Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Plantinha nova com elementos de tecnologia em volta no solo representando o smart farming

Smart Farming e a revolução do agro

Smart Farming é familiar a você? Não? Drones, inteligência artificial e robôs têm ajudado cada vez mais os produtores rurais a desenvolverem as suas propriedades.

A inovação tecnológica no agronegócio passou a fazer parte do dia a dia não só do grande produtor, mas também da agricultura familiar, aumentando o ganho de produtividade e a redução de desperdícios. É a evolução do Smart Farming.

Estima-se que bilhões de reais serão investidos com tecnologias no campo, visando a um desenvolvimento ainda maior do agronegócio brasileiro. 

Benefícios são o que não faltam, e, neste artigo, você vai conhecer mais sobre como o Smart Farming desponta quando se trata da revolução no campo. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é Smart Farming?

O conceito de Smart Farming, ou fazendas inteligentes, visa unir a gestão agrícola a tecnologias de dados, a fim de otimizar os sistemas complexos, bem como as dinâmicas da agricultura. 

O uso do Smart Farming tem por objetivo tornar as atividades rurais mais eficientes, isso graças ao acesso de dados em tempo real para que o produtor tome decisões mais precisas. 

Com o uso de ferramentas tecnológicas inteligentes, é possível realizar projeções para analisar os resultados.

O Smart Farming faz parte das revoluções promovidas pelas Agriculturas 4.0 e 5.0, como o digital e a própria agricultura de precisão

Ambas implementam mais tecnologias, sejam essas autônomas ou não, e captam dados do campo com o objetivo de incrementar a produtividade de plantio e cultivo.

Nos últimos anos, tem aumentado a demanda por esse tipo de inteligência, especialmente devido ao aumento da população e à necessidade de melhor aproveitamento das áreas disponíveis para a agricultura.

Com isso, é necessário investir na otimização da produtividade sem esgotar os recursos naturais disponíveis. 

Smart Farming e IoT

A Internet das Coisas (IoT) é um sistema de objetos físicos conectados uns aos outros e a sensores, softwares e tecnologias por meio da internet. 

O objetivo dela é conectar a realizar a troca de dados com outros dispositivos e sistemas pela internet, o que varia entre ferramentas domésticas e equipamentos industriais sofisticados. 

Seu uso é bastante difundido quando se fala em Smart Farming, pois é por meio dela que sensores, máquinas e outros equipamentos realizam a troca de informações essenciais para a agricultura. 

Geralmente, quando se fala sobre a estrutura de uma fazenda inteligente, a sua base está nas instalações de IoT, com sensores e outros dispositivos que auxiliam na coleta de dados e enviam as informações para um sistema de gerenciamento e armazenamento.

Todos esses dados serão processados, e, a partir disso, serão tomadas decisões, que deverão ser colocadas em prática pelos gerentes ou mesmo produtores rurais. 

Logo, podemos concluir que o Smart Farming utiliza a IoT para funcionar. 

Benefícios do Smart Farming para o agronegócio

Investir em Smart Farming traz uma série de benefícios para o agronegócio; a seguir, você vai entender melhor os principais deles.

Maior qualidade produtiva

O acesso a recursos de automação e dados traz aos agricultores um maior controle sobre a produtividade no campo e as variáveis que podem de alguma forma impactá-la. 

Com isso, é possível manter padrões mais altos de qualidade da colheita, melhorando, assim, o rendimento da plantação. 

O maior controle permite aos agricultores a redução de riscos e um planejamento mais preciso da plantação. 

Por exemplo, saber quanto uma propriedade rende vai ajudar na definição com antecedência sobre as compras que devem ser feitas junto aos fornecedores e como repassar valores aos consumidores, o que leva a um equilíbrio no orçamento. 

Redução dos custos

Desperdícios são um dos principais problemas para as finanças do agronegócio, o que fica bastante reduzido no Smart Farming.

Isso acontece graças à previsão do que acontece no campo, permitindo o planejamento da produção e a distribuição eficiente.

Isso significa que o produtor vai poder preparar o mercado, sabendo como vai funcionar a colheita. 

Assim, é possível encontrar compradores com antecedência, garantindo que nada fique no estoque. 

Além disso, há um uso mais eficiente de recursos, garantindo a melhor adubação, fertilização e também aplicação de agroquímicos, sem falta ou excessos.

Detecção de pragas e doenças

Tecnologias avançadas contribuem para um trabalho importante que é detectar com antecedência a presença de pragas e doenças em uma lavoura. 

E o que isso representa? Ao identificar os patógenos, fica mais fácil definir planos de ação no seu combate e escolher alternativas melhores para evitar que se alastrem. 

Com dados de qualidade, é possível a rápida ação do produtor para contenção de danos, evitando, assim, maiores prejuízos. 

Precisão na tomada de decisões

No Smart Farming, as tecnologias ajudam a tornar os processos agrícolas mais controlados e precisos. 

Desse modo, qualquer lavoura vai receber o tratamento necessário, sendo determinado por dados coletados no campo e atualizados em tempo real.

Logo, fica mais fácil medir os impactos que isso traz para a propriedade, bem como definir processos mais eficientes e um uso melhor dos recursos.

Principais tecnologias do Smart Farming

Conheça algumas das principais tecnologias do Smart Farming e seus usos na agropecuária!

Drones

Os drones são equipamentos com sensores que coletam dados e auxiliam no processo de tomada de decisão, ajudando no trabalho da agricultura de precisão. 

Eles permitem uma análise mais completa e contextualizada da saúde das culturas, bem como da qualidade de irrigação, eficácia da pulverização, fases do plantio, qualidade da safra, presença de doenças e pragas, entre outros. 

Softwares

Os softwares de gerenciamento agrícolas servem para otimização e gerenciamento operacional da produção não só agrícola, mas também pecuária. 

Tais ferramentas automatizam tarefas como registros, armazenamento de dados, análises de atividades e até mesmo o fluxo de produção.

Além disso, elas auxiliam na precisão e no cálculo de lucros, atua nas decisões, acompanha o desenvolvimento da agropecuária na propriedade e ainda faz o gerenciamento de riscos. 

Veículos autônomos

Os veículos autônomos, como colheitadeiras, plantadeiras e outros, são uma das principais inovações do Smart Farming para o campo.

Apesar de não ser uma novidade para o agronegócio, o recurso ainda não é acessível a todos os produtores.

De maneira geral, os veículos funcionam de maneira automatizada, seguindo comandos preestabelecidos pelo próprio sistema com base nos dados coletados.

Existe a possibilidade de os veículos serem pilotados por humanos; porém, a automação permite que a parte mais pesada do trabalho seja realizada pela própria máquina. 

Imagens por satélite

O uso de satélites também é uma prática bastante difundida em se tratando de agricultura inteligente. 

Os dados que são gerados por meio dessas imagens são usados em diferentes atividades no campo, permitindo, assim, o monitoramento da lavoura e a tomada de decisões mais eficientes. 

Com a aplicação dessa tecnologia, é possível ter uma série de vantagens, por exemplo, as imagens mostram talhões com falhas de formação da cultura logo depois do plantio, o que pode indicar plantas daninhas. 

Outra possibilidade é o uso de imagens de satélite que foram geradas nas últimas safras e podem ser usadas para melhorar o manejo de diferentes áreas de lavoura na safra atual.

Por fim, as imagens via satélite também auxiliam na checagem de produtividade, ajudando a entender como foi o desenvolvimento de cada área de plantio. 

Sensores

O uso de sensores nas plantações permite analisar diferentes aspectos, como características do solo, medição da umidade e temperatura do solo e ar e até mesmo a velocidade de máquinas, como as colheitadeiras. 

Tal análise pode ser feita em tempo real, ajudando, assim, no entendimento de forma clara e objetiva sobre o que acontece nas plantações, desde o seu desenvolvimento até a presença de patógenos. 

A aplicação ajuda a tornar os processos mais eficientes, possibilitando que sua fazenda se aproxime dos objetivos de negócio.

IoT

Como já falado, a Internet das Coisas é uma das protagonistas quando se trata do Smart Farming. 

Ela tem o potencial de conectar máquinas e sensores nas fazendas, tornando os processos data driven e melhorando cada aspecto da gestão agrícola.

O diferencial da IoT está no fato de que os produtores rurais podem usar sensores inteligentes para a extração de dados de maneira remota.

Uma vez que estão instalados, os dados são coletados de maneira cíclica, proporcionando um panorama completo sobre os detalhes da propriedade. 

Consequentemente, o produtor consegue ter mais agilidade ao identificar problemas, solucionando-os com mais eficácia. 

Smart Farming e o futuro do agronegócio

O Smart Farming tem contribuído para o desenvolvimento do agronegócio, e sua aplicação será cada vez mais necessária no dia a dia; o futuro do agro depende disso. 

Como vimos, são muitas as vantagens de apostar em tecnologias modernas no campo, como maior precisão nos cuidados da lavoura, redução de custos e muito mais. 

E tudo isso é impulsionado por variadas tecnologias, como drones, sensores, satélites etc. 

Agora, que tal impulsionar o uso de tecnologias entre os produtores que compram da sua distribuidora de insumos? Para isso, conte com o apoio da TerraMagna! Nós temos soluções de crédito rural para você investir em iniciativas como essa. 

Quer saber como funciona a liberação de crédito? Falar com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides