Mirtilo em uma vasilha de madeira

Mirtilo: grande potencial para os produtores rurais

O mirtilo, ou blueberry, é uma fruta pequena, redonda e azul nativa do norte da Europa, mas também vista na Ásia e na América do Norte. Ela se destaca por sua coloração incomum, além de possuir várias sementes e crescer em arbustos baixos.

Essa pequena baga, conhecida como o “fruto da longevidade”, tem um grande potencial de demanda de mercado: 80% do consumo nacional vem das importações, carecendo de produção nacional.

Além de poder suprir o mercado interno, a exportação de mirtilo durante a entressafra na América do Norte e Europa torna esses mercados potenciais compradores.

Tudo isso desperta o interesse do produtor rural sobre essa planta, que tem se tornado cada vez mais popular devido às suas excelentes propriedades nutricionais, que contribuem para a saúde humana.

Continue a leitura e acompanhe as principais informações sobre esse fruto.

Veja também: MIP: Manejo Integrado de Pragas, tudo que sua plantação precisa

O que é o mirtilo?

Fonte: Pixabay

O mirtilo, de nome científico Vaccinium spp., é uma fruta de sabor agridoce e caracterizada pela particularidade de sua cor azul-púrpura. Seu nome em inglês é blueberry, fazendo referência à sua coloração.

O mirtilo se origina de algumas regiões da Europa e da América do Norte, onde é muito apreciado e consumido.

A fruta possui diâmetro que varia entre 8 mm e 22 mm, e seus arbustos podem chegar a até quatro metros de altura, dependendo da variedade.

Já o que lhe dá a cor azul como conhecemos é o pigmento vegetal antocianina, também presente em frutas como amora e morango.

Também vale destacar que o mirtilo contribui muito para a saúde humana por conter várias propriedades nutritivas e antioxidantes.

Entre os benefícios, podemos citar sua contribuição para a saúde da visão, da pele e dos vasos sanguíneos.

Portanto, é muito eficaz para prevenir varizes, hemorroidas, problemas circulatórios, transtornos cardíacos, edemas, artrites e artroses.

Existem três grupos principais de mirtilo cultivados comercialmente: 

  • lowbush: os de arbustos baixos;
  • highbush: os de arbustos altos;
  • rabbiteye: os do tipo olho-de-coelho.

As variedades de rabbiteye têm menor necessidade de frio e são mais tolerantes ao calor do que outros cultivares. Essa adaptação os torna mais comuns na região Sul do Brasil. 

Este mirtilo aproveita melhor a água devido à sua resistência à seca. Também estão sendo criados outros tipos de cultivares que podem tolerar mais as altas temperaturas brasileiras.

A América do Sul expande a produção do mirtilo para a sua comercialização, principalmente no Chile, na Argentina e no Uruguai. A demanda é estimulada pelo período entressafra dos Estados Unidos.

O mirtilo chama a atenção dos produtores por seu potencial de negócio, uma vez que a fruta possui várias propriedades nutritivas e valores comerciais.

Conheça mais sobre os benefícios do mirtilo para a saúde

Fonte: Freepik

Os mirtilos contêm o fitonutriente antocianina, que contribui para suas propriedades saudáveis. Trata-se de um tipo de flavonoide com um poderoso efeito antioxidante.

Cada vez mais estudos científicos sugerem que comer mais plantas como mirtilos reduz o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e prolonga a expectativa de vida

Esses frutos também promovem cabelos e pele saudáveis, aumentam a energia e reduzem o peso.

Entre os benefícios do mirtilo, se destacam:

  • manter os ossos saudáveis;
  • promover a saúde da pele;
  • fortalecer a estrutura capilar;
  • diminuir a pressão arterial;
  • gerenciar o diabetes;
  • proteger contra doenças cardíacas;
  • prevenir contra o câncer;
  • melhorar a saúde mental;
  • promover uma digestão saudável;
  • estimular a perda de peso;
  • gerar sensação de saciedade.

Todos esses benefícios são possíveis devido às altas concentrações nutrientes essenciais para o corpo humano, como:

  • ferro;
  • fósforo;
  • potássio;
  • cálcio;
  • magnésio;
  • manganês;
  • zinco;
  • vitaminas A, B, C e K.

Todos esses fitonutrientes agem como protetores das células, evitando os danos causados pelos radicais livres. Além disso, o fruto possui poucos açúcares, contém fibras e protege os vasos sanguíneos.

Atualmente, a população brasileira tem buscado cada vez mais uma alimentação equilibrada e com superalimentos, como o mirtilo.

Isso torna a fruta um interessante investimento para o produtor rural, já que a procura por essa e outras poderosas frutas tem sido constante.

Como deve ser o plantio de mirtilos

Segundo orientações da Embrapa, para cultivar mirtilos com sucesso, o solo deve ser areno-argiloso e rico em matéria orgânica. Além disso, precisa ter boa drenagem e fertilidade

É preferível utilizar solo naturalmente ácido sem o uso de calcário, preparado com um pH na faixa de 4,5 a 5,5. Isso produz resultados de maior qualidade ao cultivar mirtilos.

Para os arbustos de mirtilo poderem se desenvolver, o plantio requer um buraco de
50 × 50 × 50 cm. Deve-se complementar a terra retirada com 1 casca de pinus ou serragem e turfa, além do adubo orgânico

Selecione as mudas de mirtilo mais fortes para plantar. Depois, proteja a cobertura do solo com casca de pinheiro ou outro material com 10 centímetros de altura.

A planta de mirtilo não gosta de ser encharcada, mas é extremamente exigente quanto à sua rega. Requer rega diária com 1 a 3 litros de água. 

Após uma chuva forte superior a 20 milímetros, aguarde um intervalo de pelo menos 2 ou 3 dias antes de retomar as regas.

Os mirtilos conseguem crescer na maioria dos climas, mas são mais bem cultivados em locais frios com baixas temperaturas de inverno e verão ameno. O clima temperado é o melhor para a planta crescer saudável.

Como cultivar os mirtilos?

Fonte: Pixabay

Os mirtilos exigem uma rotina de fertilização para se manterem saudáveis. Isso inclui o uso de sulfato de amônio cerca de 30 dias após o plantio. 

Somente desse insumo, são necessárias três aplicações no primeiro ano; uma no segundo ano e outra no terceiro. 

Durante a dormência, que geralmente ocorre no outono, deve-se fazer uma aplicação de fertilizante que contenha NPK (5-20-20).

Além disso, fertilizantes orgânicos podem ser espalhados nas plantações para uma ou duas fertilizações por ano.

Os mirtilos são atacados por fungos como Botrytis, Aspergillus e Colletotrichum. Recomenda-se pulverizar os frutos com produtos à base de cobre antes de florescerem ou depois da colheita. 

Após o primeiro ano de cultivo, já começa a produção de frutos. A colheita do mirtilo se dá em até dois anos da plantação e deve ser feita manualmente, com muito cuidado, devido à delicadeza do fruto.

A partir do quinto ano, a produção aumenta a cada ano subsequente de cultivo. Cada planta pode produzir entre 3 e 6 quilos de frutos.

O nível da produção depende de múltiplos fatores, como os cultivares, clima e condições nutricionais do solo. 

Produção de mirtilos no Brasil

Os mirtilos foram introduzidos no Brasil na década de 1980, sendo cultivados na região Sul, devido às condições climáticas mais amenas.

As principais cultivares cultivadas no Brasil pertencem à família rabitteye. Elas se destacam em razão dos seguintes aspectos:

  • possuem alta produtividade;
  • plantas de vida longa;
  • tolerância ao calor e à seca;
  • rápida floração;
  • longo período entre floração e maturação;
  • vigor dos frutos;
  • maior conservação pós-colheita.

Suas desvantagens incluem epiderme rachada quando estão sendo colhidas durante a estação chuvosa, frutas que não colorem totalmente, interferindo no sabor, bem como alta acidez.

O Sebrae Mercados alega que os baixos volumes de produção do país limitam severamente a disponibilidade de mirtilos para exportação

Além disso, ele acredita que o potencial industrial do país ainda não foi desenvolvido, sendo preciso criar mais canais de produção e distribuição dessa cultura.

Outro fator que também atrapalha o incentivo do mirtilo é a falta de entendimento dos produtores e técnicos do país sobre a fruta. 

Além disso, as poucas pesquisas e informações do Brasil dificultam a busca de soluções usando a tecnologia atual.

Especialistas apontam como limitações:

  • a pequena quantidade de cultivares adaptadas; 
  • baixa produção de mudas; 
  • pouco desenvolvimento inicial no viveiro e no campo;
  • problemas de manejo de plantas;
  • problemas de irrigação;
  • problemas de manejo de pragas e doenças;
  • dificuldades de manuseio do processo de colheita e pós-colheita.

Além disso, certos lugares exigem sistemas climáticos de inverno específicos devido às estações frias e amenas limitadas. Dessa forma, é preciso fazer um controle da temperatura.

No entanto, a fruta apresenta alto valor agregado que pode variar de 8 a 20 reais o quilo. Isso ocorre porque há poucas ofertas disponíveis no mercado.

Em contrapartida, há muitas maneiras de industrializar a fruta além de vendê-la in natura. Esses métodos incluem fazer geleias, polpas, licores e frutas congeladas.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é o mirtilo, seus benefícios e como realizar seu plantio e cultivo. Também viu como essa cultura tem grande potencial na agricultura brasileira. 

Infelizmente, o país ainda é grande importador do fruto, apesar do crescimento da demanda de mercado. Isso se dá devido a uma falta de estrutura apropriada para o seu plantio e cultivo.

A falta de conhecimentos técnicos e planejamento desafia os produtores de mirtilo, além do despreparo e ineficiências em garantir que a fruta fresca seja colhida, armazenada e distribuída adequadamente.

Dessa forma, ter acesso a insumos e equipamentos é fundamental para que a produção possa ocorrer de modo satisfatório e que gere a rentabilidade esperada. 

Se você é distribuidor rural, pode ajudar nessa demanda dos produtores rurais e oferecer os melhores insumos para um plantio de sucesso do mirtilo.

Fale com nossos especialistas!