Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Uma imagem de foco seletivo da espiga de milho no campo de milho safrinha

Milho safrinha: aumente a produtividade e mais rendimentos

O plantio do milho safrinha costuma ocorrer geralmente em fevereiro, quando o volume de chuva começa a ficar menos frequente, diferentemente da safra de milho, cujo início de produção ocorre em meados de setembro e segue até fevereiro.

A safra tradicional ocorre toda no verão, aproveitando o volume de chuva no país. Já a safrinha só inicia a sua produção após a colheita da safra. Com o baixo volume de chuva, a produção da safrinha também é menor.

Os agricultores costumam alternar a produção entre leguminosas e gramíneas. Como exemplo, temos a plantação da soja, que é plantada no verão; após a colheita, se dá início ao plantio do milho safrinha, para aproveitar melhor a ciclagem dos nutrientes.

Com a evolução de estudos e pesquisas unidos à tecnologia, hoje temos disponíveis no mercado opções que podem potencializar a produtividade do milho safrinha. Continue lendo e descubra.

O que é um milho safrinha?

Como vimos, o milho safrinha é uma segunda safra, que só é plantada após a colheita da primeira safra, que geralmente é de milho ou soja

Esse cultivo não é irrigado, sendo popularmente conhecido pelos agricultores como agricultura de sequeiro. Por isso, o ideal é plantar o quanto antes, para que a safra aproveite um pouco mais da chuva antes da seca.

Segundo a Conab, a produção do milho safrinha é viável no estado do Mato Grosso e em algumas áreas de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Piauí, Maranhão e Tocantins.

Para conhecer todos os detalhes desde o plantio até a colheita, e descobrir como ganhar dinheiro com o milho safrinha, prossiga.

Qual é a época de plantio do milho safrinha?

Se você tem dúvidas sobre a melhor época para plantar o milho safrinha e quer evitar prejuízos atente-se a este tópico:

O milho safrinha exige um maior investimento do produtor. A primeira safra geralmente ocorre entre outubro e dezembro. Para a safrinha, a melhor época de plantio é de janeiro a abril.

O plantio do milho safrinha precisa ser extremamente rígido. Como não há irrigação, os riscos envolvem a falta de água e de sol. Isso pode prejudicar a planta e, consequentemente, a produtividade e o financeiro do produtor.

Qual é o ciclo do milho safrinha?

O milho safrinha possui um ciclo que deve ser seguido rigorosamente. Ele é a representação do tempo em quantidade de dias, desde a semeadura que a planta se desenvolve até a maturação final.

A maturação acontece quando o cultivo está no seu ponto máximo de produção. Alguns dias de atraso no cultivo podem influenciar o desenvolvimento esperado da planta.

Para o início da colheita, é necessário seguir os protocolos indicados em relação ao nível de umidade da safrinha.

Diferentemente da safra, que conta com muita luminosidade, a safrinha possui uma menor concentração de luz, o que causa um retardamento no crescimento da planta.


Por isso, tem sido cada vez mais comum o uso das sementes híbridas, que têm auxiliado a melhor produtividade da safrinha. O fim do ciclo dessas sementes varia conforme o tipo de semente utilizada. As classificações das sementes no mercado são: 

  • Superprecoces: atingem a maturação final de 105 a 125 dias.
  • Precoces: levam de 115 a 130 dias para finalizar o ciclo até a maturação final.
  • Comuns: terminam o ciclo geralmente entre 125 a 140 dias.

Tipos de sementes

No mercado, hoje, há uma variedade de sementes com grandes diferenças entre si, como as híbridas, transgênicas, orgânicas e crioulas. Explicaremos cada uma dessas variedades a seguir.

Sementes híbridas 

As sementes são resultantes de duas plantas da mesma espécie, e seu objetivo é criar uma planta de qualidade superior.

Sementes transgênicas 

São sementes modificadas em laboratório, cujo objetivo é incorporar características de outros seres vivos. Esses podem ser vírus, bactérias animais ou outras plantas. Na natureza, esse tipo de processo não ocorre porque duas espécies diferentes não se cruzam.

O processo de transferência de genes de uma espécie para outra tem como objetivo criar plantas mais resistentes a pragas e herbicidas. Outro ponto é a redução do custo, tendo em vista que a utilização de defensivos agrícolas é menor.

Sementes orgânicas 

Essas sementes não recebem nenhuma interferência e são selecionadas de forma natural. O objetivo é ter o mínimo de intervenção humana na semente.

Sementes crioulas

São sementes comuns, utilizadas na agricultura familiar, oriunda do passado, com grandes variações e com papel muito importante no cultivo sustentável.

Qual é a diferença entre milho e milho safrinha?

Neste tópico, tiramos uma dúvida que muitos agricultores têm sobre a plantação de milho safrinha. Muitos questionam a diferença entre a safra do milho e o milho safrinha. Para saber mais, leia abaixo:

Não existe diferença no milho em si; a diferença está na época de plantio do milho safrinha, em que temperaturas e luminosidade entre as safras são diferentes, o que afeta o ciclo de maturação da planta.

Isso faz com que haja um retardo no ciclo do milho safrinha até a colheita, em comparação com a safra comum.

Milho safrinha: produtividade

Existem vários fatores que influenciam a produção do milho safrinha; destacamos alguns  que podem potencializar a produtividade da sua lavoura:

Meta de produtividade

Através dela é definida a forma de manejo para, então, conduzir a cultura com objetivo de produzir a meta definida inicialmente.

Variedade 

Define-se a variedade que vai se adaptar ao tipo de manejo que foi escolhida na meta de produtividade

Manejo de adubação

Não é o excesso de adubação que vai fazer seu milho crescer. O que faz o milho crescer e se desenvolver é o conjunto desses fatores bem definidos.

É preciso saber identificar os estágios do milho para fazer a adubação no momento certo; as fases de quarta, sexta e oitava folhas são as mais importantes. Na quarta folha, existe a diferenciação floral; já na oitava folha, é época da expansão foliar.

Na agricultura familiar, a adubação pode ser feita inicialmente na quarta folha e depois uma segunda vez na sétima/oitava folha. O grande produtor precisa fazer a adubação de cobertura, para ter um melhor aproveitamento.

Milho safrinha: silagem

O milho safrinha também tem um grande papel na produção da silagem, pois tem uma produção elevada de matéria seca, importante na ração de vacas e no gado de corte.

São destinadas cerca de 980.000 toneladas de hectares na safra tradicional para silagem e 450.000 de toneladas de hectares na safrinha.

A grande maioria da safrinha no Sul se dá pela necessidade de suprir a silagem da maior bacia leiteira do estado de Goiás, Mato Grosso do Sul e parte do Paraná.

Quando começa a safrinha do milho 2022?

A semeadura do milho safrinha 2022 teve início em janeiro. Em março, grande parte das regiões já tinham executado a semeadura. No início do ano, a cotação do milho estava em alta; em algumas regiões brasileiras, a saca de 60 kg estava sendo cotada a R$ 100.

Já em março, os valores oscilaram devido à seca. O milho safrinha do Rio Grande do Sul foi o mais afetado pela seca e interferiu na oferta do grão na comercialização, diminuindo um pouco o valor da saca do milho safrinha, de modo que o preço caiu para R$ 85 a saca.

Devido ao confronto entre Rússia e Ucrânia, os preços de insumos se elevaram, principalmente os dos fertilizantes nitrogenados, que são utilizados na adubação de cobertura de grandes produções.

Pesquisas identificaram que o milho safrinha não tem grandes respostas à adubação em solos corrigidos, exceto ao nitrogênio.

A colheita do milho safrinha ocorreu em meados de julho e na primeira quinzena de agosto de 2022.

Quanto se produz de milho safrinha?

Segundo previsão realizada pela Conab, a produção do milho safrinha teria um crescimento de 44% em sua produção, se comparada à anterior.

Esse cultivo caiu no gosto dos brasileiros, e hoje já totaliza a metade da área total da produção tradicional de milho no verão. Neste ano, ocorreu a maior colheita de milho safrinha no país, alcançando uma produção maior que 87 milhões de toneladas.

Esses dados são muito significativos para o novo recorde brasileiro na produção de grãos mundial, e a expectativa é chegar a 312 milhões de toneladas na safra 2022/2023.

TerraMagna: o crédito que você precisa na medida certa

Neste texto, exploramos a importância do milho safrinha para o nosso país e o que ela representa para o mundo.

O produtor rural tem uma série de opções no mercado quando estamos falando sobre plantação, sementes e adubação.

Nós, da TerraMagna, oferecemos as melhores opções de crédito para quem é distribuidor de insumos, garantindo a possibilidade de aumentar seu estoque e, consequentemente, as suas vendas nas fazendas da sua região.

Nascemos com o objetivo de acabar com a dor dos distribuidores e suprir as necessidades dos produtores rurais de não conseguir crédito. Sem burocracia, podendo ser requerido diretamente da lavoura.
Queremos levar o agronegócio para outro nível neste ano de 2022. Não perca tempo!

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides