um manejo adequado da cultura, a fim de garantir uma boa produtividade.

Qual adubo para Plantação de Amendoim?

O amendoim é uma leguminosa que pode ser cultivada em uma ampla variedade de solos, desde que sejam bem drenados e ricos em nutrientes.

Para plantar amendoim, é importante preparar o solo com uma camada de adubo orgânico bem decomposto, que ajudará a enriquecer o solo e melhorar a capacidade de retenção de água.

Além disso, é recomendado utilizar um fertilizante mineral rico em fósforo, potássio e nitrogênio durante o período de crescimento.

Uma boa opção de adubo para o amendoim é um fertilizante NPK com formulação 10-10-10 ou 5-10-10, que deve ser aplicado antes do plantio e durante o desenvolvimento da planta.

No entanto, é importante lembrar que a quantidade e o tipo de adubo a ser utilizado podem variar de acordo com as características do solo e das condições climáticas da região.

É muito importante consultar um agrônomo ou técnico especializado a fim de obter orientações mais específicas para a sua região.

Plantio de amendoim Embrapa

A Embrapa disponibiliza em seu portal uma trilha tecnológica para várias culturas, incluindo o amendoim.

Nele, é possível acessar também o sistema de produção do amendoim com os principais pontos a serem analisados e realizados em sua produção. Alguns deles são:

  1. Características;
  2. Clima e solo;
  3. Manejo de plantas daninhas;
  4. Recomendação de adubação;
  5. Plantio;
  6. Pragas;
  7. Doenças;
  8. Colheita;
  9. Pós-colheita.

Plantação de Amendoim dá lucro?

O lucro obtido na produção de amendoim depende de como o produto é comercializado, se o mercado está favorável ou não e do preço de venda no momento.

Em geral, o cultivo de amendoim pode ser muito lucrativo se for bem planejado e executado corretamente. Outro ponto que influencia bastante no valor da venda do amendoim é a procura pelo produto.

É importante realizar uma análise de mercado antes de investir na produção de amendoim, para entender a demanda e a concorrência na sua região. 

Também é importante ter uma gestão eficiente do negócio, controlando os custos de produção, buscando eficiência no processo produtivo e adotando boas práticas agrícolas para garantir a qualidade do produto.

Portanto, é possível obter lucro no cultivo de amendoim, desde que sejam adotadas as estratégias corretas para maximizar a produtividade e a rentabilidade do negócio.

Quanto rende 1 kg de amendoim plantado?

Em média, pode-se esperar que o rendimento do amendoim seja de cerca de 2 a 4 quilos por metro quadrado.

No entanto, é importante lembrar que a produtividade agrícola pode variar de acordo com a região em que o amendoim é plantado, as variedades de amendoim utilizadas e as técnicas de plantio e manejo adotadas.

Por isso, é importante seguir as boas práticas agrícolas para maximizar o rendimento e a qualidade do produto.

Além disso, o rendimento do amendoim também pode variar de acordo com o estágio de desenvolvimento da planta no momento da colheita.

Para obter um rendimento maior, é importante esperar até que as vagens estejam bem desenvolvidas e prontas para a colheita, o que geralmente ocorre entre 100 e 120 dias após o plantio.

Plantação de Amendoim – Sem obstáculos

A TerraMagna tem um lema poderoso de estar ao lado de seus clientes e apoiá-los em todas as situações.

Por isso, se você é um distribuidor de insumos e está precisando de crédito rápido e sem burocracia, conte conosco.

Converse com um de nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides